Bares e restaurantes registram crescimento de 0,4% em julho, mostra pesquisa da Abrasel
Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor registrou queda de 0,9%
Divulgação/Abrasel
As vendas em bares e restaurantes cresceram 0,4% em julho, segundo o Índice Abrasel-Stone, relatório mensal, divulgado nesta terça-feira (19), pela Stone em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor registrou queda de 0,9%, refletindo a manutenção de desafios econômicos para o segmento de alimentação fora do lar.
O índice acompanha a movimentação do setor em 24 estados e é baseado em dados transacionais da Stone. O indicador oferece uma visão detalhada da variação das vendas, permitindo que empreendedores ajustem estratégias e planejem decisões mais assertivas frente às oscilações do mercado.
Impacto das férias e contexto econômico
Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, as férias escolares foram responsáveis por proporcionar um bom movimento, principalmente às cidades mais turísticas. “Mas, mesmo os centros urbanos mantiveram um nível de consumo positivo. O resultado do mês é animador e traz boa expectativa para o segundo semestre”, disse.
Já o economista e pesquisador da Stone, Guilherme Freitas, destacou que o crescimento de julho representa um alívio pontual para o setor.
“Após a queda expressiva registrada em junho, o setor de bares e restaurantes voltou a crescer em julho, impulsionado, em parte, pelo avanço do mercado de trabalho e pela queda na taxa de desemprego”, disse.
Apesar disso, o economista enfatizou que o ritmo mais moderado na geração de empregos, aliado ao alto comprometimento da renda das famílias com dívidas e à inflação ainda elevada no segmento de alimentação fora do domicílio, tem mantido a pressão sobre o consumo. “Esse conjunto de fatores indica que a recuperação deve ser gradual e requer atenção, especialmente para negócios que dependem diretamente do poder de compra dos consumidores”.
Sete estados registram aumento na venda anual; Bahia tem queda
Dos 24 estados monitorados pelo índice, sete registraram crescimento anual nas vendas de bares e restaurantes: Rio Grande do Norte e Maranhão (3,3%), Piauí (2,7%), Paraná e São Paulo (1%), Goiás (0,3%) e Roraima (0,1%).
Entre os estados com desempenho negativo, as maiores quedas foram registradas no Pará (6,8%), Tocantins (5,9%), Mato Grosso (5,6%), Alagoas (5%) e Bahia (4,8%). Outros estados com retração incluem Rondônia (3,4%), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (2,9%), Pernambuco (2,8%), Paraíba e Minas Gerais (2,3%), Rio de Janeiro (2,1%), Espírito Santo (1,3%), Mato Grosso do Sul (0,6%), Ceará (0,5%) e Amazonas (0,4%). Sergipe manteve estabilidade, com 0% de variação.
Disponibilidade e utilidade do índice
O Índice Abrasel-Stone está disponível no site da Abrasel e no hub de conteúdo da Stone. Ele fornece recortes mensais e sazonais, considerando diferentes portes de negócios e regiões, oferecendo uma visão abrangente do desempenho do setor gastronômico.
O estudo foi desenvolvido para fornecer informações confiáveis que apoiem bares, restaurantes e outros estabelecimentos na definição de estratégias e na tomada de decisão. A metodologia baseada em transações financeiras permite que os dados representem com precisão a movimentação do setor em todo o país.
A Abrasel é uma associação empresarial que representa o setor de alimentação fora do lar, com foco em simplificar o empreendedorismo e fortalecer o mercado brasileiro. A organização atua na defesa de interesses de bares, restaurantes e estabelecimentos similares, promovendo capacitação e informação.
A Stone é uma empresa de tecnologia financeira que oferece soluções completas para empreendedores, apoiando a gestão de negócios e o aumento de vendas. Com presença em todo o Brasil, a companhia mantém relacionamento próximo e personalizado com os lojistas atendidos, contribuindo para o desenvolvimento do setor.
Mais Lidas
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
Negócios
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
O custo do Verão: quanto Salvador ganha e quanto paga pela alta temporada
Últimas Notícias
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad