Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’
Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice
Reprodução/Instagram @franciscus
O Papa Francisco apareceu brevemente, neste domingo (20), na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para abençoar os fiéis durante as celebrações de Páscoa. A missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas a homilia foi preparada pelo próprio pontífice.
Papa redigiu Urbi et Orbi
Em recuperação de uma pneumonia que o deixou 37 dias internado entre fevereiro e março, Francisco, de 88 anos, foi ovacionado por milhares de pessoas na Praça de São Pedro ao surgir em sua cadeira de rodas, por volta do meio-dia no horário local (7h em Brasília). Ele acenou e desejou “Feliz Páscoa” antes de um assessor ler em voz alta a tradicional mensagem “Urbi et Orbi“, redigida pelo pontífice.
“Neste dia, gostaria que voltássemos a ter esperança e confiança nos outros e a ter esperança de que a paz é possível!“, pontua o papa na mensagem, lida por Mons. Diego Ravelli.
Francisco fez também um apelo por paz e desarmamento global. “Não é possível haver paz sem um verdadeiro desarmamento! A necessidade que cada povo sente de garantir a sua própria defesa não pode transformar-se numa corrida generalizada ao armamento”, destacou Francisco.
“Que o princípio da humanidade nunca deixe de ser o eixo do nosso agir quotidiano. Perante a crueldade dos conflitos que atingem civis indefesos, atacam escolas e hospitais e agentes humanitários, não podemos esquecer que não são atingidos alvos, mas pessoas com alma e dignidade“, completou.
Guerra em Gaza: críticas ao conflito e apelo ao Hamas
Francisco condenou a violência contra civis, escolas, hospitais e agentes humanitários, destacando a dignidade humana como valor central.
“Que o princípio da humanidade nunca deixe de ser o eixo do nosso agir quotidiano”, afirmou o pontífice, que classificou a situação em Gaza como “dramática e deplorável” e apelou diretamente ao grupo Hamas para que liberte os reféns que ainda mantém sob seu poder.
“Expresso minha proximidade aos sofrimentos… de todo o povo israelense e do povo palestino”, declarou Francisco, que também alertou para o crescimento do antissemitismo no mundo, chamando a atenção para a gravidade da situação humanitária.
“Faço um apelo às partes em conflito: declarem um cessar-fogo, libertem os reféns e venham ajudar um povo faminto que aspira a um futuro de paz”.
Em janeiro, o pontífice já havia chamado a ofensiva militar israelense de “muito séria e vergonhosa”.
Ver essa foto no Instagram
Conflito e declarações políticas
O conflito em Gaza foi iniciado após o ataque do Hamas ao sul de Israel, em 7 de outubro de 2023, que resultou em 1.200 mortos e 251 reféns, segundo autoridades israelenses. Em resposta, a ofensiva israelense já deixou mais de 51 mil palestinos mortos, conforme informações do Ministério da Saúde de Gaza, incluindo 1.600 mortes apenas no último mês.
Na semana anterior à mensagem de Páscoa, o Hamas rejeitou uma proposta israelense de trégua temporária, exigindo um acordo definitivo para encerrar a guerra. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou, neste último sábado (19), que ordenou o aumento da pressão militar contra o grupo palestino.
A Santa Sé tem adotado uma postura de condenação às ações militares de ambos os lados, reforçando os pedidos por negociações e respeito aos direitos humanos.
Encontro com autoridade dos EUA e agenda reduzida
Mais cedo, neste domingo (20), o papa se reuniu rapidamente com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que visitava a Itália. Segundo o Vaticano, o encontro teve “duração de alguns minutos”, com troca de saudações pascais.
Com a saúde ainda fragilizada, o pontífice tem restringido sua agenda pública. Na última Sexta-feira Santa, ele não participou da tradicional Via Crucis no Coliseu de Roma, uma das cerimônias mais simbólicas da Semana Santa cristã.
Papa mantém protagonismo mesmo com limitações
O Vaticano confirmou que a recuperação do papa continua sob supervisão médica e o retorno gradual às atividades está sendo feito com cautela, evitando esforços prolongados. A decisão de delegar partes da celebração pascal é parte do plano para preservar sua saúde.
Desde a alta hospitalar no dia 23 de março, Francisco tem se mantido recluso, focado em mensagens escritas e breves aparições em eventos-chave. A escolha de manter sua participação mesmo limitada na Páscoa visa reafirmar seu compromisso com os apelos por paz e justiça social.
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar