ONU diz que doação de países ricos para adaptação climática ‘não é caridade’
Declaração foi dada durante abertura da COP29, no Azerbaijão, nesta segunda-feira
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, na manhã desta segunda-feira (11), que a doação de recursos de países ricos para que as nações em desenvolvimento façam a adaptação climática “não é caridade”. Na abertura da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), realizada em Baku, no Azerbaijão, o órgão se pronunciou em favor da união das nações para fornecer a transição para fontes de energia de menor impacto ambiental.
“Se países não conseguirem construir resiliência nas cadeias de suprimento, toda a economia global será colocada de joelhos. Nenhum país está imune. Agora é a hora de mostrar que a cooperação global não está em baixa. Está crescendo para este momento. Então, vamos avançar juntos”, afirmou Simon Stiell, secretário-executivo do Clima da ONU.
Ele ainda defendeu que que não basta a concordância dos países pelo financiamento. Com este cenário ambiental, o objetivo é trabalhar duro para mudar o sistema de financiamento global, dando o espaço fiscal que esses locais precisam “desesperadamente”. Além disso, o secretário apontou que a maioria dos paíse não conseguem bancar a redução de emissões de gases do efeito estufa, o que causa um “preço brutal” ao redor do mundo.
A meta estabelecida pelo Brasil, que será representado na reunião pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), foi de reduzir cerca de 67% das emissões de gases até o ano de 2035. Neste aspecto, a discussão da conferência visa chegar a um acordo para que os países em desenvolvimento recebam uma distribuição de verbas de nações ricas, porém sem causar endividamento.
“Vamos dispensar qualquer ideia de que financiamento climático é caridade. Uma ambiciosa nova meta climática é totalmente de interesse de todas as nações, incluindo as maiores e mais ricas”, complementou.
Até o momento, não houve um avanço significativo sobre este tópico. Portanto, alguns aspectos do “Novo Objetivo Coletivo Quantificado sobre Financiamento Climático” (NCQG na sigla em inglês) devem ser determinados. Assim, a secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ana Toni, listou as suas sugestões iniciais:
- O valor da doação, já que os estudos apontam a necessidade de US$ 1 trilhão, número dez vezes maior do que o acordado;
- Os aspectos metodológicos para verificar a atividade dos recursos aplicados;
- A lista dos países que terão recursos destinados
- A transparência dos mecanismos de pagamentos;
Inicialmente, o financiamento climático foi definido em um valor de U$ 100 bilhões anuais, segundo plano de 2009. Em 2015, no Acordo de Paris, este projeto foi reforçado, porém, há questionamentos sobre o pouco que foi feito. Por isso, a meta da ONU consiste em viabilizar o mercado internacional de créditos de carbono, como é discutido no artigo 6 do Acordo de Paris.
Simon Stiell ainda se diz otimista sobre as ações que devem conter a crise climática. Segundo ele, “mesmo com o aumento das temperaturas, a implementação dos nossos acordos pode puxá-las para baixo”. “Nosso trabalho é acelerar isso [a transição energética] e garantir que seus elevados benefícios sejam compartilhados com todos os países e pessoas”, afirmou.
COP29
A 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas desta segunda não contou com boa parte das lideranças mundiais. Apesar disso, após a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, o secretário-executivo da ONU prevê bons resultados das negociações.
“Nos últimos anos, demos importantes passos adiante. Não podemos deixar Baku sem um resultado substancial. Reconhecendo a importância desse momento, as partes devem agir de acordo”, relatou.
Em seu discurso, Stiell ainda complementou que “em tempos difíceis, contra as maiores dificuldades, eu não vou atrás de esperanças e sonhos”. “O que me inspira é a engenhosidade e a determinação humana, a nossa habilidade de ser derrubado e levantar de novo, e de novo, até que atinjamos nossos objetivos”.
Por fim, o secretário da ONU disse que ocasiões como a COP29 são oportunidades de resolver os problemas que aparecem ano após ano. Um deles, talvez um dos principais, seja o combate para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e criar medidas de proteger o meio ambiente.
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Internacional
Xi Jinping faz promessa sobre Trump em encontro com Biden
Joe Biden anuncia investimento de US$ 50 milhões para o Fundo Amazônia
Republicanos conquistam maioria no Congresso para governo Trump
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Rússia nega que Putin tenha discutido guerra na Ucrânia com Trump
Colômbia declara situação de desastre por inundações e seca
Últimas Notícias
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Evento reúne lideranças, filiados e simpatizantes na Sociedade Protetora dos Desvalidos
Neguinho deixa a Beija-Flor em 2025 após 50 anos de desfiles no carnaval carioca: ‘Chegou a minha hora’
Ele informou que passará a se dedicar integralmente à carreira de cantor
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
Competição terá estreia em abril e integra calendário de 50 corridas da marca
Silvio Santos Vem Aí: Leandro Hassun será protagonista em novo filme sobre criador do SBT
Filme começou a ser gravado em São Paulo na semana passada e promete trazer uma nova perspectiva sobre a carreira do apresentador
STF libera depoimentos sobre grampo ilegal na cela de Alberto Youssef na Lava Jato
Decisão foi tomada no âmbito de uma ação que questiona a responsabilidade do senador Sérgio Moro, ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Os dados foram apurados durante ações de agentes de segurança entre janeiro e novembro
Itapuã, Pituba e Pernambués concentram 14% da população de Salvador, afirma IBGE
Aumento populacional foi impulsionado por estrutura, serviços e lazer
Marcia Freire anuncia datas dos ensaios de Carnaval e revela turnê de verão pelo Nordeste
Cantora se apresenta em Salvador e fará uma turnê pelo Nordeste, além de ser uma das atrações principais do Réveillon em Porto de Galinhas (PE)
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Presidente do PT-BA havia argumentado contra possível candidatura à reeleição do senador
TRE-BA define data da diplomação dos eleitos em Salvador; saiba quando será
Justiça Eleitoral também determinou prazo para candidatos, partidos e coligações removam propagandas eleitorais do 2º turno