Boulos convida Hugo Motta para reunião com Lula sobre PEC do fim da escala 6×1
Governo avalia alternativa de projeto de lei para dar mais rapidez à proposta
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, afirmou, nesta segunda-feira (9), que convidou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevista para a próxima quinta-feira (12), com o objetivo de discutir os caminhos mais adequados para a tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do fim da escala de trabalho 6×1. A articulação ocorre em meio ao esforço do governo federal para acelerar a votação da proposta ainda neste semestre.
Articulação política em andamento
Segundo Boulos, o convite foi feito diretamente ao presidente da Câmara por meio de mensagem, e a confirmação da data ainda depende do retorno de Motta. O ministro explicou que o parlamentar estava, no momento do contato, em uma reunião de líderes na Câmara dos Deputados.
“Mandei mensagem agora há pouco para o presidente Hugo Motta, estou esperando. Acho que ele estava na reunião de líderes. (Estou) esperando o retorno dele para a gente confirmar se será mesmo na quinta. O presidente Lula já se dispôs”, afirmou o ministro durante coletiva de imprensa realizada em Mauá, na Grande São Paulo, onde participou de uma cerimônia de anúncio de investimentos.
Na ocasião, Boulos reforçou que a intenção do Palácio do Planalto é dar celeridade ao debate e avançar com a proposta ainda neste semestre legislativo. “O objetivo do presidente Lula é votar ainda este semestre”, completou.
Discussão já ocorreu em jantar na Granja do Torto
O ministro relembrou que o tema não é novo dentro do governo e já foi debatido anteriormente em um encontro realizado na semana passada. De acordo com Boulos, a discussão ocorreu durante um jantar na Granja do Torto, residência oficial da Presidência da República, com a presença de Lula, Hugo Motta e integrantes da equipe ministerial.
Além de Boulos, participaram da reunião a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. No encontro, segundo o ministro da Secretaria-Geral, o grupo tratou justamente das alternativas para viabilizar o avanço da proposta no Congresso Nacional.
Durante a coletiva, Boulos explicou que há uma avaliação interna no governo sobre a melhor estratégia legislativa para garantir uma tramitação mais ágil. Segundo ele, o entendimento é que um projeto de lei com regime de urgência poderia resultar em uma aprovação mais rápida do que uma PEC.
Isso porque, conforme destacou o ministro, uma proposta de emenda à Constituição exige quórum mais elevado e enfrenta maiores dificuldades políticas, já que demanda um apoio mais amplo do Congresso Nacional, inclusive de parlamentares da oposição. Já um projeto de lei, por outro lado, poderia avançar com mais facilidade caso a base governista esteja consolidada.
Segundo Boulos, essa alternativa permitiria que a promessa da gestão fosse cumprida ainda neste semestre, sem a necessidade de alterar a Constituição.
Posições consideradas inegociáveis
Apesar das discussões sobre o formato da proposta, o ministro deixou claro que há pontos considerados inegociáveis pelo governo federal. Entre eles estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o modelo máximo de cinco dias de trabalho por dois de descanso e a manutenção dos salários dos trabalhadores.
“É lógico, todo o processo tem negociação, mas nós não abrimos mão de um máximo de cinco por dois, da redução da jornada para 40 horas e também de não ter redução de salário”, afirmou.
Boulos destacou ainda que, independentemente do instrumento legislativo escolhido, seja uma PEC ou um projeto de lei, o foco do governo é garantir rapidez no andamento da proposta. “Eu acho que a questão é a seguinte: é celeridade. Se vai ser uma PEC, um projeto de lei, se vai ser um projeto que está em andamento na Câmara, um projeto do governo, o que nós queremos é que seja o caminho mais rápido”, concluiu.
Mais Lidas
Política
CPI do Banco Master avança e já reúne maioria entre deputados e senadores
Últimas Notícias
Rotondano promete modernização no TJ-BA, mutirões, aproximação com a sociedade e defende uso responsável da IA no Judiciário
Ao Portal M!, novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia detalha prioridades para os primeiros meses do biênio 2026–2028
Pulseiras para Arquibancada Social do Carnaval de Salvador se esgotam em menos de 24 horas
Procura intensa antecipou encerramento das inscrições no espaço que fica no circuito Osmar, no Campo Grande
Bloco Camaleão resgata fantasia de 1986 e conecta gerações no Carnaval 2026
Design clássico reaparece com leitura contemporânea e reforça identidade de uma das agremiações mais tradicionais da folia baiana
Prefeitura de Salvador inaugura contenção de encosta em Plataforma e alcança quatro entregas em sete dias
Intervenção na Rua dos Tecelões recebeu investimento de R$ 595 mil
Lula é desaprovado por 52,5% e perde para Flávio Bolsonaro em cenários de 1º e 2º turno, aponta pesquisa Futura/Apex
31,3% dos entrevistados classificaram o governo Lula como ótimo ou bom. Outros 20,2% consideraram a gestão regular
Portos da Bahia recebem mais de 17 mil passageiros durante período do Carnaval
Desembarques em Salvador e Ilhéus reforçam papel estratégico do turismo marítimo na movimentação de visitantes durante a folia momesca
IPCA de janeiro fica em 0,33% com alta da gasolina e queda da energia elétrica
De acordo com IBGE, inflação oficial se mantém estável em relação a dezembro e acumula 4,44% em 12 meses
Bahia encaminha três negociações no mercado e define saídas de Rezende, Kayky e Matheus Bahia
Tricolor acerta venda para futebol chinês, negocia empréstimo com Internacional e encaminha transferência definitiva de lateral-esquerdo
‘Não decepcionarei’, diz Caiado sobre possível candidatura presidencial pelo PSD
Governador de Goiás sinaliza disposição para 2027 e explica saída do União Brasil após federação com Progressistas
Detran-BA inicia vistoria de trios elétricos e seminário para condutores do Carnaval de Salvador
Inspeções acontecem no Parque de Exposições e são obrigatórias para que veículos estejam aptos a circular durante a folia