header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Jerônimo diz que nova rota Paris-Salvador servirá de porta de entrada para Europa, Ásia e África

Jerônimo diz que nova rota Paris-Salvador servirá de porta de entrada para Europa, Ásia e África

Jerônimo diz que nova rota Paris-Salvador servirá de porta de entrada para Europa, Ásia e África
Voos serão operados, a partir do dia 28 de outubro, pela Air France em parceria com a Gol

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, na manhã desta terça-feira (18), que a nova rota Paris-Salvador, que será operada pela companhia Air France em parceria com a Gol Linhas Aéreas a partir do dia 28 de outubro, vão servir de porta de entrada para outras cidades na Europa, Ásia e África. A declaração foi dada durante encontro, na capital baiana, com o diretor-geral da Air France na América do Sul, Manuel Flahaut, e os representantes da Gol, Alberto Fajerman e Renata Fonseca.   

“Temos interesses juntos, mas com posições diferentes. É claro que a posição das empresas é fazer negócios, é responder a seus investidores. No caso da gente do Estado, é garantia. Esse destino Bahia-Europa não limita apenas a Paris, França, é uma porta de entrada tanto para a Europa quanto para a Ásia, para a China. Então, nós abrimos possibilidades. Mesmo que a gente tenha interesse em dialogar com o trade de turismo, restaurantes, bares, hotéis, casas de churros, nós temos o interesse de negócios”, disse Jerônimo ao Portal M!.

A capital baiana será o quinto destino da companhia francesa no Brasil. Hoje, já opera em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belém. Segundo Manuel Flahaut, a intenção da Air France é apresentar um investimento de longo prazo, “não é abrir alguns meses e parar de operar”, é realmente poder continuar no futuro.

“Para nós, para a França, é um investimento muito significativo, não é todos os dias que abrimos uma nova rota, acho que a última vez no Brasil foi em 2017, quando abrimos a Fortaleza. Já passaram 7 anos e estou muito feliz de agora poder anunciar uma nova rota aqui no Brasil, é a quinta que vamos operar para a France Element. A ambição é só o início e então, nosso primeiro objetivo é rentabilizar esse investimento. Para isso, é trabalhar em conjunto, como o governo da Bahia, com os nossos parceiros da Gol, para fazer de Salvador um ponto de entrada que possa beneficiar todos os clientes que vêm do Centro, do Nordeste, que hoje têm que passar por São Paulo, pelo Rio, para conectar para Paris”.

De acordo com o diretor da companhia francesa, Salvador possui uma localização mais estratégica que vai evitar esse desvio. “Está localizada 15% mais perto de Paris ou da Europa que Rio de Janeiro, 18% mais perto que São Paulo. Então, esse tempo ganhado, acho que é muito importante para os clientes brasileiros, não só aqui de Salvador, mas do interior de Paris. Essa é uma boa ambição, é crescer no conjunto e fazer disso uma operação muito sólida para o futuro”.

A diretora de Relações Públicas da Gol, Renata Fonseca, afirmou que a Bahia “é um dos principais hubs” da companhia aérea e a empresa possui “uma parceria com a KLM France de mais de 10 anos”. “É uma parceria importante. Nós temos certeza que esse voo trará o turismo, que é muito importante para o país. Trará renda, mais possibilidades de comércio, e um aumento gigantesco de voos para o país e, principalmente, para a Bahia. Nós pretendemos criar outros voos dentro do Estado e com a ajuda do governador, do secretário de turismo, isso será possível”.

Negócios

Segundo o governador, além do turismo, o objetivo do Estado também é fazer parcerias na área de negócios com as companhias francesa e brasileira. Em entrevista ao Portal M!, Jerônimo relembrou que a “Bahia hoje, principalmente com a Europa, tem muito investidores, por exemplo, na área de energia renovável e essas pessoas vão e voltam constantemente para o turismo de negócios”.

“Da mesma forma, por exemplo, essa última ida do vice-presidente [Geraldo Alckmin] à China, inclusive, na companhia do ministro Rui Costa [Casa Civil], ministro da Agricultura [Carlos Fávaro], foram feitos negócios, por exemplo, para a exportação de café, de frutas e a Bahia é um grande exportador de frutas. Então, nós teremos aeronaves transportando produtos como a manga do Oeste, a uva da Chapada e assim por diante. É um voo que nos dá uma garantia de consistência dos negócios na Bahia. Claro que o turismo que os europeus gostam de fazer em todo o mundo, a Bahia com certeza será um ponto de visitação, mas também de chegada, porque daqui fica mais próximo para outros estados do Nordeste”, pontuou o petista.

Outro ponto destacado pelo governador foi discutir com Gol a possibilidade de ampliação de voos regionais no Estado, já que no período da pandemia, alguns foram desativados. No entanto, há um entrave, que é o alto custo de combustível no país, o que Jerônimo prometeu discutir o assunto com o governo federal e a Petrobras.

“O que couber a Bahia de infraestrutura, nós estamos fazendo. No dia 1º de julho, iremos a Porto Seguro entregar a pista, que por exigência da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], ampliamos para aeronaves maiores. Temos o receptivo do aeroporto de Ilhéus, que também já está pronto. Nós estamos fazendo, com a Seinfra [Secretaria Estadual de Infraestrutura], investimentos de preparação para voos regionais. Quem pousa aqui em Salvador pode tranquilamente se dirigir ao Oeste, ao Extremo-sul. Então, internamente, preparando para que a gente possa ter essa opção, é geração de renda e de emprego”, ressaltou ao Portal M!.

Leia também:

Governador se reúne com representantes da Air France em Salvador

Bahia amplia rota internacional com voos da Air France, entre Paris e Salvador, a partir de outubro

Air France vai operar voos diretos entre Salvador e Paris

Equipe M!
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política