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EngenhoNovo revela estudo inédito sobre comportamento humano e marketing H2H em Salvador

Pesquisa abrange quatro setores e explora novas oportunidades de conexão com o público em Salvador

Na manhã desta quarta-feira (04), a agência Engenhonovo realizou um encontro no restaurante Barbacoa, reunindo clientes, parceiros e imprensa para apresentar insights de um estudo inédito sobre o comportamento humano, com foco na população soteropolitana.

O levantamento, que também inclui dados secundários e uma ampla compreensão sobre o marketing H2H (Human to Human), abordagem contemporânea criada pelo renomado mercadólogo Phillip Kotler, foi desenvolvido em parceria com a Youpper e abrangeu quatro setores: saúde, mercado imobiliário, educação e automóveis. Ao todo, a pesquisa contou com mais de 700 entrevistas com indivíduos de diferentes idades e classes socioeconômicas, além de 5 grupos focais.

O estudo ofereceu uma análise detalhada baseada nos princípios do Marketing H2H, aprofundando como as empresas devem criar conexões significativas com os stakeholders, indo além da tradicional estratificação socioeconômica. Esta abordagem busca compreender as histórias, vivências e realidades sociais e emocionais que moldam cada indivíduo, oferecendo uma visão mais completa e humana do público-alvo.

Entre as diversas oportunidades identificadas, a pesquisa destacou insights valiosos para o mercado soteropolitano, como a crescente demanda por novos empreendimentos imobiliários próximos a Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Além disso, o estudo segmentou a população de Salvador em diferentes grupos, como os jovens engajados, periféricos e urbanos, que clamam por mais oportunidades de emprego, acesso à educação de qualidade, diversidade, e maior incentivo à cultura e economia criativa.

Os adultos soteropolitanos, por sua vez, foram agrupados em três segmentos principais: adultos estabelecidos, empreendedores e trabalhadores. Esses grupos expressam uma forte demanda por saúde e bem-estar, estabilidade socioeconômica e mais segurança, refletindo a preocupação com a crescente violência em Salvador.

Em relação aos idosos de Salvador, o estudo identificou dois principais clusters: o grupo de indivíduos com necessidades especiais, que exigem maior acessibilidade, e um grupo de idosos economicamente ativos, que compõem a chamada “economia prateada” e apresentam um elevado potencial de consumo. Esse último grupo valoriza a preservação do patrimônio cultural da cidade, bem como a oferta de serviços adaptados às suas necessidades e a segurança urbana.

Fernando Passos, sócio fundador da Engenhonovo, destacou a busca contínua da agência por inovação ao longo de suas mais de quatro décadas de atuação: “Somos inquietos em perceber o que está acontecendo. Por isso visitamos agências em Nova York e outras cidades para entender as inovações no setor. Todo esse esforço é fruto da nossa eterna busca por compreender o mundo e as pessoas, ampliando nosso maior potencial para nossos clientes: a Inteligência Engenho”.

Bartira Pereira, também sócia da Engenhonovo, complementou: “Fernando sempre diz que cada campanha deve ser única. Assim, motivados pelo constante interesse sobre quem são os consumidores dos nossos clientes, realizamos esta pesquisa para entender suas decisões de compra atuais. A partir dos dados obtidos, desenvolvemos uma análise rica que servirá como base para as novas estratégias que iremos implementar com nossos clientes”.

O evento foi finalizado com uma apresentação inspiradora do maestro Carlos Prazeres e seu quinteto de cordas, criando uma analogia entre as complexidades e harmonias de uma orquestra e as da sociedade.

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