Banco Central divulga ata do Copom que aumenta taxa de juros para 10,75
A decisão está alinhada com as expectativas do mercado financeiro
O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (24) a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), na qual a taxa básica de juros foi elevada em 0,25 ponto percentual, passando para 10,75%.
A decisão, unânime, está alinhada às expectativas do mercado financeiro, que já projetava esse aumento, dado que a Selic estava em 10,5% ao ano.
O documento, que será disponibilizado às 7h, trará mais detalhes sobre as discussões da reunião e as perspectivas do BC para os próximos meses.
A partir da reunião, o BC anunciou nesta quinta-feira (26) as primeiras projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024.
De acordo com o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de setembro, a expectativa é de uma expansão de 3,2% para o próximo ano, enquanto o crescimento projetado para 2025 é de 2,0%.
Segundo o documento, essa expansão será distribuída entre os três setores da economia: espera-se um aumento de 2,0% na agropecuária, 2,4% na indústria e 1,9% nos serviços.
O BC acredita que essa evolução será impulsionada por um crescimento de 2,2% no consumo das famílias e de 2,0% no consumo do governo, além de uma elevação de 2,0% na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF).
Atualizações para 2024
Além disso, o BC revisou sua projeção de crescimento do PIB para 2024, aumentando-a de 2,3% para 3,2%. Na perspectiva da oferta, houve um aumento nas expectativas de crescimento dos serviços, de 2,4% para 3,2%, e na indústria, de 2,7% para 3,5%. A estimativa para a agropecuária, que era negativa em -2,0%, foi revisada para -1,6%.
Na análise da demanda, o BC elevou a projeção de crescimento do consumo das famílias de 3,5% para 4,5%, enquanto a estimativa para o consumo do governo passou de 1,8% para 2,7%. A previsão para a FBCF também foi ajustada, subindo de 4,5% para 5,5%.
As projeções de crescimento das exportações também foram atualizadas, de 0,5% para 3,2%, e as importações passaram de 6,0% para 11,3%. A mediana do mais recente relatório Focus sugere um crescimento de 3,0% para o PIB em 2024, enquanto o Ministério da Fazenda estima uma expansão um pouco mais intensa, de 3,2%.
Inflação Acumulada
As projeções do BC indicam que a inflação brasileira deve somar 1,42% entre setembro e dezembro, em comparação a 1,03% no acumulado de maio a agosto. As estimativas mensais do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foram divulgadas no RTI.
O BC espera que o IPCA alcance 0,57% em setembro, 0,36% em outubro, 0,04% em novembro e 0,44% em dezembro. Com isso, a inflação acumulada em 12 meses chegaria a 4,56% em setembro, subindo para 4,69% em outubro, e depois caindo para 4,43% em novembro e 4,31% em dezembro.
“Nos próximos meses, a inflação acumulada em 12 meses deve permanecer próxima ao limite superior do intervalo de tolerância, em meio a taxas mais elevadas”, afirma o BC. “A principal contribuição para a alta da inflação mensal deve vir da variação positiva dos preços de alimentação no domicílio, que caíram significativamente no trimestre encerrado em agosto.”
O BC também alerta que a sazonalidade desfavorável e uma possível restrição de oferta devido ao clima seco podem pressionar os preços de alimentos. Além disso, uma aceleração da inflação nos serviços é esperada, principalmente em função das passagens aéreas.
Projeção de Crescimento do Crédito
O Banco Central também revisou a projeção de crescimento do saldo total de crédito no Brasil para 2024, aumentando-a de 10,8% para 11,1%. Para 2025, a expectativa é de um aumento de 10,3%.
A previsão de aumento no saldo de operações de crédito para pessoas físicas passou de 11,0% para 12,0%, enquanto para empresas a projeção foi reduzida de 10,5% para 9,7%. Para 2025, as previsões são de 10,8% para pessoas físicas e 9,5% para empresas.
A projeção de crescimento do crédito livre foi elevada de 10,0% para 10,5%, incorporando uma alta na estimativa para pessoas físicas (de 11,5% para 12,0%) e um avanço para empresas (de 8,0% para 8,5%). Para 2025, o saldo no crédito livre deve ser ampliado em 10,2%.
No que se refere ao crédito direcionado, a estimativa de crescimento do saldo permanece em 12,0% para 2024, com revisões na categoria de pessoa física (de 10,5% para 12,0%) e jurídica (de 15,0% para 12,0%).
Leia também:
Governo propõe aumento de penas para incêndios florestais no país
Apostas Online: ANJL antecipa proibição do uso de cartão de crédito para 1º de outubro
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Maior evento pet do Nordeste acontece em Salvador em maio
Negócios
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
Alta da Selic reflete necessidade de controle inflacionário, afirma Copom
Lucro do BNDES cresce 31,4% e alcança R$ 19 bilhões até setembro
Últimas Notícias
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro
Ataque ao STF evidencia tentativa de desestabilização democrática, diz Barroso
Ministro Gilmar Mendes associa ataques à desinformação e discurso de ódio
Grupo de empresários da saúde participa de summit em Lisboa
Evento reúne líderes e promove networking para fortalecer inovação na saúde
Minha Casa Minha Vida pode alcançar 2,3 milhões de moradias até 2026, diz Jader Filho
Ministro das Cidades destaca avanço na meta do programa habitacional e fala sobre responsabilidade fiscal em possível corte de gastos
PRF intensifica fiscalização e uso de câmeras inteligentes nas rodovias baianas durante feriadão
Mais de 500 mil veículos devem circular pelas estradas da Bahia no feriado prolongado
Lula discute atentado com ministros, defende apuração rigorosa, mas não deve se pronunciar
Presidente não se encontrava no Palácio do Planalto no momento da explosão
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Ação da PM reforça segurança pública e reafirma o combate à criminalidade no estado
Festival de Verão Salvador 2025 confirma novas atrações e promete diversidade musical
Evento acontece nos dias 25 e 26 de janeiro no Parque de Exposições da capital baiana
Lady Gaga integra o elenco da nova temporada de Wandinha na Netflix
Cantora se junta a outros astros na série, que ainda não tem data de estreia confirmada