Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior ao lado de outros sete pontífices
Sepultamento ocorreu na manhã deste sábado, após o funeral celebrado na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Reprodução/X @VaticanNews
O papa Francisco escolheu ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, reforçando a ligação especial que manteve durante todo o seu pontificado com o templo mariano. O sepultamento ocorreu na manhã deste sábado, após o funeral celebrado na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Francisco é o oitavo papa a ser enterrado na basílica. Antes dele, segundo a Agência de Notícias Católicas (CNA), foram ali sepultados: Honório III (1226-1227), Nicolau IV (1288-1292), São Pio V (1566-1572), Sisto V (1585-1590), Clemente VIII (1592-1605), Paulo V (1605-1621) e Clemente IX (1667-1669). O último enterro de um papa no local ocorreu há mais de 350 anos.
Outro gesto semelhante havia sido feito por Leão XIII, que preferiu ser sepultado na Basílica de São João de Latrão, também em Roma, ao falecer em 1903.
Ligação especial com a basílica
Francisco desenvolveu uma relação profunda com a Basílica de Santa Maria Maior ao longo de seu pontificado. Costumava visitá-la antes e depois de viagens apostólicas para rezar diante da imagem da Salus Populi Romani, ícone mariano que representa a Virgem Maria com o Menino Jesus no colo.
Foi também a Santa Maria Maior que o pontífice argentino se dirigiu no seu primeiro dia como papa, em 2013. Devido a essa proximidade, Francisco deixou registrado em seu testamento, produzido em 2022, o desejo de ser sepultado ali, entre a Capela Paulina e a Capela Sforza.
“Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo”, escreveu o papa. Segundo o documento, a sepultura deveria ser “no chão, simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus”.
A Basílica informou, pelas redes sociais, que a lápide já foi instalada. Trata-se de uma laje de pedra liguriana, discreta, apenas com o nome “Francisco” gravado. Na parede frontal, foi colocada uma reprodução ampliada da cruz peitoral usada pelo pontífice.
Protocolo para o funeral
O funeral do papa Francisco seguiu um rigoroso protocolo de vestimentas e organização. De acordo com o manual da Santa Sé, divulgado pela agência italiana Ansa, homens tiveram que trajar terno escuro, gravata preta longa e botão preto na lapela. Já as mulheres precisaram vestir roupas pretas, preferencialmente longas, com véu na cabeça e luvas da mesma cor. Um colar de pérolas é o único acessório permitido.
O posicionamento das autoridades também segue uma ordem específica:
- A primeira fila foi ocupada pela delegação italiana e pela comitiva argentina, país natal de Francisco;
- A seguir, ficam os soberanos católicos e o grão-mestre da Ordem de Malta;
- Depois, os soberanos não católicos e herdeiros de tronos;
- Chefes de Estado se posicionam conforme a ordem alfabética em francês, língua oficial da diplomacia internacional;
- Autoridades civis ficarão à direita do caixão, de frente para a basílica;
- Cardeais alinhar-se-ão diante da entrada principal.
Estiveram presentes cerca de 50 chefes de Estado, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Donald Trump (EUA) e Javier Milei (Argentina), além de dez monarcas.
O cortejo pelas ruas de Roma
Após a cerimônia, o caixão de Francisco seguiu em cortejo por 5,5 km até a Basílica de Santa Maria Maior. O percurso foi planejado para passar por pontos emblemáticos de Roma, incluindo a Piazza Venezia e os Fóruns Imperiais, antes de alcançar a Via Merulana e a Praça de Santa Maria Maior.
Durante o trajeto, o cortejo passou diante de locais simbólicos como o Coliseu, tradicional cenário da Via Sacra nas celebrações da Sexta-feira Santa.
O caixão permaneceu visível em um veículo especial, seguido por um pequeno cortejo de carros com cardeais. Para garantir a segurança, ruas foram bloqueadas e barreiras instaladas ao longo do percurso.
Francisco, assim, se despede de Roma e do mundo de maneira simples, como desejava, encerrando seu pontificado próximo da imagem de Maria a quem tanto devotou seu ministério.
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital