Ao lado de Erika Hilton, Lídice da Mata defende que o combate às fake news é uma das ‘grandes tarefas’ da ‘esquerda brasileira’
Para Erika Hilton, a ‘democracia’ e a ‘verdade’ deverão estar no centro das discussões na Câmara dos Deputados em 2025
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
As deputadas Erika Hilton (PSOL) e Lídice da Mata (PSB) defenderam, neste sábado (1º), que o combate às fake news é uma das “grandes tarefas” da esquerda brasileira. A declaração conjunta ocorreu em publicação nas redes sociais, antes da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. Na ocasião, a presidente do PSB na Bahia elogiou Érika pelo vídeo explicando a norma do Pix, revogada após uma onda de fake news sobre o tema.
“Estamos iniciando hoje o trabalho da Câmara dos Deputados, vai ter a eleição da mesa da Câmara, e eu estou aqui com essa ícone da luta da esquerda brasileira que é a nossa Erika. Eu estou parabenizando ela pelo enfrentamento que ela fez naquele vídeo, esclarecendo o que era a política do PIX, do governo federal, e denunciando aqueles que inventaram aquela fake news. Então, essa é uma das grandes tarefas que tem a esquerda brasileira hoje, que é enfrentar a luta para desmistificar e desmascarar as fake news da extrema-direita”, iniciou Lídice.
Já Erika ressaltou que será mais um ano de luta na Câmara dos Deputados, e enfatizou que a “democracia” e a “verdade” deverão estar no centro das discussões na Casa.
“Mais um ano que se inicia e é um ano de luta, um ano de colocar no centro da discussão a democracia e a verdade contra as mentiras da extrema-direita, o ódio, o fundamentalismo. Vamos juntas unir esforços por um Brasil melhor. Justo e equânime para todo mundo”, complementou Erika.
Confira o vídeo:
Erika publica vídeo explicando a polêmica do pix
Em vídeo publicado no dia 18 de janeiro, Erika Hilton se posicionou sobre a polêmica envolvendo o pix, sistema de pagamentos instantâneos que vem gerando debates no cenário político. No vídeo, a deputada criticou as afirmações do deputado Nikolas Ferreira (PL), que havia sugerido que o governo Lula defendia a taxação do pix. Hilton desmentiu essas alegações e explicou que a proposta de taxação foi, na realidade, uma iniciativa do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
A deputada, que gravou o vídeo usando um cenário branco, fez questão de esclarecer que o governo Lula nunca propôs a taxação do sistema, destacando que a proposta vinda do ex-ministro Guedes era, sim, uma medida relacionada a uma tentativa de ampliação da fiscalização sobre as movimentações financeiras.
Relembre o vídeo:
Erika Hilton solicita inquérito na PF após ameaças
Após a publicação do vídeo, a deputada Erika Hilton formalizou, no dia 19 de janeiro, um pedido à Polícia Federal (PF) solicitando a abertura de um inquérito para investigar ameaças de morte que ela tem recebido nas redes sociais. Elas surgiram após a líder do seu partido na Câmara dos Deputados divulgar um vídeo em que rebate acusações do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre o sistema de pagamentos Pix. A deputada relatou que, além das agressões direcionadas a ela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi alvo de ameaças.
Ameaças de morte e incitação de violência
Após a publicação do vídeo em questão, diversos internautas utilizaram a rede social ‘X’ para fazer postagens violentas. As mensagens de ódio eram explícitas e detalhavam ameaças graves à integridade física de Hilton.
Em uma das postagens, um usuário sugeriu que a deputada deveria ser “fuzilada”, enquanto outros chegaram a afirmar que “pistoleiros deveriam ser contratados para ficar em sua cola”. Outra ameaça ainda fazia referência ao assassino da vereadora Marielle Franco, mencionando que um “Projeto Ronnie Lessa 2.0” deveria ser colocado em prática.
De acordo com a assessoria da deputada, ela não foi a única a ser alvo de ataques, uma vez que o presidente Lula também foi mencionado nas mensagens de violência. Em resposta às ameaças, os advogados de Hilton enviaram as informações dos perfis responsáveis pelas postagens à Polícia Federal, pedindo a identificação dos autores dos crimes.
Resposta da deputada
Em um comunicado à imprensa, Erika Hilton não demonstrou medo diante das ameaças e reforçou sua determinação em seguir com sua defesa da verdade. “Não recuarei. Estou, junto de meus advogados e equipe de segurança, tomando as medidas cabíveis para responsabilizar quem comete crimes, mas, acima de tudo, não podemos perder o foco, que é espalhar a verdade sobre os fatos”, afirmou a deputada.
A solicitação de abertura do inquérito à PF reflete a seriedade das ameaças e a busca por responsabilização de quem comete tais delitos. A deputada e sua assessoria estão comprometidas com a busca pela justiça, garantindo que os agressores sejam identificados e punidos conforme a lei.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]