Estreia de Pedro Córdova e Nanda Miguel na CasaCor explora brasilidade no Refúgio Folhas
Inspirado em Maria Bethânia, espaço promete ser um dos destaques do evento que acontece até 6 de novembro, no antigo Bahia Othon Palace
Os arquitetos Pedro Córdova e Nanda Miguel, de escritórios distintos, uniram forças para criar um espaço singular em sua estreia conjunta no maior evento de design e arquitetura do país, a CasaCor Bahia 2024. Em uma collab inédita, a dupla assina o ambiente Refúgio Folhas, um projeto que mergulha na arquitetura sensorial e imersiva, inspirado no álbum “Brasileirinho” de Maria Bethânia e nas essências da Avatim, marca parceira do espaço. Aberto ao público nesta última terça-feira (17), o evento acontece, até o dia 6 de novembro, no antigo Bahia Othon Palace, no bairro de Ondina, em Salvador.
O Refúgio Folhas é uma verdadeira homenagem à brasilidade, trazendo referências a elementos naturais como cores terrosas, madeira pau-ferro e uma vegetação abundante. O espaço se destaca não só por seu caráter sensorial, mas também pelas obras de arte e peças artesanais selecionadas, que dão destaque ao talento de artistas locais e reforçam o tema da ancestralidade, central na mostra deste ano.
Com um conceito centrado no respeito à natureza, o ambiente, um banheiro funcional, utiliza pedras naturais e um paisagismo exuberante. O mobiliário da Biasá Home, com enfoque em sustentabilidade, complementa o design, reforçando a conexão com a cultura e as tradições brasileiras. “Nosso objetivo foi criar um espaço que oferecesse uma experiência imersiva e sensorial. Sempre discutimos a importância de trazer esse tipo de abordagem para as mostras de arquitetura, e a CasaCor nos deu a oportunidade de colocar isso em prática”, comenta Pedro.
Segundo Córdova, a ancestralidade é o ponto chave do projeto. “Nanda sempre teve uma conexão forte com o álbum Brasileirinho de Maria Bethânia, e ao mergulhar nas letras e no que ele representa, me identifiquei profundamente. O álbum retrata a diversidade do Brasil de uma forma única, e isso me toca especialmente por conta da minha própria trajetória familiar, que mistura diferentes culturas e origens. Quando pensamos na curadoria de arte e decoração para o Refúgio Folhas, queríamos refletir essa diversidade, trazendo elementos como barro, cerâmica e madeira, em homenagem à pluralidade que compõe o Brasil”, reflete o arquiteto.
A participação na CasaCor Bahia tem um significado especial para Pedro Córdova. “A maior importância de participar da CasaCor Bahia para mim é o fato de poder expor a arquitetura que acredito, uma arquitetura de experiência sensorial, que só é realmente sentida ao vivo. Fotos e vídeos não transmitem toda essa profundidade. Quando o público pode vivenciar meu trabalho, isso reafirma meu compromisso com a ética da minha profissão e com o caminho que venho trilhando”, destaca Pedro, que recentemente deixou um cargo fixo em um renomado escritório de arquitetura para seguir carreira solo.
Para Nanda Miguel, o projeto marca um momento importante em sua trajetória profissional. “Nós somos dois escritórios com focos diferentes, eu em arquitetura comercial e Pedro em residencial, mas decidimos unir nossas ideias para criar um ambiente que vai além do usual. Sempre tive uma ligação forte com a moda e as artes, e a arquitetura é a forma que encontrei para expressar tudo isso. Participar da CasaCor é uma forma de validar o nosso trabalho, mostrar nossa identidade e promover a arquitetura de experiência”, comenta Nanda.
Leia também:
Daniela Mercury viraliza ao arremessar banco em show e recebe críticas por postura ‘desrespeitosa’ na abertura da CasaCor
Cátia Bacelar comemora aquecimento do mercado e homenageia Tatau na CasaCor
Mais Lidas
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
Negócios
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
O custo do Verão: quanto Salvador ganha e quanto paga pela alta temporada
Últimas Notícias
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas