Número de bares e restaurantes no prejuízo cai para o menor nível desde dezembro de 2024, aponta Abrasel
Levantamento mostra que 41% das empresas do setor de alimentação fora do lar tiveram lucro em maio; 18% operaram no vermelho

A Pesquisa Nacional de Conjuntura Econômica, realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), revelou que 18% das empresas do setor operaram com prejuízo em maio de 2025, o menor índice desde dezembro de 2024. O estudo mostra ainda que 41% dos estabelecimentos registraram lucro no período, enquanto 39% permaneceram em estabilidade.
Endividamento permanece como obstáculo
Apesar da melhora no desempenho, 37% das empresas relataram estar com pagamentos em atraso, incluindo impostos, aluguéis e empréstimos bancários. Dentre esses débitos, os principais são com impostos federais (73%), estaduais (52%) e empréstimos bancários (37%).
Inflação compromete reajuste de cardápios
A pesquisa aponta também que 35% dos empresários não conseguiram ajustar os preços dos cardápios nos últimos 12 meses. Outros 25% realizaram reajustes abaixo da inflação, 35% fizeram correções proporcionais e apenas 5% aumentaram os valores acima da inflação acumulada no período.
Segundo o IPCA, a inflação da alimentação fora do domicílio acumulou 7,70% em 12 meses. No entanto, produtos como café moído (82,24%), carne (23,48%) e frango (10,51%) tiveram alta mais acentuada, pressionando os custos dos estabelecimentos.
Data comemorativa influencia resultado positivo
De acordo com o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o bom desempenho em maio reflete, em parte, o impacto das vendas no Dia das Mães. “Ver o menor percentual de empresas operando em prejuízo desde dezembro é muito animador. Esse dado mostra que o setor começa a respirar um pouco melhor, e parte disso se deve ao impacto positivo do Dia das Mães, que é uma das datas mais lucrativas para bares e restaurantes. Isso ajudou a impulsionar o faturamento”, afirmou.
No entanto, Solmucci alerta para os riscos persistentes: “A situação financeira das empresas no mês de maio é um indicativo de recuperação, mas é preciso cautela. A maioria dos empresários ainda enfrenta dificuldades para repassar os aumentos de custos ao consumidor, o que gera um desequilíbrio nas contas”.
O presidente também pontuou que itens essenciais como café, carnes e proteínas em geral tiveram “aumentos muito acima da inflação no setor”. “E isso impacta diretamente a margem de lucro dos estabelecimentos. Mesmo com mais empresas no azul, a inflação segue como um desafio que pressiona o setor e exige uma gestão cada vez mais cuidadosa dos negócios”, finalizou.
Férias de julho devem impulsionar faturamento em destinos turísticos
Com o início das férias escolares, bares e restaurantes em cidades turísticas se preparam para um aumento no fluxo de clientes. Segundo a Abrasel, o movimento deve crescer entre 10% e 30% em relação a julho de 2024, impulsionado pelo turismo interno e estratégias voltadas ao público familiar.
Expectativas regionais
No Rio de Janeiro e na região de Hortênsias (RS), espera-se crescimento de 30%. Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina preveem alta de 20%, enquanto Pernambuco projeta aumento de 10% no movimento.
Adaptações no cardápio e nas estratégias de atendimento
Conforme a Abrasel, restaurantes estão investindo em menus infantis, pratos sazonais e experiências voltadas ao público familiar. Entre os destaques estão fondues, caldos e sobremesas quentes, além de harmonizações com bebidas locais e valorização de ingredientes regionais.
Mais Lidas
Preços das Loterias Caixa aumentam nesta quarta; confira novos valores
Negócios
Preços das Loterias Caixa aumentam nesta quarta; confira novos valores
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro