Defesa de Bolsonaro apresenta embargos ao STF e alega cerceamento de defesa em processo da trama golpista
Recurso busca ‘sanar as ambiguidades, omissões, contradições e obscuridades’ da decisão que o condenou a 27 anos e três meses de prisão
Antonio Augusto/STF
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta segunda-feira (27), embargos de declaração para “sanar as ambiguidades, omissões, contradições e obscuridades” da decisão que o condenou por tentativa de golpe de Estado. As informações são da Agência Brasil.
Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e três meses de prisão em regime inicial fechado, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, atentado contra o Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada — da qual foi apontado como líder —, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado. Ele é um dos réus do chamado Núcleo 1 da investigação sobre a tentativa de ruptura institucional.
Defesa de Bolsonaro contesta dosimetria e aponta falta de proporcionalidade
Os advogados do ex-presidente pediram a revisão da dosimetria da pena, alegando ausência de individualização e violação ao princípio da proporcionalidade. Segundo a defesa, o acórdão não apresenta as circunstâncias que justificariam o aumento da pena.
“Não se sabe, portanto, o que significou cada uma das circunstâncias consideradas, pelo Ministro Relator, como ‘amplamente desfavoráveis’. É indiscutível que a partir da existência de circunstâncias valoradas negativamente chegou-se, sem qualquer cálculo, sem qualquer demonstração, ao elevado aumento da sanção”, diz a peça da defesa.
Cerceamento de defesa e acesso restrito a provas
Nos embargos de declaração, os advogados de Bolsonaro afirmam que houve cerceamento de defesa durante o processo. De acordo com o texto, a equipe jurídica não teve tempo suficiente nem acesso integral às provas produzidas na investigação.
Segundo a defesa, foram disponibilizados 70 terabytes de dados, o que teria inviabilizado o exame completo do material antes do fim da instrução. O documento ainda sustenta que pedidos de adiamento das audiências foram negados.
“A defesa não pôde sequer acessar a integralidade da prova antes do encerramento da instrução; não teve tempo mínimo para conhecer essa prova. E não pôde analisar a cadeia de custódia da prova. Afinal, os documentos foram entregues quando terminava a instrução e, apesar dos recursos da defesa, o processo continuou”.
Defesa de Braga Netto aponta parcialidade de Moraes em condenação
A defesa do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e vice na chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apresentou, nesta segunda-feira (27), embargos de declaração contra a condenação imposta pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) na ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado.
Os embargos de declaração são um recurso jurídico utilizado para esclarecer eventuais contradições, omissões ou obscuridades no acórdão de um julgamento. Esse tipo de recurso, porém, não tem potencial para reverter a condenação. O prazo para a interposição começou em 23 de outubro, um dia após a publicação da decisão no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), que apresentou os votos e fundamentos dos ministros que formaram maioria pela condenação.
Defesa de Braga Netto alega parcialidade e falta de acesso a provas
No documento, os advogados de Braga Netto afirmam que houve parcialidade do relator Alexandre de Moraes e sustentam que a decisão se baseou em uma delação “coagida e sem credibilidade”. O texto também aponta cerceamento de defesa, relatando que o acesso a 80 terabytes de provas ocorreu apenas dois dias antes da audiência de instrução, o que, segundo a defesa, inviabilizou a análise adequada do material e violou o princípio da ampla defesa.
Além disso, o recurso cita falhas na condução do processo, como a ausência de gravação da acareação entre Braga Netto e Mauro Cid, a proibição de participação nos interrogatórios de outros núcleos da investigação e um suposto erro material na soma das penas, que, de acordo com os advogados, deveria resultar em 25 anos e 6 meses de prisão.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]