Cúpula do G20 no Rio de Janeiro reforça segurança e concentra eventos no MAM
Eventos foram organizados para minimizar deslocamentos e evitar protestos durante a cúpula

O Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro foi escolhido como sede para todos os eventos da cúpula do G20, que acontece nesta segunda (18) e terça-feira (19). O espaço foi selecionado estrategicamente para concentrar reuniões, almoços e recepções, minimizando deslocamentos pela cidade e facilitando a segurança. A decisão reforça os cuidados com a proteção dos chefes de Estado e de governo presentes no evento.
A programação inicial já previa essa organização antes mesmo do recente atentado à bomba na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que ocorreu na semana passada. O episódio aumentou os níveis de segurança tanto das autoridades locais quanto das comitivas internacionais, que começaram a desembarcar no Brasil durante o fim de semana.
Além da segurança, a concentração das atividades no MAM também tem o objetivo de evitar manifestações de grande porte, comuns em eventos desse tipo. Um exemplo ocorreu em Hamburgo, na Alemanha, em 2017, quando cerca de 100 mil manifestantes foram às ruas durante a cúpula do G20, resultando em centenas de feridos e detenções. Até o momento, os protestos relacionados ao evento no Rio têm sido pontuais.
Os encontros da cúpula começam com três sessões plenárias, programadas para segunda e terça-feira. Os debates abordarão as prioridades do G20 Brasil: inclusão social e combate à fome, reforma da governança global e desenvolvimento sustentável com transições energéticas.
Detalhes da programação
Os líderes chegam ao MAM entre 8h30 e 10h desta segunda-feira, onde serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela primeira-dama Janja. A primeira sessão, com início às 10h, terá como tema central a inclusão social e o combate à fome e à pobreza, incluindo o lançamento de uma aliança global contra a fome, um dos principais legados da presidência brasileira no G20.
O debate segue até às 13h, com um almoço previsto durante a sessão. Às 14h15, começa a segunda sessão, que discutirá a reforma da governança global, incluindo mudanças na ONU, no Banco Mundial, no FMI e na OMC. O dia será encerrado com uma recepção oferecida por Lula e Janja, também no MAM.
Na terça-feira, a última sessão, entre 10h e 12h30, tratará de desenvolvimento sustentável e transições energéticas. A presidência rotativa do G20 será transferida oficialmente para a África do Sul durante a cerimônia de encerramento, prevista para 12h30. Após o almoço, os líderes começam a deixar o Rio de Janeiro.
Redação
Mais Lidas
Política
ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Últimas Notícias

Morre papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano, aos 88 anos

STF reage à revista britânica e defende Alexandre de Moraes: ‘não há crise de confiança’
Revista britânica apontou ministro como detentor de 'poderes excessivos' e mencionou uma suposta 'crise de confiança' na Corte

Baiano desaparecido há três anos é encontrado na Costa Rica e retorna ao Brasil
Jovem diagnosticado com esquizofrenia, foi localizado a mais de 5 mil quilômetros de sua casa, em Salvador, e deportação foi realizada na última semana

Classificação do GP da Arábia tem batida de Norris, pole apertada de Verstappen e drama para brasileiros
Vitória do piloto holandês da RBR na classificação foi marcada por resultado apertado e pela presença de alguns incidentes na pista

Morre Cristina Buarque aos 74 anos: sambista deixa legado como referência do gênero
Trabalho da artista foi essencial para preservação e divulgação de obras pouco conhecidas

Último dia de inscrições: 21k Salvador reúne 5 mil atletas e estreia no próximo sábado
Entre os nomes confirmados está o queniano Edward Wambua, que compõe o pelotão de elite ao lado de corredores de várias partes do Brasil

Pastor Isidório repercute nas redes após reclamar com esposa sobre abstinência sexual: ‘homem não é frangalho’
Esposa do parlamentar está em tratamento oncológico e passou por uma cirurgia recentemente

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa
Brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial, com um desempenho dominante: 4 sets a 1

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Encontro teve como pauta central as articulações para o pleito e reuniu diversos prefeitos da região

BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário
João Pedro, Renata e Vitória Strada disputam as duas vagas restantes na grande final do reality show

Bolsonaro completa sete dias de internação, tem boa evolução clínica e ainda não tem previsão de alta
Cirurgia teve como objetivo tratar bloqueio intestinal causado por aderências