Bahia Farm Show 2025 vai ser ‘histórica’, garante secretário de Agricultura

Em sua 19ª edição, feira será realizada de 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia


Vixe d-flex me-2
Héber Araújo e Otávio Queiroz 26/03/2025 11:36 Negócios
Bahia Farm Show 2025 vai ser ‘histórica’, garante secretário de Agricultura - Reprodução/Instagram @deputadotum

A Bahia Farm Show 2025 está prestes a se tornar a maior edição da história do evento, consolidando-se como um dos principais encontros do agronegócio no Brasil. É o que garante o secretário estadual da Agricultura (Seagri), Wallison Oliveira. Durante a apresentação do evento nesta quarta-feira (26), Tum, como é mais conhecido, afirmou que a feira promete impulsionar o setor com novas tecnologias, oportunidades de negócios e ampliação de mercados internacionais.

A Bahia Farm Show, uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, já comercializou 95% dos espaços para expositores em sua 19ª edição, que será realizada de 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Com o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, o evento busca impulsionar a inovação no agronegócio e fortalecer parcerias entre produtores rurais, empresas e instituições financeiras. Em 2024, a feira movimentou R$ 10,9 bilhões em negócios, consolidando-se como um dos principais eventos do setor no país e uma plataforma estratégica para a disseminação de novas tecnologias e boas práticas agrícolas.

Impacto do agronegócio na economia baiana

Para Tum, o evento tem uma grande relevância da feira para o setor e para a economia baiana. Segundo o secretário, a Matopiba, região que engloba o Estado com Maranhão, Tocantins, Piauí “tem um potencial de crescimento extraordinário e pode superar estados tradicionalmente fortes no agronegócio, como o Mato Grosso”.

“A Bahia Farm Show é uma vitrine do que a Bahia produz e também do Matopiba”, afirmou, referindo-se à região que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Segundo ele, o evento acontece em um momento estratégico, diante da atual conjuntura global, com reaquecimento do comércio exterior brasileiro e abertura de novos mercados. “A China está ampliando muito as relações comerciais, e o Brasil, desde o início do governo Lula, já abriu 346 novos mercados internacionais. A Bahia está inserida nessa expansão, fortalecendo suas relações comerciais com países como Índia e China”, ressaltou Oliveira.

O agronegócio desempenha um papel crucial na economia da Bahia, respondendo por aproximadamente 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Nos últimos 10 anos, a produção agropecuária cresceu 25%, reforçando sua posição como um dos motores econômicos da região. Segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o agronegócio representou 22,5% da economia baiana em 2024. O setor teve uma queda de 0,4% no valor real, mas também um aumento na participação do PIB estadual devido à valorização de produtos agropecuários. 

“Esse crescimento representa um aumento significativo na arrecadação do Estado, injetando recursos diretamente na economia e garantindo o desenvolvimento de diversas regiões”, afirmou Tum.

Diversificação agrícola

Além disso, ele destacou a diversificação da produção agrícola, citando cultivos como cacau e café, que atravessam um dos melhores momentos das últimas décadas. “Hoje, o cacau vive o melhor período dos últimos 40 anos, e o café também tem apresentado preços elevados e alto valor agregado nas exportações”.

A disponibilidade de recursos hídricos e a grande extensão de terras ainda não exploradas também colocam a Bahia como um dos estados com maior potencial de crescimento do agronegócio no Brasil. “Temos clima favorável, terras propícias para a agricultura e uma infraestrutura em constante melhoria. Isso nos dá uma vantagem estratégica para atrair investimentos e expandir ainda mais o setor”, enfatizou o secretário.

O que esperar da Bahia Farm Show 2025

A 19ª edição da Bahia Farm Show acontecerá, entre os dias 9 e 14 de junho, com uma programação diversificada, com destaque para inovações tecnológicas voltadas para o agronegócio. O evento será um palco para startups e empresas que apresentarão soluções em inteligência artificial, automação, energia renovável e agricultura de precisão.

“Teremos um espaço dedicado às inovações sustentáveis, com tecnologias que agregam valor a todas as etapas da cadeia produtiva, desde a produção e gestão de pessoas até a logística e comercialização da safra”, destacou Moisés Schmidt, presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Os visitantes também encontrarão uma infraestrutura aprimorada, com ruas asfaltadas, auditórios climatizados, pista de test drive para máquinas e equipamentos agrícolas, além de espaços de alimentação e entretenimento. Em 2024, a feira ocupou 246 mil metros quadrados, reuniu 434 empresas expositoras e apresentou mais de mil marcas de produtos e serviços.

Outras atrações incluem leilões de gado de corte, demonstrações de novas tecnologias, lançamentos de produtos, palestras, oficinas e treinamentos. Também haverá uma área destinada à comercialização de produtos da agricultura familiar, promovendo a inclusão de pequenos produtores no circuito econômico da feira.

A realização do evento é da Aiba, com apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e da Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba). Com o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, a feira reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor agropecuário, consolidando-se como um dos eventos mais importantes do calendário agro nacional.

Últimas Notícias

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos -
Política 01/04/2025 às 20:30

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos

Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM


Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia -
Política 01/04/2025 às 20:00

Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia

Ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, parlamentar disse que gestores municipais já tinham proximidade com governo antes mesmo da adesão


Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026 -
Cidades 01/04/2025 às 19:30

Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026

Encontro serviu para avaliar avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar planejamento das ações para os próximos anos


Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados -
Política 01/04/2025 às 19:00

Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados

Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior


Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT -
Política 01/04/2025 às 18:37

Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT

Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)


Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel -
Política 01/04/2025 às 18:00

Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel

Segundo levantamento, 49,6% dos entrevistados consideram governo Lula ruim ou péssimo


Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina -
Cultura 01/04/2025 às 17:29

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina

Anúncio foi feito durante 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália


Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica -
Coluna Ohh! 01/04/2025 às 16:59

Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica

Honraria foi concedida através de projeto de autoria da ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)


BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira -
BBB 25 01/04/2025 às 16:33

BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira

Tensão no BBB! Paredão desta semana pode mudar o jogo. Quem você quer eliminar?


Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário -
Política 01/04/2025 às 15:58

Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário

Barrozo substitui Wallison Tum, que ocupava o cargo até então