Brasil espera resposta dos EUA após encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio em Washington
Documento brasileiro define mapa do caminho para reequilibrar relações comerciais, enquanto Washington avalia medidas diante do tarifaço de 50%
Reprodução/X @SecRubio
O governo brasileiro aguarda, para os próximos dias, a resposta oficial dos Estados Unidos ao documento enviado por Brasília que propõe um “mapa do caminho” para orientar as negociações comerciais entre os dois países. A informação foi confirmada, nesta última quinta-feira (13), pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, após reunião realizada em Washington com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
O chanceler afirmou que apresentou as propostas brasileiras para solucionar pendências comerciais. Agora, segundo ele, a expectativa está sobre a devolutiva dos EUA. As informações são da Agência Brasil.
“Apresentamos nossas propostas para a solução das questões. Agora estamos esperando que eles nos respondam”, declarou Mauro Vieira ao comentar o encontro.
Conversas no G7 e reuniões virtuais mantêm ritmo acelerado
A agenda diplomática tem avançado desde a primeira reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano), no último dia 26 de outubro. Os dois líderes concordaram em estabelecer negociações técnicas para enfrentar o tarifaço imposto pelos EUA, que elevou em 50% as tarifas sobre diversos produtos brasileiros.
A reunião em Washington não foi o único contato entre as equipes dos dois países. Mauro Vieira e Marco Rubio se encontraram duas vezes durante a reunião do G7, no Canadá, reforçando a disposição de aprofundar o diálogo comercial. Além disso, no dia 4 de novembro, representantes do Brasil e dos Estados Unidos participaram de uma reunião virtual de alto nível.
Nessa ocasião, o governo brasileiro apresentou uma resposta detalhada à lista de temas enviada por Washington em outubro. Segundo Vieira, Marco Rubio sinalizou que a avaliação norte-americana deve ser concluída ainda nesta semana ou no início da próxima, permitindo que a agenda avance sem interrupções. Para o Itamaraty, a interlocução direta entre chanceler e secretário de Estado tem sido positiva e demonstra interesse concreto de Washington em encontrar uma solução negociada.
Acordo provisório deve orientar próximos 2 anos de negociações
Segundo o ministro, a expectativa do governo brasileiro é de que os dois países concluam, até o final deste mês, um acordo provisório que estabeleça o roteiro das negociações pelos próximos um ou dois anos. Esse documento definirá prioridades, marcos temporais e temas sensíveis que serão discutidos ao longo do período.
As conversas são consideradas estratégicas para o setor produtivo brasileiro, já que ocorrem em meio às tarifas adicionais de 50% aplicadas pelos Estados Unidos a uma série de produtos. O impacto do tarifaço tem sido sentido por indústrias de aço, metalurgia, alumínio, produtos manufaturados e segmentos vinculados ao agronegócio.
O acordo provisório, segundo o Itamaraty, deve funcionar como um instrumento de estabilização comercial, evitando novas escaladas tarifárias e oferecendo maior previsibilidade às empresas brasileiras.
Itamaraty busca equilíbrio e retomada de competitividade no mercado norte-americano
O objetivo central do governo brasileiro é reequilibrar a relação comercial com os Estados Unidos e recuperar espaço no mercado norte-americano, prejudicado pelo aumento das tarifas. Setores exportadores pressionam por avanços, e empresas do aço, da indústria de base e de bens manufaturados tratam o tema como prioritário.
Para o Itamaraty, a resposta norte-americana ao documento brasileiro será determinante para definir os próximos passos. O governo avalia que, caso Washington sinalize abertura, será possível alcançar maior previsibilidade nas relações comerciais e reduzir tensões acumuladas nos últimos anos.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição