Gripe aviária: 450 toneladas de ovos são descartadas após foco em granja do Sul do país

Ministério da Agricultura esclareceu que não há evidência de contaminação nos ovos identificados, mas reforçou que todas ações de proteção estão em curso


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 18/05/2025 21:58 • Saúde
Gripe aviária: 450 toneladas de ovos são descartadas após foco em granja do Sul do país - Luiz Agner/IBGE

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o rastreamento de todos os ovos para incubação enviados pela granja onde foi registrado o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em plantel comercial no Brasil. O foco foi localizado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. As informações são da Agência Brasil.

Os ovos estavam destinados a incubatórios nos estados de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, e já foram adotadas as medidas sanitárias previstas no plano de contingência para influenza aviária e doença de Newcastle, entre elas, a destruição dos ovos rastreados.

O governo de Minas Gerais, por exemplo, determinou, no sábado (17), o descarte de 450 toneladas de ovos fecundados e de outros materiais envolvidos no transporte e armazenamento. A medida foi tomada de forma preventiva.

Segundo nota do governo mineiro, a ação “mostrou-se necessária para manter o controle sanitário, seguindo planos prévios para possíveis ocorrências do tipo, garantindo contenção e erradicação da doença e a manutenção da capacidade produtiva do setor”, informou em comunicado oficial.

O Mapa esclareceu que não há evidência de contaminação nos ovos identificados, mas reforçou que todas as ações de proteção estão em curso. “Adotamos todas as medidas necessárias para proteção da avicultura nacional”, informou o ministério.

O foco do vírus H5N1 em aves comerciais no Brasil foi confirmado na última semana, e desde então, diversos países suspenderam importações de produtos avícolas brasileiros.

“A doença não é transmitida pelo consumo de carne nem de ovos”, destacou o Mapa, ao informar que não há risco para o consumidor final.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que surtos da influenza aviária têm sido recorrentes desde 2006, com registros principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.

Impacto nas exportações: México suspende compra de produtos avícolas do Brasil

O México suspendeu temporariamente a importação de produtos avícolas do Brasil após o registro do foco de gripe aviária de alta patogenicidade em Montenegro. A medida foi comunicada pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do país.

Entre os produtos afetados estão a carne de frango, ovos férteis, vísceras para consumo humano, aves vivas, bem como matérias-primas utilizadas na fabricação de alimentos para pets. A suspensão também inclui aves canoras, ornamentais e de rapina.

De acordo com as autoridades mexicanas, a medida tem caráter preventivo e busca preservar a sanidade animal da indústria avícola local. A suspensão se deu após o México ser notificado, em 15 de maio, pelo Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica), órgão responsável pela vigilância sanitária no país.

“O México decidiu suspender a importação de produtos avícolas do Brasil enquanto recebe informações de saúde animal sobre a resposta ao surto”, explicou o governo mexicano.

A suspensão cumpre protocolos sanitários firmados com o Brasil, que preveem embargo total caso a gripe aviária seja detectada em plantéis comerciais.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o protocolo bilateral com a China também exige a suspensão das importações em casos como este.

“O protocolo com a China restringe a exportação de frango de todo o país em caso de gripe aviária. A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira”, explicou Fávaro.

Enquanto a União Europeia, Argentina, México e China impuseram restrições nacionais, Japão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita adotaram medidas regionais, restringindo apenas produtos do Rio Grande do Sul.

Com as sanções, o Brasil pode deixar de exportar entre US$ 100 milhões e US$ 200 milhões mensais, segundo estimativa do Ministério da Agricultura. Países como Coreia do Sul, África do Sul e Rússia também avaliam impor bloqueios com base em protocolos sanitários.

Apesar do impacto, o ministro reforçou que os embarques já realizados e em trânsito não serão bloqueados, o que pode mitigar os efeitos imediatos da medida.

“O sistema brasileiro é tão robusto e confiável que vários países passaram a trocar o protocolo, sabendo que o Brasil tem estrutura para fazer a contenção”, afirmou Fávaro.

O Ministério da Agricultura reiterou que não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango e ovos. O risco de infecção ocorre principalmente em situações de contato direto com aves vivas infectadas.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Saúde

Últimas Notícias

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior -
Cultura 24/06/2025 às 13:00

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior

Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios


Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia -
Internacional 24/06/2025 às 12:10

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia

Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia


Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração -
Cultura 24/06/2025 às 11:20

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração

Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local


Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local -
Cultura 24/06/2025 às 10:30

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local

Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar


Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina -
Cultura 24/06/2025 às 09:40

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina

Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró


Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro -
Política 24/06/2025 às 08:50

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro

Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto


Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié -
Cidades 24/06/2025 às 08:00

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié

Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia


Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação -
Política 24/06/2025 às 07:30

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação

Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula


STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS -
Política 24/06/2025 às 07:00

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS

Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos


Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe -
Política 23/06/2025 às 22:50

Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe

Ex-assessor de Jair Bolsonaro é réu na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022