Pix por aproximação chega ‘muito em breve’, garante presidente do Banco Central
Sistema de pagamento digital exigirá que os usuários incluam o Pix na carteira digital Google Wallet
As transações com Pix por aproximação não estarão plenamente funcionais na próxima semana, conforme anunciado anteriormente. A informação é do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Segundo ele, a novidade estará disponível “muito em breve”.
“Não é que vai estar tudo funcionando na semana que vem, porque as pessoas precisam entrar, cadastrar… Mas vai estar funcionando muito em breve, ele é implementado meio de forma faseada”, explicou Campos Neto. O sistema de pagamento digital exigirá que os usuários incluam o Pix na carteira digital Google Wallet, para habilitar pagamentos por aproximação.
Em parceria com o Google, o Banco Central planeja um evento para divulgar a novidade, que já passou por testes piloto. Segundo Campos Neto, a implementação do Pix em carteiras digitais está aberta para outras empresas tecnológicas interessadas. “É aberto para qualquer um”, destacou ele.
Ele também compartilhou dados sobre o impacto do Pix na inclusão financeira, e frisou que a plataforma já atraiu 71,5 milhões de novos usuários. O presidente do BC reiterou a importância da tecnologia como vetor de democratização econômica: “A tecnologia é o maior instrumento de democratização que existe no mundo”.
Campos Neto defendeu que todos os governos instituam um ministério focado na integração de tecnologias aos serviços públicos, para garantir qualidade a custos reduzidos. Segundo ele, essa proposta é essencial para o avanço da agenda de inovações financeiras e para a melhoria de serviços públicos em diversas áreas.
Ele destacou também a tecnologia Drex, a moeda digital do BC, e explicou que é baseado na tokenização de depósitos, diferentemente das moedas digitais emitidas diretamente pelos bancos centrais, que, segundo ele, enfrentam o risco de desintermediação bancária.
“O problema deste tipo de moeda é que, quando você a converte muito, você gera uma desintermediação dos balanços dos bancos, que é um problema que ninguém conseguiu resolver neste formato. Lembrando que isso gera muitas vantagens porque, por exemplo, a regulamentação é muito mais fácil, porque já temos a regulamentação de depósitos”, acrescentou.
Ele também destacou a estrutura de marketplace financeiro que o Drex possibilitará. “No final de 2025, vai ter alguns agregadores, alguns super apps… onde você não mais terá um app ligado a banco. Você vai ter seus dados centralizados ali e começará com uma experiência que eu acho que é muito mais rica”, disse, referindo-se à possibilidade de utilizar diferentes instituições para pagamentos e acesso a crédito, com ajuda de inteligência artificial.
Em relação à governança global de sistemas de pagamentos instantâneos, Campos Neto mencionou que o G20 discute uma taxonomia para interligar essas redes. “Vai ter uma taxonomia, com algumas regras, e quem quiser aproveitar isso, vai ter que entrar na taxonomia”, disse ele, mencionando que as diferenças de governança entre países representam um desafio para essa integração.
Para o presidente do BC, uma governança única é necessária para que esses sistemas possam funcionar em rede. Ele reforçou ainda que o Pix trouxe inclusão financeira sem precedentes ao Brasil, com até 240 milhões de transações diárias: “Nenhum outro país atingiu esta penetração”.
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Maior evento pet do Nordeste acontece em Salvador em maio
Negócios
Dieese aponta que 70% dos reajustes de outubro superaram a inflação
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Setur-BA promove evento em São Paulo para atrair turistas para verão
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe