ONU diz que doação de países ricos para adaptação climática ‘não é caridade’

Declaração foi dada durante abertura da COP29, no Azerbaijão, nesta segunda-feira


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 11/11/2024 14:47 Internacional
ONU diz que doação de países ricos para adaptação climática ‘não é caridade’ - Divulgação/COP29

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, na manhã desta segunda-feira (11), que a doação de recursos de países ricos para que as nações em desenvolvimento façam a adaptação climática “não é caridade”. Na abertura da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), realizada em Baku, no Azerbaijão, o órgão se pronunciou em favor da união das nações para fornecer a transição para fontes de energia de menor impacto ambiental.

“Se países não conseguirem construir resiliência nas cadeias de suprimento, toda a economia global será colocada de joelhos. Nenhum país está imune. Agora é a hora de mostrar que a cooperação global não está em baixa. Está crescendo para este momento. Então, vamos avançar juntos”, afirmou Simon Stiell, secretário-executivo do Clima da ONU.

Ele ainda defendeu que que não basta a concordância dos países pelo financiamento. Com este cenário ambiental, o objetivo é trabalhar duro para mudar o sistema de financiamento global, dando o espaço fiscal que esses locais precisam “desesperadamente”. Além disso, o secretário apontou que a maioria dos paíse não conseguem bancar a redução de emissões de gases do efeito estufa, o que causa um “preço brutal” ao redor do mundo.

A meta estabelecida pelo Brasil, que será representado na reunião pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), foi de reduzir cerca de 67% das emissões de gases até o ano de 2035. Neste aspecto, a discussão da conferência visa chegar a um acordo para que os países em desenvolvimento recebam uma distribuição de verbas de nações ricas, porém sem causar endividamento.

“Vamos dispensar qualquer ideia de que financiamento climático é caridade. Uma ambiciosa nova meta climática é totalmente de interesse de todas as nações, incluindo as maiores e mais ricas”, complementou.

Até o momento, não houve um avanço significativo sobre este tópico. Portanto, alguns aspectos do “Novo Objetivo Coletivo Quantificado sobre Financiamento Climático” (NCQG na sigla em inglês) devem ser determinados. Assim, a secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ana Toni, listou as suas sugestões iniciais:

  1. O valor da doação, já que os estudos apontam a necessidade de US$ 1 trilhão, número dez vezes maior do que o acordado;
  2. Os aspectos metodológicos para verificar a atividade dos recursos aplicados;
  3. A lista dos países que terão recursos destinados
  4. A transparência dos mecanismos de pagamentos;

Inicialmente, o financiamento climático foi definido em um valor de U$ 100 bilhões anuais, segundo plano de 2009. Em 2015, no Acordo de Paris, este projeto foi reforçado, porém, há questionamentos sobre o pouco que foi feito. Por isso, a meta da ONU consiste em viabilizar o mercado internacional de créditos de carbono, como é discutido no artigo 6 do Acordo de Paris.

Simon Stiell ainda se diz otimista sobre as ações que devem conter a crise climática. Segundo ele, “mesmo com o aumento das temperaturas, a implementação dos nossos acordos pode puxá-las para baixo”. “Nosso trabalho é acelerar isso [a transição energética] e garantir que seus elevados benefícios sejam compartilhados com todos os países e pessoas”, afirmou.

COP29

A 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas desta segunda não contou com boa parte das lideranças mundiais. Apesar disso, após a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, o secretário-executivo da ONU prevê bons resultados das negociações.

“Nos últimos anos, demos importantes passos adiante. Não podemos deixar Baku sem um resultado substancial. Reconhecendo a importância desse momento, as partes devem agir de acordo”, relatou.

Em seu discurso, Stiell ainda complementou que “em tempos difíceis, contra as maiores dificuldades, eu não vou atrás de esperanças e sonhos”. “O que me inspira é a engenhosidade e a determinação humana, a nossa habilidade de ser derrubado e levantar de novo, e de novo, até que atinjamos nossos objetivos”.

Por fim, o secretário da ONU disse que ocasiões como a COP29 são oportunidades de resolver os problemas que aparecem ano após ano. Um deles, talvez um dos principais, seja o combate para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e criar medidas de proteger o meio ambiente.

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho -
Política 21/11/2024 às 17:00

PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho

Evento reúne lideranças, filiados e simpatizantes na Sociedade Protetora dos Desvalidos


Neguinho deixa a Beija-Flor em 2025 após 50 anos de desfiles no carnaval carioca: ‘Chegou a minha hora’ -
Cultura 21/11/2024 às 16:51

Neguinho deixa a Beija-Flor em 2025 após 50 anos de desfiles no carnaval carioca: ‘Chegou a minha hora’

Ele informou que passará a se dedicar integralmente à carreira de cantor


Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus -
Cidades 21/11/2024 às 16:30

Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus

Competição terá estreia em abril e integra calendário de 50 corridas da marca


Silvio Santos Vem Aí: Leandro Hassun será protagonista em novo filme sobre criador do SBT -
Cultura 21/11/2024 às 16:06

Silvio Santos Vem Aí: Leandro Hassun será protagonista em novo filme sobre criador do SBT

Filme começou a ser gravado em São Paulo na semana passada e promete trazer uma nova perspectiva sobre a carreira do apresentador


STF libera depoimentos sobre grampo ilegal na cela de Alberto Youssef na Lava Jato -
Política 21/11/2024 às 15:42

STF libera depoimentos sobre grampo ilegal na cela de Alberto Youssef na Lava Jato

Decisão foi tomada no âmbito de uma ação que questiona a responsabilidade do senador Sérgio Moro, ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba


SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis -
Cidades 21/11/2024 às 15:20

SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis

Os dados foram apurados durante ações de agentes de segurança entre janeiro e novembro


Itapuã, Pituba e Pernambués concentram 14% da população de Salvador, afirma IBGE -
Cidades 21/11/2024 às 14:48

Itapuã, Pituba e Pernambués concentram 14% da população de Salvador, afirma IBGE

Aumento populacional foi impulsionado por estrutura, serviços e lazer


Marcia Freire anuncia datas dos ensaios de Carnaval e revela turnê de verão pelo Nordeste -
Cultura 21/11/2024 às 14:27

Marcia Freire anuncia datas dos ensaios de Carnaval e revela turnê de verão pelo Nordeste

Cantora se apresenta em Salvador e fará uma turnê pelo Nordeste, além de ser uma das atrações principais do Réveillon em Porto de Galinhas (PE)


Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem -
Política 21/11/2024 às 14:06

Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem

Presidente do PT-BA havia argumentado contra possível candidatura à reeleição do senador


TRE-BA define data da diplomação dos eleitos em Salvador; saiba quando será -
Política 21/11/2024 às 13:43

TRE-BA define data da diplomação dos eleitos em Salvador; saiba quando será

Justiça Eleitoral também determinou prazo para candidatos, partidos e coligações removam propagandas eleitorais do 2º turno