Alcolumbre deve apresentar proposta que muda penas do 8 de Janeiro com apoio do STF e da Câmara
Proposta prevê possibilidade de diminuição de 1/6 para 1/3 da pena para réus considerados de menor importância
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), deve assumir a autoria de um projeto de lei que propõe diminuir as penas dos executores dos atos do 8 de janeiro e aumentar o tempo de prisão dos mandantes da tentativa de golpe de Estado avançou no Congresso Nacional. As informações são do blog do Octavio Guedes, do G1.
A proposta foi inicialmente costurada por seu antecessor, Rodrigo Pacheco (PSD). O acordo para o projeto inclui a participação da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Hugo Motta vê proposta com bons olhos
Conforme apuração do blog, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), recebeu a proposta de maneira positiva. No último domingo, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, manifestou apoio à mudança legislativa. Em declaração, Barroso afirmou que “redimensionar a extensão das penas, se o Congresso entender por bem, está dentro de sua competência”.
Dentro do STF, a proposta conta com o apoio da maioria dos ministros, incluindo o relator dos processos relacionados ao 8 de janeiro, Alexandre de Moraes.
Se aprovada, a proposta pode neutralizar o discurso de que uma eventual anistia beneficiaria apenas os “peixes pequenos”, deixando de fora os principais mandantes do crime, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme apurado, não deve oferecer resistência para sancionar a lei, entendendo a medida como um gesto de pacificação institucional.
O projeto de lei prevê duas alterações principais: a possibilidade de diminuição de 1/6 para 1/3 da pena para réus considerados de menor importância e a definição de que as penas relativas aos crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito não sejam acumuladas.
O movimento reforça uma articulação que busca equilibrar a responsabilização dos envolvidos nos atos do 8 de janeiro, diferenciando os executores dos mandantes da tentativa de golpe.
Flávio Dino cobra líder do PL sobre uso político de emendas parlamentares
Enquanto a proposta de Alcolumbre avança no Senado, outra frente de tensão envolve o uso político de verbas públicas relacionadas à tramitação do projeto de anistia. O ministro do STF, Flávio Dino, determinou, neste domingo (27), a intimação do líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), para prestar esclarecimentos sobre declarações envolvendo o controle de emendas parlamentares. O parlamentar deverá responder em até 48 horas.
As declarações de Sóstenes ocorreram na última quarta-feira (23), quando o deputado ameaçou assumir o controle integral das emendas das comissões presididas pelo PL, caso Hugo Motta não pautasse o requerimento de urgência para o projeto de anistia dos condenados pelo 8 de janeiro.
Segundo Sóstenes, existe atualmente um acordo entre líderes partidários que concede aos partidos o direito de gerir 30% das emendas das comissões que presidem, enquanto os 70% restantes são divididos entre as demais bancadas. O deputado afirmou que, se o acordo for rompido, poderá “esticar a corda” e adotar medidas mais radicais.
Em sua decisão, Flávio Dino destacou que as declarações “poderiam indicar que emendas de comissão estariam novamente em dissonância com a Constituição Federal e com a Lei Complementar nº 210/2024”. O ministro reforçou a obrigação de assegurar o cumprimento do Acórdão do STF que determinou o fim do chamado “orçamento secreto”.
“Esses esclarecimentos, ora requisitados, associam-se ao dever do Relator de assegurar o fiel cumprimento do Acórdão do Plenário do STF, no tocante ao fim de qualquer modalidade de ‘orçamento secreto'”, escreveu Dino.
O ministro ainda ressaltou que a fiscalização está em conformidade com o Plano de Trabalho homologado pelo STF, apresentado pelos Poderes Legislativo e Executivo, para assegurar a transparência nas emendas.
Diante disso, Dino determinou a intimação formal de Sóstenes Cavalcante, para que apresente as informações necessárias. Após a resposta do parlamentar, o caso retornará para análise de eventuais medidas adicionais por parte do ministro.
Enquanto isso, mesmo sob pressão, Hugo Motta declarou que não pretende pautar o requerimento de urgência para a anistia na próxima semana. A movimentação demonstra a vigilância do STF diante de tentativas de interferência política no processo legislativo e reforça o compromisso da Corte com a transparência no uso dos recursos públicos.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento