Eduardo Bolsonaro diz que pode disputar Presidência em 2026 com ‘campanha virtual’ dos EUA
Deputado criticou outros nomes da direita que se movimentam para substituir o pai e afirmou não ser hora de discutir o pleito
Reprodução / TV Câmara
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, nesta sexta-feira (29), que gostaria de se lançar candidato à Presidente em 2026 caso seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não possa ser candidato. Atualmente nos Estados Unidos, Eduardo afirmou ainda que poderá ser o primeiro candidato ao cargo de presidente do Brasil a fazer “campanha virtual”.
“Qualquer pessoa que esteja apta, com seus direitos políticos, consegue concorrer. Como você iria fazer a campanha, são outros quinhentos. Talvez, a primeira campanha virtual da história do País. Mas acredito que até lá teremos aprovado uma anistia para corrigir essa injustiça”, disse em entrevista ao Metrópoles.
Eduardo Bolsonaro critica outros nomes da direita
Eduardo criticou outros nomes da direita que se movimentam para substituir o pai e afirmou que “não é a hora” de discutir o pleito do próximo ano. Para ele, a avaliação sobre o assunto deve ocorrer apenas em 2026, mesmo com comentários sobre o tema.
O deputado também analisou a possibilidade de deixar o PL caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), migre para o partido para disputar a Presidência. “De fato, é algo que a gente pensa”, declarou, acrescentando que outros membros da família poderiam se somar a ele na saída. Eduardo avaliou que, se Tarcísio for eleito, ficaria “difícil” ter participação em seu governo.
Na segunda-feira (25), o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), citou Tarcísio como possível candidato da sigla à Presidência. No mesmo dia, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou que, caso concorra, o governador deveria ir para o PL. Dois dias depois, na quarta-feira (27), Valdemar mudou o discurso: “Nosso candidato a presidente da República é Jair Bolsonaro ou quem ele, e só ele, escolher”.
Eduardo pede mais espaço no partido
Eduardo afirmou que, se o pai não puder concorrer, ele deseja ser candidato. “Se o meu pai não puder se candidatar, eu gostaria de sair candidato. Se Tarcísio vier para o PL, não terei espaço. Estou no meu terceiro mandato, sei como a banda toca”, disse. O deputado já havia tratado da possibilidade de concorrer, mas sempre condicionado à autorização do pai, a quem afirmou que se “sacrificaria” para atender.
Sobre a inelegibilidade do ex-presidente, Eduardo disse que a situação poderá ser revertida se houver aprovação de anistia aos crimes cometidos em 8 de janeiro.
“Se Bolsonaro puder sair candidato, ele será o candidato. Todo mundo fala isso. Até mesmo os governadores democráticos durante evento da XP, o próprio (Ronaldo) Caiado, o Ratinho, e o Tarcísio, todos reconhecem que Bolsonaro é o maior líder político do Brasil. Então, se houver anistia, ele pode, sim, tentar reverter a inelegibilidade dele e sair candidato”, afirmou.
Eduardo Bolsonaro participa de comissão da Câmara
O deputado voltou a exercer atividades na Câmara por videochamada, mesmo não sendo membro da subcomissão em que participou na quarta-feira (27) e sem convite formal. Eduardo demonstrou interesse em exercer seu mandato diretamente dos Estados Unidos e disse acreditar que a tecnologia permite a participação remota.
Ele também afirmou ter esperança de que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), autorize atividades parlamentares a distância. Motta, entretanto, já havia rechaçado a ideia no início deste mês, recusando o chamado “mandato à distância”. Desde março, Eduardo não registra presença em sessões deliberativas.
Para garantir a continuidade de seu trabalho, Eduardo defende pressionar Motta a autorizar o mandato remoto.
“Eu acho que o ideal é a gente pressionar o Hugo Motta para que seja dada uma solução. A solução tecnológica já existe. Eu consigo perfeitamente exercer o meu mandato, consigo fazer participação nas comissões”, afirmou.
Ele também defendeu a manutenção do pagamento de salários de assessores e a estrutura de seu gabinete na Câmara, mesmo residindo fora do país. A expectativa, segundo o deputado, é de que a tecnologia permita participação integral em atividades legislativas, sem a necessidade de deslocamento físico.
Mais Lidas
Política
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
Mudanças na prova da CNH avançam no país e Bahia ajusta exame prático após resolução do Contran
Detran-BA altera formato da avaliação, aguarda liberação de carros automáticos e segue diretrizes nacionais para habilitação
Desemprego atinge 5,1% em dezembro e mercado de trabalho tem melhor resultado desde 2012
Dados do IBGE apontam recordes de ocupação, avanço do emprego formal e crescimento da renda média dos trabalhadores
Jerônimo Rodrigues lança Carnaval do interior em Juazeiro com foco em segurança e cultura
Governador anuncia investimento de R$ 17 milhões no programa Ouro Negro e reforço de 13 mil profissionais de segurança em 111 cidades
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal