Bruno Reis cobra ação de Lula e Jerônimo contra tarifaço de Trump e cita pesquisa que aponta alta rejeição do governador
Prefeito de Salvador pede medidas urgentes para reduzir impacto da taxação e afirma que dados do Paraná Pesquisas reforçam desgaste do PT
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), voltou a cobrar, nesta quinta-feira (31), ações concretas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para reduzir os impactos econômicos provocados pela taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida, oficializada pelo ex-presidente Donald Trump no dia anterior, atingiu a maior parte dos itens exportados pelo Brasil, com exceção de cerca de 700 produtos.
Além das críticas à atuação econômica de Jerônimo e Lula, o prefeito também comentou os dados da pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta quinta-feira (31), que revela a liderança do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) em todos os cenários de intenção de voto para o governo da Bahia, bem como a alta rejeição do atual governador, que deve tentar a reeleição em 2026. O levantamento aponta que 51,6% dos baianos desaprovam a gestão petista.
“Eu nunca vi um gestor se reeleger tendo a desaprovação maior que a aprovação. Eu fui reeleito com 78% de aprovação. Isso diz muito sobre o que está acontecendo”, afirmou Reis ao Portal M!.
Pouca margem de manobra para municípios
Ao comentar o cenário internacional, Bruno afirmou que, embora tenha se reunido recentemente com representantes da construção civil — como o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) —, a capacidade da Prefeitura de Salvador para enfrentar os efeitos do tarifaço é limitada. Segundo ele, cabe à União e ao governo estadual adotar medidas fiscais emergenciais.
“Estou vendo quais medidas podemos adotar. É óbvio que os tributos municipais não têm grande impacto sobre os prejuízos causados aos setores”, destacou o prefeito, ao se referir à necessidade de isenções e compensações tributárias por parte dos entes federais.
“Ao invés de estar alardeando na imprensa, criando factóide, estou trabalhando”, completou, em crítica velada aos adversários.
Bruno também reconheceu que, por não ter perfil industrial, Salvador sentirá os efeitos da medida de forma indireta. “Somos uma cidade marcada pelo comércio e pelo setor de serviços. Os prejuízos são menores diretamente, mas ocorrem no conjunto como um todo”, afirmou ao Portal M!.
Críticas à “falta de ação” de Lula e Jerônimo
Em tom crítico, o prefeito questionou a postura adotada pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo presidente Lula. Para ele, os dois deveriam estar empenhados em oferecer soluções práticas, e não apenas em articular encontros ou se envolver em disputas políticas.
“O que o Estado deveria fazer, ao invés de estar se reunindo, é adotar medidas concretas de redução de tributos. O mesmo vale para o governo federal”, disparou.
Segundo Bruno, é preciso garantir competitividade às cadeias produtivas que perderam mercado nos Estados Unidos. “O governo federal deveria apresentar isenções e compensações que deem competitividade aos produtos. É isso que se espera de um governo responsável”, completou.
Reprovação do governo Jerônimo
Bruno ressaltou que a percepção negativa do governo é visível nas ruas e reforçou a diferença entre os grupos políticos que disputam o controle do Estado.
“Vamos nos concentrar na desaprovação, que é o que a gente está vendo nas ruas, infelizmente: a falta de governo, de decisão, de comando e de gestão. Isso tem gerado frustração e sofrimento à população”.
A pesquisa revelou ainda que, em um eventual segundo turno, ACM Neto venceria Jerônimo com 59,4% contra 30,8%. Para o prefeito, os números apenas confirmam o que já vinha sendo apontado por levantamentos internos.
“Qualquer instituto hoje mostraria essa diferença de 25% a 30%. O sentimento é de mudança”, finalizou.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]