Conselho de Ética da Câmara aprova relatório para abrir investigação contra Glauber Braga
Deputado do PSOL terá dez dias úteis para apresentar sua defesa, depois de empurrar e expulsar do Congresso homem que lhe redigiu ofensas
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou relatório que dá início à investigação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), com dez a dois na votação final. O parlamentar empurrou e expulsou da Câmara um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), após o homem soltar insultos à sua mãe.
Antes disso, depois de saber da aprovação das investigações, Glauber acusou o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), por suspeitar de articulação para a cassação de seu mandato no Conselho de Ética.
Por outro lado, o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), que é relator do processo, negou a orientação de Lira e destacou ser inevitável admitir o processo de quebra de decoro, após as evidências presentes no caso.
“Como poderia eu livrar o deputado Glauber de vir aqui esclarecer e mostrar a negativa de tudo aquilo que está no meu relatório? Eu estaria dando oportunidade a que ele viesse aqui e mostrasse, não só a nós, mas a todo o Brasil, que ele estava sendo injustiçado”, argumentou.
Articulação
Nesse sentido, Glauber voltou a acusar Lira e Magalhães de atuarem na articulação da cassação de seu mandato.
“Vossa Excelência assume no microfone o compromisso de que não vai aparecer em nenhum vídeo, em nenhum áudio em que tenha conversa com o Arthur Lira e com seus interlocutores, pedindo que colocasse o relatório exatamente nesses termos?”, questionou.
Em resposta, o relator do processo disse que “Nem ele (Arthur Lira), nem ninguém me orienta sobre o que fazer. Agora, o meu voto é contra Vossa Excelência”, afirmou Magalhães.
Em contrapartida, o deputado Alexandre Leite (União-SP) frisou o sentimento de ofensa do Conselho de Ética, após as acusações contra Glauber Braga, e comunicou que irá efetuar o pedido de suspensão cautelar do mandato dele na Mesa Diretora.
Ainda assim, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) reforçou que somente duas representações do Conselho de Ética foram aceitas, sendo que houve a apresentação de 34. A primeira delas, contra o deputado Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco, e a segundo o caso contra Glauber.
Para Sâmia, isso aponta o valor desproporcional do conselho quando comparado com outros casos de quebra de decoro parlamentar. Além disso, ela ressaltou que a reação do psolista aconteceu pelo fato de a sua mãe, que foi ofendida pelo militante do MBL, estar doente na ocasião.
“O que fariam se estivessem com a sua mãe numa situação de muita dificuldade, poucos dias antes de ela falecer, sendo atacada, ofendida e humilhada no seu ambiente de trabalho?”, questionou.
Arthur Lira
Mesmo neste cenário, Arthur Lira repudio a atitude do deputado do PSOL. Inclusive, o presidente da Câmara não deixou de criticar Glauber Braga e comunicou, através de nota, que xingamentos, ofensas pessoas e agressões são comportamentos que não devem vir de um integrante da Câmara dos Deputados.
“Merecem pronta repulsa episódios como o ocorrido hoje, por parte de parlamentar que já responde a outro processo perante o Conselho de Ética, por ter agredido uma pessoa presente no interior da própria Câmara dos Deputados, casa dos representantes do povo”, destacou Lira.
Leia também:
MPT abre inquérito para investigar denúncias contra Silvio Almeida
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Projeto na Câmara propõe alarme de movimento obrigatório em vans escolares
Últimas Notícias
COP29 aprova meta climática de US$ 300 bilhões até 2035
Decisão foi recebida com aplausos, mas enfrenta questionamentos de países em desenvolvimento e organizações ambientais
Indiciado pela PF, Braga Netto reafirma lealdade a Bolsonaro e nega envolvimento em tentativa de golpe
Segundo a PF, general Walter Braga Netto, era peça-chave no plano
Fortes chuvas causam nove ocorrências em Salvador, diz Codesal
Ocorrências incluem deslizamentos, árvores caídas e imóveis alagados em diferentes pontos da cidade
Futuro do Samba de São Lázaro será decidido em reunião com autoridades
Discussão ocorre após denúncias de moradores que levaram à redução do horário do evento
Divaldo Franco é diagnosticado com câncer de bexiga e é internado em Salvador
Médium está internado no Hospital São Rafael, com boa resposta ao tratamento
Vitória empata com Botafogo, aumenta chances de permanência na Série A e sonha com vaga na Sul-Americana
Próximo desafio do rubro-negro será contra o Fortaleza, no domingo (1º), às 18h30, no Barradão, em Salvador
Bolsonaro critica inquérito da PF e diz não acreditar em ‘historinha de golpe’
Ex-presidente também criticou a repercussão do caso e sugeriu que as ações se tratam de perseguição política
Ministro do STJ chama autismo de ‘problema’ e critica legislação sobre transtorno
Antônio Saldanha comentou sobre a abrangência do diagnóstico de TEA, indicando que 'qualquer um' poderia apresentar 'fator de autismo'
Governo federal processa 17 planos de saúde por cancelamento unilateral de contratos
Órgão aponta graves consequências como interrupção de tratamentos essenciais e judicialização
Escritora destaca ancestralidade do bairro da Mouraria em novo livro infantil
Antes do lançamento presencial no dia 30, será realizada uma live neste domingo (24), que funcionará como prévia do evento