Prefeitura autoriza início de construção de Cras modelo em Brotas e entrega contenção de encosta
Nova unidade vai atender até 5 mil famílias, enquanto obra emergencial protege viaduto após deslizamento

O prefeito Bruno Reis (União Brasil), autorizou, nesta quarta-feira (14), o início da construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) modelo em Brotas e entregou uma obra de contenção de encosta. As duas ações fazem parte de um conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento da assistência social e da infraestrutura urbana da capital baiana.
O Cras será instalado na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), ao lado da sede da Defesa Civil, com capacidade para atender até 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade. O investimento é de R$3,2 milhões. Na ocasião, Bruno Reis entregou a contenção da encosta próxima ao viaduto entre o Vale do Ogunjá e a Avenida Dom João VI. A obra emergencial foi iniciada após um deslizamento provocado por fortes chuvas durante o domingo de Carnaval e concluída em tempo recorde.
“Sabemos a importância de um equipamento como esse para a cidade. O meu compromisso é, até o final do nosso mandato, entregar 28 Cras, sete Creas e cinco Centros Pop, todos eles em alto padrão”, disse Bruno.
Equipamento homenageia Divaldo Franco e amplia rede social
A nova unidade de assistência social será batizada com o nome de Divaldo Franco, referência nacional no movimento espírita e reconhecido por sua trajetória voltada à caridade e à promoção da dignidade humana. O líder espiritual faleceu na noite desta terça-feira (13), e foi homenageado pela gestão municipal como símbolo de solidariedade.
O Cras modelo contará com recepção, sala de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), salas de atendimento, sala multiuso, brinquedoteca, copa, almoxarifado, banheiros adaptados e outros espaços planejados para oferecer atendimento humanizado e acessível. O prédio será climatizado, terá plataformas elevatórias e identidade visual padronizada.
Bruno Reis destacou que esses centros são a porta de entrada para programas sociais da Prefeitura, oferecendo apoio psicossocial, acesso a benefícios e acompanhamento familiar. Atualmente, Brotas já conta com uma unidade do Cras em funcionamento, instalada desde 2021 em um imóvel alugado na Rua Barros Falcão. A nova sede será instalada em um terreno próprio do município, substituindo a estrutura temporária.
A unidade atenderá moradores dos bairros Cosme de Farias, Brotas, Bonocô, Ogunjá, Luís Anselmo, Matatu, Boa Vista de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Saramandaia, Vila Laura, Polêmica, Baixa do Cacau, Santa Rita, Pernambués e Campinas de Brotas. O secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, explicou que este é o terceiro Cras modelo lançado pela Prefeitura.
“Estamos requalificando nossas unidades, tirando de lugares alugados que estão sem condições adequadas e substituindo por outras mais modernas que ofereçam todas as condições dignas para o atendimento. Este é o terceiro Cras modelo, e chegaremos a quase dez equipamentos como esse até o final deste ano”, disse.
Obra emergencial garante segurança viária em Brotas
Além da ampliação da rede social, a Prefeitura também atuou de forma emergencial em uma área de risco da cidade. Após um deslizamento de terra ocorrido durante as chuvas no Carnaval, uma encosta no viaduto entre o Vale do Ogunjá e a Avenida Dom João VI passou por intervenção imediata.
A obra teve custo de R$1,5 milhão e foi finalizada em tempo recorde. Ao todo, a área de 200 metros quadrados recebeu drenagem, cortina atirantada, alvenaria de pedra, grama e recuperação do passeio. A ação visou garantir a estabilidade do solo e a segurança de veículos e pedestres.
“No domingo de Carnaval, uma chuva provocou deslizamento na parte dessa encosta, trazendo risco inclusive para o viaduto. E aí, mostramos nossa capacidade de resposta, não iniciando, mas já entregando uma estrutura como essa”, afirmou Bruno Reis.
O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, lembrou que Salvador já contabiliza 553 encostas estabilizadas sob a atual gestão.
“Nesse caso daqui, é uma obra de contenção que vai proteger esse viaduto e consequentemente os transeuntes, os carros, trazendo segurança para o trânsito local”, disse.
Mais Lidas
Cidades
Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Tragédia em SC: queda de balão deixa 8 mortos no sul do país
Últimas Notícias

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos

Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe
Ex-assessor de Jair Bolsonaro é réu na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022

Projeto de Arthur Lira eleva faixa de isenção do IRPF e pode beneficiar milhões de brasileiros
Nova proposta aprovada na Câmara representa passo importante para correção da tabela e redução de desigualdades