Alan Sanches diz que eleitor de Jerônimo ‘está arrependido’ após pesquisa apontar queda na popularidade
Deputado afirmou que a Bahia ‘tem dado passos para trás’ e destacou que números mostram mudança na preferência do eleitorado baiano
Divulgação/AL-BA
O vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Alan Sanches (União Brasil), afirmou, nesta segunda-feira (25), que a desaprovação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), apontada pela pesquisa do Instituto Paraná, reflete o descontentamento da população com a administração estadual.
“É claro que a pesquisa é uma fotografia do momento, mas ela mostra que a Bahia tem acordado, tem começado a perceber que depois de 20 anos do PT, e agora com Jerônimo, o Estado tem involuído cada vez mais“, declarou.
Para o deputado, os números refletem os desafios enfrentados pela Bahia. “A Bahia tem dado passos para trás, não consegue estar em nenhuma posição de destaque no cenário nacional, pelo contrário, nossos índices são os piores possíveis, seja na educação, seja na segurança pública, seja na saúde, nas taxas de desemprego, beirando as últimas colocações, quando não somos as últimas“, afirmou.
Sanches destacou que os números indicam uma mudança na preferência do eleitorado baiano. “Veja que em 2022 Jerônimo teve 52% contra 47% de ACM Neto, mas agora os números se invertem e mostram que o apoio ao governador caiu muito. Ou seja, o eleitor de Jerônimo está arrependido e já sinaliza por mudança”, avaliou.
O parlamentar ressaltou ainda que a oposição seguirá trabalhando para consolidar essa tendência. “É claro que sabemos que a eleição só se ganha no dia, é por isso que o nosso grupo vai trabalhar até o último momento para mostrar à população baiana que nós temos condições de ter um outro projeto. São 20 anos de PT e os resultados não são bons. A minha Bahia não merece isso”, concluiu.
Líder da oposição aponta desejo de mudança
O deputado estadual Tiago Correia, líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e presidente do PSDB-BA, também reagiu à pesquisa. Nesta segunda-feira (24), ele afirmou que a queda na popularidade do governador Jerônimo Rodrigues (PT) é resultado de um cenário semelhante ao do governo Lula, e reflete um desejo de mudança do eleitorado baiano.
“Após dois anos e três meses, Jerônimo ainda não apresentou sua marca nem projetos robustos para a Bahia. É uma gestão que requenta obras e programas dos governos anteriores, sem trazer as soluções para os problemas reais do Estado. É um governo que apresenta sinais de fadiga, com mais do mesmo. Os baianos definitivamente estão sinalizando por mudança”, declarou o parlamentar.
Correia destacou que os números apontam o desejo de renovação na política local. “O sentimento de mudança é muito grande na Bahia, já são quase 20 anos de governos do PT. As pessoas querem alguém com competência e capacidade de enfrentar os problemas, ACM Neto é esse nome”, afirmou o deputado.
Jerônimo tem queda na popularidade
O levantamento da Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira, mostrou que 48,7% dos baianos desaprovam o governo, enquanto 47,4% aprovam. Segundo os dados, 39% dos baianos consideram sua gestão ruim ou péssima, enquanto 33,6% avaliam positivamente, somando 9,8% de ótimo e 23,8% de bom. Outros 25,7% classificaram o governo como regular, e 1,6% não soube ou não quis opinar.
No cenário para as eleições de 2026, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), aparece como favorito entre os baianos. Conforme o levantamento Paraná, 52% dos entrevistados o escolheram como preferido para o governo do Estado, contra 27,4% do atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT).
João Roma (PL), pontua 8,1%, enquanto o professor e policial civil Kléber Rosa (PSOL) aparece com 1,5%. Entre os entrevistados, 6,8% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 4,1% não souberam ou preferiram não responder.
Outros cenários
A pesquisa também simulou um cenário alternativo, no qual o PT abriria mão da candidatura de Jerônimo Rodrigues para lançar o ex-governador Rui Costa, atual ministro-chefe da Casa Civil. Nesse caso, a vantagem de ACM Neto se mantém elevada: 51,5% contra 27,4% o petista. João Roma e Kléber Rosa variam pouco, com 7,7% e 1,4%, respectivamente.
Em mais outro cenário, ACM Neto também aparece a frente com 56,4% das intenções de voto, enquanto Jerônimo Rodrigues tem 30%. Kleber Rosa vem logo em seguida, com 1,7% das intenções de voto dos baianos. Aqueles que não votariam em nenhum, em branco ou nulo soma 7,6%. Já os eleitores que ainda não sabem ou não quiseram responder representam 4,3% dos entrevistados.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital