ACM Neto reúne bancada de oposição na Assembleia após meses de distanciamento e avanço sobre base governista
Encontro marca primeira conversa direta do ano com deputados estaduais e ocorre após adiamento e críticas por falta de diálogo interno
Divulgação
O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, fará, nesta segunda-feira (24), a primeira reunião do ano com a bancada de deputados estaduais da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O Portal M! teve acesso a informações de bastidores que o encontro está marcado para acontecer, logo mais, às 14h30, em Salvador, e será realizado no diretório estadual do partido no bairro de Ondina, onde o ex-prefeito costuma receber aliados para articulações internas.
Segundo apuração feita pelo Portal M!, esta será a primeira vez que os deputados estaduais da oposição se reúnem diretamente com Neto desde o início do ano. Interlocutores relatam que, até então, os parlamentares mantinham encontros apenas com dirigentes partidários e líderes internos, sem a presença do ex-prefeito — cenário que gerou incômodo e alimentou críticas sobre a falta de diálogo do provável candidato ao governo da Bahia.
Reunião acontece após adiamento na semana passada
Fontes ouvidas pelo Portal M! informaram que o encontro estava inicialmente previsto para a semana passada, mas foi adiado devido à proximidade com o feriado. A reunião foi remarcada para esta segunda-feira e deve servir como primeiro alinhamento político de Neto com os deputados estaduais, com expectativa de discussão sobre os rumos da pré-campanha, estratégias de comunicação e posicionamentos sobre temas nacionais.
A expectativa entre parlamentares é que Neto apresente sinalizações mais claras sobre como pretende conduzir a corrida eleitoral. Isso leva em conta o desembarque do partido no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último sábado (22), que foi mantida por unanimidade pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda.
Encontro marca tentativa de reorganização depois de críticas sobre diálogo
Levantamento feito pelo Portal M! mostra que uma das principais críticas dirigidas a ACM Neto nos últimos meses é justamente a sensação de distanciamento em relação à própria base. Deputados estaduais reclamavam informalmente que não eram chamados para reuniões estratégicas e decisões políticas vinham sendo tomadas sem consulta prévia.
Com a reunião desta segunda-feira, o ex-prefeito dá o primeiro passo para tentar contornar a percepção de falta de diálogo e reorganizar sua rede de apoios dentro da AL-BA. Aliados avaliam que a movimentação é fundamental para evitar fissuras internas e para fortalecer o discurso de unidade às vésperas do próximo ciclo eleitoral.
Neto conquista dois deputados ligados a Jerônimo em apenas 10 dias
O encontro também ocorre em um momento de expansão política para ACM Neto. Em um intervalo de apenas 10 dias, dois deputados estaduais, até então ligados ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), migraram para o campo oposicionista.
No dia 7 de novembro, o deputado Nelson Leal (PP) oficializou o rompimento com o governo para se alinhar a Neto. Ex-presidente da Assembleia Legislativa durante a gestão do então governador Rui Costa (PT), Leal afirmou que não disputará a reeleição e que pretende atuar como um dos coordenadores da campanha do ex-prefeito.
Poucos dias depois, em 17 de novembro, o deputado Cafu Barreto (PSD) também deixou a base governista e declarou apoio a ACM Neto. O agora ex-vice-líder do governo integra o partido do senador Otto Alencar (PSD), que ainda mantém postura pública de apoio à tentativa de reeleição de Jerônimo, mesmo sob ameaça do senador Angelo Coronel (PSD) fique de fora da próxima chapa, o que comprometeria sua tentativa de renovar seu atual mandato para mais 4 anos.
Primeiros sinais de rearticulação eleitoral
Interlocutores afirmam que a reunião desta segunda-feira será usada por ACM Neto para apresentar aos deputados seu cronograma interno. Além disso, o ex-prefeito de Salvador deve discutir temas que podem pautar a pré-campanha, como alianças regionais, ocupação de territórios e o comportamento do grupo diante de possíveis desdobramentos da conjuntura nacional.
Para aliados próximos, o movimento de Neto indica uma mudança de postura e uma tentativa de restabelecer uma relação mais direta com a bancada. A avaliação é que, após capturar dois nomes relevantes ligados ao governo e sentir a movimentação do tabuleiro político, o ex-prefeito passou a enxergar a necessidade de reorganizar sua base e ajustar sua atuação nos bastidores.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real