Conselho de Ética da Câmara aprova relatório para abrir investigação contra Glauber Braga
Deputado do PSOL terá dez dias úteis para apresentar sua defesa, depois de empurrar e expulsar do Congresso homem que lhe redigiu ofensas

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou relatório que dá início à investigação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), com dez a dois na votação final. O parlamentar empurrou e expulsou da Câmara um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), após o homem soltar insultos à sua mãe.
Antes disso, depois de saber da aprovação das investigações, Glauber acusou o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), por suspeitar de articulação para a cassação de seu mandato no Conselho de Ética.
Por outro lado, o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), que é relator do processo, negou a orientação de Lira e destacou ser inevitável admitir o processo de quebra de decoro, após as evidências presentes no caso.
“Como poderia eu livrar o deputado Glauber de vir aqui esclarecer e mostrar a negativa de tudo aquilo que está no meu relatório? Eu estaria dando oportunidade a que ele viesse aqui e mostrasse, não só a nós, mas a todo o Brasil, que ele estava sendo injustiçado”, argumentou.
Articulação
Nesse sentido, Glauber voltou a acusar Lira e Magalhães de atuarem na articulação da cassação de seu mandato.
“Vossa Excelência assume no microfone o compromisso de que não vai aparecer em nenhum vídeo, em nenhum áudio em que tenha conversa com o Arthur Lira e com seus interlocutores, pedindo que colocasse o relatório exatamente nesses termos?”, questionou.
Em resposta, o relator do processo disse que “Nem ele (Arthur Lira), nem ninguém me orienta sobre o que fazer. Agora, o meu voto é contra Vossa Excelência”, afirmou Magalhães.
Em contrapartida, o deputado Alexandre Leite (União-SP) frisou o sentimento de ofensa do Conselho de Ética, após as acusações contra Glauber Braga, e comunicou que irá efetuar o pedido de suspensão cautelar do mandato dele na Mesa Diretora.
Ainda assim, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) reforçou que somente duas representações do Conselho de Ética foram aceitas, sendo que houve a apresentação de 34. A primeira delas, contra o deputado Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco, e a segundo o caso contra Glauber.
Para Sâmia, isso aponta o valor desproporcional do conselho quando comparado com outros casos de quebra de decoro parlamentar. Além disso, ela ressaltou que a reação do psolista aconteceu pelo fato de a sua mãe, que foi ofendida pelo militante do MBL, estar doente na ocasião.
“O que fariam se estivessem com a sua mãe numa situação de muita dificuldade, poucos dias antes de ela falecer, sendo atacada, ofendida e humilhada no seu ambiente de trabalho?”, questionou.
Arthur Lira
Mesmo neste cenário, Arthur Lira repudio a atitude do deputado do PSOL. Inclusive, o presidente da Câmara não deixou de criticar Glauber Braga e comunicou, através de nota, que xingamentos, ofensas pessoas e agressões são comportamentos que não devem vir de um integrante da Câmara dos Deputados.
“Merecem pronta repulsa episódios como o ocorrido hoje, por parte de parlamentar que já responde a outro processo perante o Conselho de Ética, por ter agredido uma pessoa presente no interior da própria Câmara dos Deputados, casa dos representantes do povo”, destacou Lira.
Leia também:
MPT abre inquérito para investigar denúncias contra Silvio Almeida
Redação
Mais Lidas
Política
Haddad aponta estabilidade do Brasil diante de incertezas internacionais
Bolsonaro será submetido à cirurgia no intestino após chegar a Brasília
Últimas Notícias

Camaçari: STF derruba trava no orçamento e Caetano conquista segunda vitória na justiça
Decisão representa segunda vitória judicial do prefeito contra tentativa de vereadores limitar autonomia da gestão petista

Vinícius faz apelo à Bahia e ao Nordeste para escapar do paredão acirrado contra Renata
Quer ajudar o baiano ficar no BBB 25? Vote em Renata; resultado acontece neste domingo (13)

Restaurante Universitário da UFBA reabre na segunda após suspensão por falta de repasse
Segundo nota oficial da universidade, dificuldades orçamentárias têm origem na aprovação tardia da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025

Mianmar volta a ser sacudida por forte tremor enquanto país ainda lida com tragédia anterior
Abalo sísmico de 5,5 graus ocorre na mesma região atingida por terremoto devastador de março, com milhares de mortos

Ataque russo em cidade ucraniana no Domingo de Ramos deixa 32 mortos e gera revolta mundial
Bombardeio com mísseis balísticos atinge cidade de Sumy durante celebração religiosa e amplia tensão internacional

CFMV propõe novas regras para veterinários a domicílio e recebe sugestões até 7 de maio
Participação da sociedade visa garantir mais segurança e qualidade no cuidado de pets fora de clínicas

Mais de 90 mil pessoas vão viajar no feriado da Semana Santa; operação especial começa neste domingo
Rodoviária de Salvador terá 600 horários extras no feriadão; veja dias de maior movimento

Equador decide futuro em eleição tensa marcada por violência e crise sem precedentes
Segundo turno entre Daniel Noboa e Luisa González ocorre sob estado de exceção, com disputa apertada entre direita e esquerda

Papa Francisco reaparece no Domingo de Ramos e emociona fiéis após grave pneumonia
Recuperação do líder da Igreja Católica emociona fiéis e marca início da Semana Santa com esperança e fé na Praça de São Pedro

Aniversário de Dário Meira tem presente duplo: inauguração de escola e anúncios em saúde e infraestrutura
Governador entregou equipamentos, autorizou intervenções e reforçou ações do Novo PAC no município que completou 63 anos