Debates sobre pacote de corte de gastos atrasam por serem medidas estruturais, diz Lula
Presidente e lideranças analisam alternativas que incluam contribuições do ‘andar de cima’ e preservem a base popular
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o processo para desenvolvimento e anúncio do pacote de corte de gastos vem se prolongando devido ao fato de serem medidas estruturais. Segundo representantes da presidência e de ministérios, os debates sobre o projeto já duram 20 horas, com a presença de ministros, secretários, economistas, dirigentes partidários e até sindicalistas.
Lideranças do PT vêm manifestando preocupação sobre o pacote de corte de gastos, admitindo ainda que o cenário para a economia é binário, com um forte impacto no dólar, juros e crescimento econômico, em caso de frustração com o pacote.
Ainda segundo os petistas, é necessário que haja uma saída honrosa para o partido, com medidas que atinjam também o ‘andar de cima’, facilitando a comunicação das medidas, para que não recaiam apenas sobre os mais pobres, de onde vem o leitorado do PT.
Informações do Ministério da Fazenda apontam que o anuncio do pacote pode demorar por mais um tempo, visto que dependerá de conversas com Lula, com o ministro Fernando Haddad, além dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira.
Segundo interlocutores, se as medidas envolvessem bloqueios e contingenciamentos, o anúncio já teria sido feito. Mas como são ações estruturais, que envolvem muitos anos de governo à frente, Lula sente a obrigação de ouvir todos os lados para tomar a melhor decisão.
O alinhamento entre Fazenda e Casa Civil, sob comando de Rui Costa, já foi tornado público por Haddad, depois de quase dois anos de desentendimentos entre os chefes das duas pastas.
O que está em discussão
A manutenção do seguro-desemprego em alta, mesmo com um mercado de trabalho aquecido, preocupa integrantes do PT, assim como o fato de aposentados do INSS e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) receberem o mesmo valor do salário mínimo, sem que todos contribuam para a Previdência.
Para enfrentar esse desafio, o secretário Sérgio Firpo propôs condicionar o pagamento do BPC ao mínimo apenas para quem realizar algum tipo de contribuição. A proposta é bem vista no partido, pois busca fortalecer a arrecadação sem reduzir diretamente os gastos.
Na comunicação, a prioridade será demonstrar que o governo não está cortando benefícios sociais, mas desacelerando o crescimento dos gastos. Nesse contexto, estabelecer um teto de 2,5% para o reajuste do salário mínimo é uma estratégia considerada viável, pois permite que o partido sustente a valorização contínua do trabalhador de forma sustentável.
A medida poderá facilitar o diálogo com a base petista e com a sociedade, justificando a importância da responsabilidade fiscal sem abrir mão do compromisso social.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Últimas Notícias
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação