Carla Zambelli é incluída na lista da Interpol e pode ser presa fora do Brasil
Deputada teve prisão decretada por Moraes e é alvo de pedido de extradição e revogação da cidadania na Itália
Lula Marques/Agência Brasil
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi incluída, nesta quinta-feira (5), na difusão vermelha da Interpol, mecanismo de cooperação internacional que permite a prisão de foragidos no exterior. A inclusão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após a parlamentar deixar o Brasil mesmo tendo sido condenada a dez anos de prisão e à perda do mandato pela Primeira Turma da Corte.
Segundo Moraes, Zambelli busca evitar a aplicação da pena e segue com condutas que desinformam sobre o sistema eleitoral e atacam o Judiciário. O ministro destacou que a deputada mantém o que chamou de “intuito criminoso ativo e reiterado”, insistindo na divulgação de informações falsas e em agressões à lisura do processo democrático.
Zambelli comunicou publicamente, na terça-feira (3), que deixou o Brasil e planeja viver na Europa. A deputada também afirmou que pretende denunciar o STF a líderes da direita internacional. Não há registros oficiais da saída dela do país. Em publicações de aliados, foi mencionada inicialmente a presença dela nos Estados Unidos, mas relatos mais recentes indicam que a parlamentar estaria na Itália.
O blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo declarou que a deputada já teria deixado os EUA e se encontra “bem e em segurança” em território italiano. A assessoria de Zambelli não confirma a localização atual.
STF condenou deputada por ataque hacker e desinformação eleitoral
A condenação de Zambelli pelo STF foi motivada pela participação no ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023, ao lado de Walter Delgatti Neto. Os ministros entenderam que a ação teve como objetivo desacreditar o Poder Judiciário. Durante o ataque, foi emitido um falso mandado de prisão contra o próprio Moraes. A sentença ainda está pendente de recursos e não foi executada.
Zambelli também responde no STF por outro processo criminal, devido ao episódio em que perseguiu um homem armada com uma pistola, na véspera do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, em São Paulo.
Além disso, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) declarou a inelegibilidade da deputada por oito anos e anulou seu mandato, com base na divulgação de informações falsas sobre o processo eleitoral, incluindo o funcionamento das urnas eletrônicas e o aplicativo e-Título.
Deputado italiano pede extradição e revogação de cidadania
Diante da possibilidade de Zambelli se estabelecer na Itália, o deputado italiano Angelo Bonelli, do partido Europa Verde, enviou um ofício ao governo italiano solicitando a extradição da parlamentar e a revogação da cidadania italiana. O documento foi endereçado aos ministros dos Negócios Estrangeiros, do Interior e da Justiça da Itália.
Bonelli argumenta que Zambelli se enquadra nos critérios da lei italiana 144/1991, que permite retirar a cidadania de condenados por crimes políticos, como tentativa de golpe, subversão e violação da ordem democrática.
“A Itália arrisca se tornar um paraíso para gente condenada. Esperamos uma resposta clara do governo, no sentido de extraditar Carla Zambelli para o Brasil”, escreveu o parlamentar em publicação no X (antigo Twitter). Ele também pediu cooperação com a Interpol no cumprimento das medidas previstas na legislação de extradição.
Histórico da parlamentar integra dossiê enviado à Itália
No ofício, Bonelli apresenta um relatório detalhado das ações que levaram à condenação da deputada no Brasil. O documento inclui a decisão do STF de 14 de maio, que determinou a pena de prisão e perda do mandato parlamentar, e relembra o envolvimento da deputada na propagação de desinformações durante o processo eleitoral de 2022.
Segundo Bonelli, a atuação de Zambelli compromete a imagem internacional da Itália caso ela se estabeleça no país sem responder à Justiça brasileira. Ele também reforça que o pedido de extradição e a possível revogação da cidadania italiana são medidas necessárias para evitar que o país europeu se torne refúgio para condenados por crimes contra a democracia.
A partir da inclusão de Zambelli na difusão vermelha da Interpol, as polícias internacionais poderão atuar na localização e prisão da deputada, caso ela seja identificada fora do território brasileiro. A medida abre caminho para a formalização do pedido de extradição por meio de cooperação entre o Brasil e países onde a parlamentar possa estar escondida.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar