Conselho de Ética da Câmara aprova relatório para abrir investigação contra Glauber Braga
Deputado do PSOL terá dez dias úteis para apresentar sua defesa, depois de empurrar e expulsar do Congresso homem que lhe redigiu ofensas
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou relatório que dá início à investigação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), com dez a dois na votação final. O parlamentar empurrou e expulsou da Câmara um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), após o homem soltar insultos à sua mãe.
Antes disso, depois de saber da aprovação das investigações, Glauber acusou o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), por suspeitar de articulação para a cassação de seu mandato no Conselho de Ética.
Por outro lado, o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), que é relator do processo, negou a orientação de Lira e destacou ser inevitável admitir o processo de quebra de decoro, após as evidências presentes no caso.
“Como poderia eu livrar o deputado Glauber de vir aqui esclarecer e mostrar a negativa de tudo aquilo que está no meu relatório? Eu estaria dando oportunidade a que ele viesse aqui e mostrasse, não só a nós, mas a todo o Brasil, que ele estava sendo injustiçado”, argumentou.
Articulação
Nesse sentido, Glauber voltou a acusar Lira e Magalhães de atuarem na articulação da cassação de seu mandato.
“Vossa Excelência assume no microfone o compromisso de que não vai aparecer em nenhum vídeo, em nenhum áudio em que tenha conversa com o Arthur Lira e com seus interlocutores, pedindo que colocasse o relatório exatamente nesses termos?”, questionou.
Em resposta, o relator do processo disse que “Nem ele (Arthur Lira), nem ninguém me orienta sobre o que fazer. Agora, o meu voto é contra Vossa Excelência”, afirmou Magalhães.
Em contrapartida, o deputado Alexandre Leite (União-SP) frisou o sentimento de ofensa do Conselho de Ética, após as acusações contra Glauber Braga, e comunicou que irá efetuar o pedido de suspensão cautelar do mandato dele na Mesa Diretora.
Ainda assim, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) reforçou que somente duas representações do Conselho de Ética foram aceitas, sendo que houve a apresentação de 34. A primeira delas, contra o deputado Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco, e a segundo o caso contra Glauber.
Para Sâmia, isso aponta o valor desproporcional do conselho quando comparado com outros casos de quebra de decoro parlamentar. Além disso, ela ressaltou que a reação do psolista aconteceu pelo fato de a sua mãe, que foi ofendida pelo militante do MBL, estar doente na ocasião.
“O que fariam se estivessem com a sua mãe numa situação de muita dificuldade, poucos dias antes de ela falecer, sendo atacada, ofendida e humilhada no seu ambiente de trabalho?”, questionou.
Arthur Lira
Mesmo neste cenário, Arthur Lira repudio a atitude do deputado do PSOL. Inclusive, o presidente da Câmara não deixou de criticar Glauber Braga e comunicou, através de nota, que xingamentos, ofensas pessoas e agressões são comportamentos que não devem vir de um integrante da Câmara dos Deputados.
“Merecem pronta repulsa episódios como o ocorrido hoje, por parte de parlamentar que já responde a outro processo perante o Conselho de Ética, por ter agredido uma pessoa presente no interior da própria Câmara dos Deputados, casa dos representantes do povo”, destacou Lira.
Leia também:
MPT abre inquérito para investigar denúncias contra Silvio Almeida
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades