PGR recomenda que André Mendonça arquive investigação contra Bolsonaro e Braga Netto sobre atos de 7 de Setembro
Investigação apura se houve uso eleitoral de símbolos institucionais e recursos públicos durante os atos
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR) recomendou, na última quinta-feira (2), em parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), o arquivamento do inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A investigação apura se houve uso eleitoral de símbolos institucionais e recursos públicos durante os atos do Bicentenário da Independência, em 2022, em Brasília e no Rio de Janeiro.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que a conduta atribuída a Bolsonaro e ao então candidato a vice, general Walter Braga Netto, já foi analisada em ação penal que resultou na condenação de ambos por tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, não há elementos novos que justifiquem a continuidade da apuração.
“Os ilícitos retratados nesta petição encontram-se englobados nos crimes já denunciados. Não há, nos autos, elementos novos capazes de ampliar o enquadramento típico formulado na PET 12 100/DF”, escreveu Gonet.
Inelegibilidade e condenações anteriores
O episódio também levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a declarar a inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto por oito anos, em outubro de 2023. O ex-presidente já havia sido declarado inelegível em junho de 2023, em julgamento de ação que analisou a reunião com embaixadores na qual ele questionou o sistema eleitoral e divulgou informações falsas sobre as urnas eletrônicas.
O feriado da Independência de 2021 também foi marcado pelo discurso de caráter golpista do ex-presidente. Na ocasião, diante de milhares de apoiadores em Brasília e São Paulo, Bolsonaro fez ameaças contra o STF, incentivou a desobediência a decisões judiciais e afirmou que só deixaria a Presidência “morto”.
No TSE, as ações acusaram Bolsonaro de transformar a celebração do Bicentenário em ato de campanha, utilizando recursos e estrutura oficiais, como palanque e transmissão pela TV Brasil. As festividades foram classificadas nos autos como “grandioso evento, na data comemorativa mais importante do País, transformado em comício com recursos públicos”.
Após o julgamento, o relator do caso no TSE, ministro Benedito Gonçalves, encaminhou o processo à Procuradoria-Geral Eleitoral para avaliação sobre medidas criminais. A Polícia Federal abriu inquérito em novembro de 2024, e a 1ª Promotoria de Justiça Eleitoral do Distrito Federal defendeu, em março de 2025, que o processo fosse remetido ao STF.
Foro privilegiado e andamento no STF
A decisão se baseou na nova interpretação do Supremo sobre foro privilegiado, que mantém a competência da Corte mesmo após a saída do cargo, desde que os fatos investigados tenham ocorrido durante o exercício da função. Em abril, o juiz eleitoral Jayder Ramos de Araújo acolheu o pedido do Ministério Público e enviou o caso ao STF.
Distribuído por sorteio ao ministro André Mendonça em maio, o inquérito depende agora da análise final do magistrado. Caso ele siga a recomendação da PGR, a investigação será arquivada definitivamente.
Eduardo Bolsonaro pressiona Congresso e pede anistia total
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a se posicionar contra o projeto de Lei da anistia e usou como argumento uma carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em publicação feita na última segunda-feira (29) nas redes sociais, o parlamentar afirmou que a proposta em discussão no Congresso, que trata da dosimetria de penas para os condenados pelos atos de 8 de janeiro, não seria suficiente para encerrar o que chamou de “perseguição política”.
Atualmente morando nos Estados Unidos desde fevereiro de 2025, Eduardo Bolsonaro aproveitou a repercussão internacional da carta de Trump, enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para criticar a Justiça brasileira e reforçar a defesa da anistia ampla.
O documento, datado de 9 de julho de 2025, foi divulgado pelo presidente americano e dirigido a Lula. Na carta, Trump elogia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chamando-o de um líder “altamente respeitado” e condena as acusações que resultaram na condenação do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).
Trump classificou o julgamento como uma “caça às bruxas” e afirmou que a situação representa uma “vergonha internacional”. Além disso, o republicano pediu a suspensão imediata do processo judicial contra Bolsonaro, que foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma organização criminosa e tentar abolir o Estado Democrático de Direito após o resultado das eleições de 2022.
Mais Lidas
Metade dos brasileiros ainda não entende o que é a COP-30, mostra pesquisa
Política
Senado aprova recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR por dois anos
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Últimas Notícias
Senado aprova recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR por dois anos
Governo Lula propõe mudanças no PL Antifacção e pede mais tempo para debate no Congresso
Ministra Gleisi Hoffmann e José Guimarães apresentaram ajustes técnicos e questionaram dispositivos sobre bens e recursos da Polícia Federal
Sandro Filho reage à expulsão do MBL e diz ser vítima de ‘sistema político’ do Nordeste
Parlamentar diz que comprovou inocência e aponta articulação política por trás de sua saída do movimento liberal
TCE-BA condena ex-prefeito de Jeremoabo a devolver R$ 1,6 milhão por irregularidades em obra de pavimentação
Análise do TCE-BA identificou execução apenas parcial da obra e falhas técnicas que comprometem a qualidade da intervenção
Setor de serviços da Bahia cresce 3,3% em setembro e tem quinto melhor resultado do país, segundo IBGE
Resultado foi impulsionado por transportes e comunicação, mas ainda acumula retração no ano
CCJ do Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR; nome deve ser votado no plenário nesta quarta
Recondução segue para votação em plenário, onde precisará de ao menos 41 votos favoráveis para ser confirmada
Bahia tem desafio decisivo contra Z-4 na reta final do Brasileirão: aproveitamento é de apenas 33%
Tricolor encara três times ameaçados de rebaixamento nas últimas rodadas em busca da vaga direta na Libertadores 2026
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Decisão foi tomada a pedido do próprio Florence, com o objetivo de registrar e viabilizar emendas parlamentares destinadas a municípios baianos
Salvador entra em nível de atenção por risco de deslizamentos após chuvas intensas
Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 mm de precipitação, valor acima da média histórica de novembro
Discussão entre Toffoli e Mendonça esquenta sessão no STF e reacende debate sobre atuação de servidores públicos
Durante julgamento na Segunda Turma, ministros discutiram aplicação do Tema 940, que trata da responsabilidade civil do Estado
Matheus Cunha valoriza amadurecimento e destaca força tática da seleção antes de amistosos
Atacante do Manchester United vê confronto com Senegal e Tunísia como chance de mostrar evolução e reforçar identidade sob comando de Ancelotti