Alcolumbre critica governo Lula e diz que atraso em mensagem sobre indicação de Messias ao STF causa ‘perplexidade’
De acordo com Alcolumbre, indicação foi publicada no Diário Oficial da União, mas mensagem presidencial ainda não chegou ao Congresso
Carlos Moura/Agência Senado
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou, neste domingo (30), que considera ofensivas as insinuações de que cargos e emendas influenciam a aprovação da indicação dadvogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota, ele declarou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece tentar interferir no processo ao não enviar ao Senado a mensagem oficial sobre a escolha.
No texto, Alcolumbre registrou que a indicação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), mas a mensagem presidencial ainda não chegou ao Congresso. Segundo ele, essa ausência causa questionamentos no Senado a respeito do cronograma para análise do nome.
Entenda impasse no envio da mensagem ao Senado
Apesar de o presidente Lula ter anunciado a indicação de Messias, o procedimento não foi formalizado com o envio do documento ao Congresso. Alcolumbre marcou a sabatina para 10 de dezembro e o indicado tem se reunido com parlamentares nas últimas semanas com o objetivo de preparar a apresentação.
Ele reforçou que a escolha do Executivo depende da avaliação do Senado, que possui rito próprio para votar o nome proposto. A nota ressalta que a prerrogativa de indicar pertence ao Executivo, enquanto a prerrogativa de aprovar ou rejeitar cabe ao Senado. O documento também menciona que o respeito entre os Poderes deve ser mantido durante o processo.
“Feita a escolha pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União, causa perplexidade ao Senado que a mensagem escrita ainda não tenha sido enviada, o que parece buscar interferir indevidamente no cronograma estabelecido pela Casa, prerrogativa exclusiva do Senado Federal”, escreveu Alcolumbre.
De acordo com Alcolumbre, se é “certa a prerrogativa do Presidente da República de indicar ministro ao STF”, é prerrogativa do Senado “escolher, aprovando ou rejeitando o nome. E é fundamental que, nesse processo, os Poderes se respeitem e que cada um cumpra seu papel de acordo com as normas constitucionais e regimentais”.
Alcolumbre questiona impressão sobre processo de indicação e votação
O senador afirmou ainda que não se pode permitir a tentativa de um Poder de desmoralizar outro. Ele declarou que setores do Executivo tentam criar, segundo ele, uma impressão equivocada sobre o processo de indicação e votação.
“É nítida a tentativa de setores do Executivo de criar a falsa impressão, perante a sociedade, de que divergências entre os Poderes são resolvidas por ajuste de interesse fisiológico, com cargos e emendas. Isso é ofensivo não apenas ao Presidente do Congresso Nacional, mas a todo o Poder Legislativo”, afirmou.
De acordo com o presidente do Senado, o prazo definido para a sabatina é semelhante ao adotado em indicações anteriores. Segundo ele, a data permite que a análise ocorra ainda em 2025 e evita atrasos verificados em outros momentos.
“Em verdade, trata-se de um método antigo de desqualificar quem diverge de uma ideia ou de um interesse de ocasião. Nenhum Poder deve se julgar acima do outro, e ninguém detém o monopólio da razão. Tampouco se pode permitir a tentativa de desmoralizar o outro para fins de autopromoção, sobretudo com fundamentos que não correspondem à realidade”, acrescentou.
O presidente do Congresso registrou que, da parte do Senado, nada interferirá na decisão da Casa, que classificou como “livre, soberana e consciente”. Ele afirmou que a condução do processo seguirá o rito estabelecido.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real