Estreia de Pedro Córdova e Nanda Miguel na CasaCor explora brasilidade no Refúgio Folhas
Inspirado em Maria Bethânia, espaço promete ser um dos destaques do evento que acontece até 6 de novembro, no antigo Bahia Othon Palace

Os arquitetos Pedro Córdova e Nanda Miguel, de escritórios distintos, uniram forças para criar um espaço singular em sua estreia conjunta no maior evento de design e arquitetura do país, a CasaCor Bahia 2024. Em uma collab inédita, a dupla assina o ambiente Refúgio Folhas, um projeto que mergulha na arquitetura sensorial e imersiva, inspirado no álbum “Brasileirinho” de Maria Bethânia e nas essências da Avatim, marca parceira do espaço. Aberto ao público nesta última terça-feira (17), o evento acontece, até o dia 6 de novembro, no antigo Bahia Othon Palace, no bairro de Ondina, em Salvador.
O Refúgio Folhas é uma verdadeira homenagem à brasilidade, trazendo referências a elementos naturais como cores terrosas, madeira pau-ferro e uma vegetação abundante. O espaço se destaca não só por seu caráter sensorial, mas também pelas obras de arte e peças artesanais selecionadas, que dão destaque ao talento de artistas locais e reforçam o tema da ancestralidade, central na mostra deste ano.
Com um conceito centrado no respeito à natureza, o ambiente, um banheiro funcional, utiliza pedras naturais e um paisagismo exuberante. O mobiliário da Biasá Home, com enfoque em sustentabilidade, complementa o design, reforçando a conexão com a cultura e as tradições brasileiras. “Nosso objetivo foi criar um espaço que oferecesse uma experiência imersiva e sensorial. Sempre discutimos a importância de trazer esse tipo de abordagem para as mostras de arquitetura, e a CasaCor nos deu a oportunidade de colocar isso em prática”, comenta Pedro.
Segundo Córdova, a ancestralidade é o ponto chave do projeto. “Nanda sempre teve uma conexão forte com o álbum Brasileirinho de Maria Bethânia, e ao mergulhar nas letras e no que ele representa, me identifiquei profundamente. O álbum retrata a diversidade do Brasil de uma forma única, e isso me toca especialmente por conta da minha própria trajetória familiar, que mistura diferentes culturas e origens. Quando pensamos na curadoria de arte e decoração para o Refúgio Folhas, queríamos refletir essa diversidade, trazendo elementos como barro, cerâmica e madeira, em homenagem à pluralidade que compõe o Brasil”, reflete o arquiteto.
A participação na CasaCor Bahia tem um significado especial para Pedro Córdova. “A maior importância de participar da CasaCor Bahia para mim é o fato de poder expor a arquitetura que acredito, uma arquitetura de experiência sensorial, que só é realmente sentida ao vivo. Fotos e vídeos não transmitem toda essa profundidade. Quando o público pode vivenciar meu trabalho, isso reafirma meu compromisso com a ética da minha profissão e com o caminho que venho trilhando”, destaca Pedro, que recentemente deixou um cargo fixo em um renomado escritório de arquitetura para seguir carreira solo.
Para Nanda Miguel, o projeto marca um momento importante em sua trajetória profissional. “Nós somos dois escritórios com focos diferentes, eu em arquitetura comercial e Pedro em residencial, mas decidimos unir nossas ideias para criar um ambiente que vai além do usual. Sempre tive uma ligação forte com a moda e as artes, e a arquitetura é a forma que encontrei para expressar tudo isso. Participar da CasaCor é uma forma de validar o nosso trabalho, mostrar nossa identidade e promover a arquitetura de experiência”, comenta Nanda.
Leia também:
Daniela Mercury viraliza ao arremessar banco em show e recebe críticas por postura ‘desrespeitosa’ na abertura da CasaCor
Cátia Bacelar comemora aquecimento do mercado e homenageia Tatau na CasaCor
Mais Lidas
Negócios
Alta no preço do cacau impacta indústria de chocolates e Páscoa em 2025
Últimas Notícias

Governo anuncia antecipação do 13º do INSS; confira calendário e valores
Antecipação do pagamento foi solicitada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi

Felipe Neto diz ser candidato à Presidência da República: ‘esse não é um gesto de vaidade’
Influenciador declarou que pretende disputar cargo por possuir um 'enorme anseio de ser um guardião da verdade'

Prefeitura de Salvador entrega praça requalificada em Cajazeiras V com novos quiosques e área de lazer
Reforma inclui quiosques, academias, áreas infantis e iluminação em LED, trazendo mais segurança e lazer à comunidade

Sidônio diz que ministros também são responsáveis por queda de popularidade do governo Lula
Ministro destacou que nova campanha publicitária busca melhorar percepção do governo e que função é garantir que população tenha acesso às informações

Supremo cobra parecer da PGR sobre prisão de Jair Bolsonaro após ato no Rio
Despacho foi enviado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet

Andrezza Santos, Marisa Monte, Aila Menezes, Gerônimo, Alexandre Leão, Osba e mais; confira agenda do Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

BBB 25: Deborah Secco surpreende brothers, comanda dinâmicas e Renata vira alvo no ‘Queridômetro’
Participação da atriz ocorreu em celebração aos 60 anos da TV Globo

Presidente da Coelba rebate críticas e reforça investimentos bilionários na Bahia: ‘Temos prestado contas’
Thiago Guth afirmou que empresa mantém diálogo constante com as autoridades baianas

Carlos Falcão diz que gargalos estruturais e burocráticos são desafios para o desenvolvimento econômico da Bahia
Empresário ponderou que desafios logísticos ainda precisam ser resolvidos para garantir potencial industrial baiano

Luiz Caetano diz que ACM Neto está ‘muito nervoso’ e afirma que vitória em Camaçari foi ‘sinalização’ para 2026
Segundo petista, quem mais critica ex-prefeito de Salvador são ex-aliados