Pular para o conteúdo
Início » Colina sagrada: Conflito entre cabos eleitorais marca subida dos candidatos ao Bonfim

Colina sagrada: Conflito entre cabos eleitorais marca subida dos candidatos ao Bonfim

Tensão na colina: Conflito entre apoiadores marca subida dos candidatos ao Bonfim
Geraldo Jr participou da missa das 7 horas, enquanto prefeito Bruno Reis acompanha celebração eucarística das 8h30

Pelo visto, a tradição dos candidatos a prefeito não é só subirem a colina sagrada e pedirem as bênçãos do Senhor do Bonfim no início das campanhas políticas em Salvador. A briga entre cabos eleitorais também virou uma praxe na capital baiana e, neste ano, começou cedo, desrespeitando a igreja.

Na manhã desta sexta-feira (16), na primeira agenda oficial dos candidatos a prefeito à Colina Sagrada, um conflito entre apoiadores de campanhas adversárias gerou grande tumulto. Pedro Barreto, um dos apoiadores voluntários do vice-governador Geraldo Jr (MDB), relata que estava conversando pacificamente com um amigo, apoiador da campanha contrária, quando foi surpreendido por provocações de dois cabos eleitorais do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil), que concorre a reeleição.

Segundo Pedro, os agressores afirmaram que “a campanha de Geraldo Jr não vai entrar nas comunidades porque a marginalidade expulsa”, alegando que estavam lá para “expulsar”. A situação se agravou quando, após as provocações verbais, um dos cabos eleitorais adversários desferiu um soco no rosto de Pedro. “Eu não aderi, não me amedrontei com as intimidações deles, estou em praça pública”, relatou o apoiador, que estava com as mãos para trás quando foi agredido.

O agressor chegou a tentar usar uma ferramenta de trabalho de um gari para atacar Pedro, mas foi impedido pelo próprio funcionário público. Apesar do ocorrido, Pedro ainda avalia se levará o caso à polícia ou se deixará para lá. “Agora a gente vê aí a truculência, que a gente não pode se manifestar pacificamente, pode mais nem conversar, que as pessoas querem agredir a gente no meio da rua”, desabafou.

Geraldo Jr, candidato apoiado por Pedro, havia participado da missa das 7h na Igreja do Bonfim, enquanto Bruno Reis chegou há pouco para a missa das 8h30. O tumulto foi registrado em vídeo e circula nas redes sociais, evidenciando o clima de tensão que já toma conta da campanha eleitoral em Salvador, mesmo no primeiro dia.

Leia também:

Na colina sagrada, Geraldo Jr reforça apoio de Lula e Jerônimo em sua candidatura a prefeito de Salvador
Justiça Eleitoral registra mais de 450 mil candidaturas para eleições municipais

Equipe M!