Alcolumbre deve apresentar proposta que muda penas do 8 de Janeiro com apoio do STF e da Câmara

Proposta prevê possibilidade de diminuição de 1/6 para 1/3 da pena para réus considerados de menor importância


Redação
Redação 28/04/2025 19:30 • Política
Alcolumbre deve apresentar proposta que muda penas do 8 de Janeiro com apoio do STF e da Câmara - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), deve assumir a autoria de um projeto de lei que propõe diminuir as penas dos executores dos atos do 8 de janeiro e aumentar o tempo de prisão dos mandantes da tentativa de golpe de Estado avançou no Congresso Nacional. As informações são do blog do Octavio Guedes, do G1.

A proposta foi inicialmente costurada por seu antecessor, Rodrigo Pacheco (PSD). O acordo para o projeto inclui a participação da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Hugo Motta vê proposta com bons olhos

Conforme apuração do blog, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), recebeu a proposta de maneira positiva. No último domingo, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, manifestou apoio à mudança legislativa. Em declaração, Barroso afirmou que “redimensionar a extensão das penas, se o Congresso entender por bem, está dentro de sua competência”.

Dentro do STF, a proposta conta com o apoio da maioria dos ministros, incluindo o relator dos processos relacionados ao 8 de janeiro, Alexandre de Moraes.

Se aprovada, a proposta pode neutralizar o discurso de que uma eventual anistia beneficiaria apenas os “peixes pequenos”, deixando de fora os principais mandantes do crime, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme apurado, não deve oferecer resistência para sancionar a lei, entendendo a medida como um gesto de pacificação institucional.

O projeto de lei prevê duas alterações principais: a possibilidade de diminuição de 1/6 para 1/3 da pena para réus considerados de menor importância e a definição de que as penas relativas aos crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito não sejam acumuladas.

O movimento reforça uma articulação que busca equilibrar a responsabilização dos envolvidos nos atos do 8 de janeiro, diferenciando os executores dos mandantes da tentativa de golpe.

Flávio Dino cobra líder do PL sobre uso político de emendas parlamentares

Enquanto a proposta de Alcolumbre avança no Senado, outra frente de tensão envolve o uso político de verbas públicas relacionadas à tramitação do projeto de anistia. O ministro do STF, Flávio Dino, determinou, neste domingo (27), a intimação do líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), para prestar esclarecimentos sobre declarações envolvendo o controle de emendas parlamentares. O parlamentar deverá responder em até 48 horas.

As declarações de Sóstenes ocorreram na última quarta-feira (23), quando o deputado ameaçou assumir o controle integral das emendas das comissões presididas pelo PL, caso Hugo Motta não pautasse o requerimento de urgência para o projeto de anistia dos condenados pelo 8 de janeiro.

Segundo Sóstenes, existe atualmente um acordo entre líderes partidários que concede aos partidos o direito de gerir 30% das emendas das comissões que presidem, enquanto os 70% restantes são divididos entre as demais bancadas. O deputado afirmou que, se o acordo for rompido, poderá “esticar a corda” e adotar medidas mais radicais.

Em sua decisão, Flávio Dino destacou que as declarações “poderiam indicar que emendas de comissão estariam novamente em dissonância com a Constituição Federal e com a Lei Complementar nº 210/2024”. O ministro reforçou a obrigação de assegurar o cumprimento do Acórdão do STF que determinou o fim do chamado “orçamento secreto”.

“Esses esclarecimentos, ora requisitados, associam-se ao dever do Relator de assegurar o fiel cumprimento do Acórdão do Plenário do STF, no tocante ao fim de qualquer modalidade de ‘orçamento secreto'”, escreveu Dino.

O ministro ainda ressaltou que a fiscalização está em conformidade com o Plano de Trabalho homologado pelo STF, apresentado pelos Poderes Legislativo e Executivo, para assegurar a transparência nas emendas.

Diante disso, Dino determinou a intimação formal de Sóstenes Cavalcante, para que apresente as informações necessárias. Após a resposta do parlamentar, o caso retornará para análise de eventuais medidas adicionais por parte do ministro.

Enquanto isso, mesmo sob pressão, Hugo Motta declarou que não pretende pautar o requerimento de urgência para a anistia na próxima semana. A movimentação demonstra a vigilância do STF diante de tentativas de interferência política no processo legislativo e reforça o compromisso da Corte com a transparência no uso dos recursos públicos.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:32

Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos

Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição


Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público -
Cidades 03/02/2026 às 09:30

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público

Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores


Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:12

Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos

Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar


Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas -
Cidades 03/02/2026 às 09:01

Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas

Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância


Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência -
Política 03/02/2026 às 08:30

Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência

Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral


Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes -
Negócios 03/02/2026 às 08:00

Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes

Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes


AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026 -
Política 03/02/2026 às 07:00

AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026

Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição


Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio -
Política 02/02/2026 às 23:00

Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio

A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)


Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km -
Negócios 02/02/2026 às 22:30

Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km

A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento