36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista
Fábio Robrigues Pozzebom/Agência Brasil
Dados da pesquisa Datafolha, divulgados nesta sexta-feira (13), mostram que 36% dos brasileiros acreditam que a atuação da primeira-dama Janja Lula da Silva mais atrapalha do que contribui para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista.
O levantamento também indicou que 14% consideram que ela ajuda mais do que atrapalha, enquanto 10% disseram não ter opinião formada sobre o assunto. A pesquisa foi realizada com 2.004 pessoas nos dias 10 e 11 deste mês e apresenta margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Percepção negativa é maior entre os homens
Entre os homens entrevistados, 40% avaliam que Janja tem influência negativa sobre o governo — número que coincide com a média geral da percepção neutra. Já entre as mulheres, esse índice cai para 36%. Desde o início do terceiro mandato de Lula, a primeira-dama tem protagonizado episódios que geraram repercussão pública e se tornou alvo frequente de críticas.
Em evento recente, o presidente saiu em defesa da esposa diante das críticas. “Não sei se vocês perceberam, a Janja agora é a bola da vez. Para me atingir, eles começam a atacar a Janja. Eu digo sempre para a Janja: ‘Você tem duas opções – ou você para de fazer o que gosta e eles vão parar de te incomodar; ou você continua falando até eles perceberem que não vão mudar sua ideologia e o seu pensamento’. É uma guerra”, declarou Lula.
Declarações sobre TikTok geram desconforto
Um dos episódios mais comentados envolvendo a primeira-dama ocorreu em maio, durante a visita oficial de Lula à China. Durante um encontro com o presidente Xi Jinping, Janja fez críticas à rede social TikTok, apontando que o algoritmo da plataforma favorece a extrema direita no Brasil.
A fala de Janja causou desconforto entre membros da comitiva brasileira, incluindo ministros, que consideraram a intervenção inapropriada. Xi Jinping respondeu dizendo que o Brasil tem autonomia para regulamentar ou até banir a plataforma, se assim desejar.
Em resposta às críticas, Janja reafirmou sua posição durante um evento do Ministério dos Direitos Humanos. “Em nenhum momento eu calarei a minha voz para falar sobre isso. Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja”, disse a primeira-dama.
Primeira-dama xinga Elon Musk em evento
Outro momento de repercussão ocorreu no final do ano passado, durante o Cria G20, no Rio de Janeiro. Durante uma palestra sobre desinformação, Janja foi interrompida por uma buzina de navio e reagiu com uma fala direcionada ao empresário Elon Musk.
“Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you Elon Musk”, disse Janja, usando uma expressão em inglês equivalente a “foda-se você”. A declaração ocorreu em meio às críticas que Musk vinha recebendo por seu posicionamento em relação ao Brasil.
Desaprovação ao governo Lula sobe para 40%
A reprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a crescer e atingiu 40%, segundo nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (12). O índice é superior aos 38% da pesquisa anterior, divulgada no mês de abril. Apenas 28% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom.
A pesquisa também aponta estabilidade dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, mas interrompe o movimento de recuperação observado entre fevereiro e abril. No início de abril, 29% avaliavam Lula positivamente, enquanto 38% o reprovavam. Em fevereiro, os índices eram de 24% de aprovação e 41% de reprovação.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade