Alan Sanches diz que eleitor de Jerônimo ‘está arrependido’ após pesquisa apontar queda na popularidade
Deputado afirmou que a Bahia ‘tem dado passos para trás’ e destacou que números mostram mudança na preferência do eleitorado baiano

O vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Alan Sanches (União Brasil), afirmou, nesta segunda-feira (25), que a desaprovação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), apontada pela pesquisa do Instituto Paraná, reflete o descontentamento da população com a administração estadual.
“É claro que a pesquisa é uma fotografia do momento, mas ela mostra que a Bahia tem acordado, tem começado a perceber que depois de 20 anos do PT, e agora com Jerônimo, o Estado tem involuído cada vez mais“, declarou.
Para o deputado, os números refletem os desafios enfrentados pela Bahia. “A Bahia tem dado passos para trás, não consegue estar em nenhuma posição de destaque no cenário nacional, pelo contrário, nossos índices são os piores possíveis, seja na educação, seja na segurança pública, seja na saúde, nas taxas de desemprego, beirando as últimas colocações, quando não somos as últimas“, afirmou.
Sanches destacou que os números indicam uma mudança na preferência do eleitorado baiano. “Veja que em 2022 Jerônimo teve 52% contra 47% de ACM Neto, mas agora os números se invertem e mostram que o apoio ao governador caiu muito. Ou seja, o eleitor de Jerônimo está arrependido e já sinaliza por mudança”, avaliou.
O parlamentar ressaltou ainda que a oposição seguirá trabalhando para consolidar essa tendência. “É claro que sabemos que a eleição só se ganha no dia, é por isso que o nosso grupo vai trabalhar até o último momento para mostrar à população baiana que nós temos condições de ter um outro projeto. São 20 anos de PT e os resultados não são bons. A minha Bahia não merece isso”, concluiu.
Líder da oposição aponta desejo de mudança
O deputado estadual Tiago Correia, líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e presidente do PSDB-BA, também reagiu à pesquisa. Nesta segunda-feira (24), ele afirmou que a queda na popularidade do governador Jerônimo Rodrigues (PT) é resultado de um cenário semelhante ao do governo Lula, e reflete um desejo de mudança do eleitorado baiano.
“Após dois anos e três meses, Jerônimo ainda não apresentou sua marca nem projetos robustos para a Bahia. É uma gestão que requenta obras e programas dos governos anteriores, sem trazer as soluções para os problemas reais do Estado. É um governo que apresenta sinais de fadiga, com mais do mesmo. Os baianos definitivamente estão sinalizando por mudança”, declarou o parlamentar.
Correia destacou que os números apontam o desejo de renovação na política local. “O sentimento de mudança é muito grande na Bahia, já são quase 20 anos de governos do PT. As pessoas querem alguém com competência e capacidade de enfrentar os problemas, ACM Neto é esse nome”, afirmou o deputado.
Jerônimo tem queda na popularidade
O levantamento da Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira, mostrou que 48,7% dos baianos desaprovam o governo, enquanto 47,4% aprovam. Segundo os dados, 39% dos baianos consideram sua gestão ruim ou péssima, enquanto 33,6% avaliam positivamente, somando 9,8% de ótimo e 23,8% de bom. Outros 25,7% classificaram o governo como regular, e 1,6% não soube ou não quis opinar.
No cenário para as eleições de 2026, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), aparece como favorito entre os baianos. Conforme o levantamento Paraná, 52% dos entrevistados o escolheram como preferido para o governo do Estado, contra 27,4% do atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT).
João Roma (PL), pontua 8,1%, enquanto o professor e policial civil Kléber Rosa (PSOL) aparece com 1,5%. Entre os entrevistados, 6,8% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 4,1% não souberam ou preferiram não responder.
Outros cenários
A pesquisa também simulou um cenário alternativo, no qual o PT abriria mão da candidatura de Jerônimo Rodrigues para lançar o ex-governador Rui Costa, atual ministro-chefe da Casa Civil. Nesse caso, a vantagem de ACM Neto se mantém elevada: 51,5% contra 27,4% o petista. João Roma e Kléber Rosa variam pouco, com 7,7% e 1,4%, respectivamente.
Em mais outro cenário, ACM Neto também aparece a frente com 56,4% das intenções de voto, enquanto Jerônimo Rodrigues tem 30%. Kleber Rosa vem logo em seguida, com 1,7% das intenções de voto dos baianos. Aqueles que não votariam em nenhum, em branco ou nulo soma 7,6%. Já os eleitores que ainda não sabem ou não quiseram responder representam 4,3% dos entrevistados.
Mais Lidas
Política
Capitão Alden propõe fim da separação de presos por facção em presídios
Últimas Notícias

Perda de peso sem milagres: o que você precisa saber sobre Mounjaro e dietas eficazes
Especialistas desmistificam dietas da moda e explicam como um plano alimentar adequado pode garantir resultados saudáveis e duradouros

Concurso do Ibama: mais de 120 mil fazem prova neste domingo; confira regras, horários e o que levar
Diferente do formato mais comum em concursos públicos, cada questão terá apenas duas opções

Projeto Mural movimenta Doca 1 com arte urbana, oficinas e debates até este domingo
Festival promove cultura urbana e reúne artistas no Polo de Economia Criativa, no Comércio

Salvador sedia abertura do Triton World Series 2025 neste domingo
Segunda edição da prova de triathlon reúne 230 atletas e integra calendário esportivo da capital baiana

Padilha lança ofensiva contra negacionismo e promete levar Zé Gotinha a escolas, igrejas e estádios
Ele também reforçou a posição do governo brasileiro em defesa da Organização Mundial da Saúde

AGU recorre de decisão que obriga governo a indenizar Bolsonaro e Michelle por fala sobre móveis do Alvorada
Em janeiro de 2023, presidente sugeriu que o casal havia levado móveis do Palácio

Ana Maria Braga se casa com Fabio Arruda em cerimônia intimista e surpreende com look florido
Cerimônia foi realizada na casa da apresentadora, no bairro dos Jardins, em São Paulo, e contou com presença de familiares e amigos próximos

Pé-de-Meia Licenciaturas: MEC divulga resultado da 1ª chamada e bolsas começam a ser pagas em maio
Estudantes selecionados devem começar a receber os valores no mês de maio

BBB 25: Diego Hypolito se irrita com dicas dos brothers e conclui Castigo do Monstro após duas horas
Participantes acompanharam tarefa de Diego na montagem de castelo de cartas

Datafolha: Lula lidera em todos os cenários para 2026, mesmo com Bolsonaro na disputa
No cenário com Lula e Bolsonaro, o atual presidente lidera com 36% contra 30% do ex-presidente