Navio da Marinha do México colide com ponte em Nova York; acidente deixa dois mortos e 22 feridos
Embarcação de treinamento da Marinha mexicana colidiu com estrutura no Brooklyn; autoridades dos EUA apuram falha mecânica
YUKI IWAMURA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Um navio de treinamento da Marinha mexicana, identificado como Cuauhtémoc, colidiu com a ponte do Brooklyn, em Nova York, no último sábado (17). O impacto provocou a morte de duas pessoas, causou ferimentos em 22 pessoas, da quais 11 estão em estado grave, segundo confirmação da Prefeitura de Nova York e da polícia local. As informações são do G1.
Causas do acidente ainda estão sendo apuradas
A polícia informou que o Cuauhtémoc, com 277 pessoas a bordo, teria perdido energia durante uma manobra. A falha levou a embarcação a se chocar contra o pilar da ponte do lado do Brooklyn. As autoridades norte-americanas acreditam que problemas mecânicos e corte de energia foram os principais fatores que resultaram no acidente.
Testemunhas relataram cenas de desespero e confusão no momento da colisão. O morador local Nick Corso, que estava próximo à ponte, contou que a área entrou em pânico.
“Havia muitos gritos, alguns marinheiros pendurados nos mastros”, disse Corso à AFP.
Segundo a Guarda Costeira de Nova York, todos os três mastros do navio foram perdidos com o impacto. As imagens registradas mostram os mastros cortando a estrutura da ponte enquanto o navio passava sob ela. Tripulantes estavam posicionados sobre os mastros, que se romperam e caíram sobre o convés. Nenhum ocupante foi lançado à água, e todos os membros da tripulação foram contabilizados.
Reações oficiais e medidas após a colisão
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA anunciou o envio de uma equipe de investigadores ao local do acidente ainda no domingo. O objetivo é determinar com precisão as causas da colisão. A embarcação foi rebocada da região após o ocorrido.
O secretário da Marinha do México, Almirante Raymundo Pedro Morales Ángeles, afirmou em comunicado que a marinha está em contato com as famílias das vítimas e prometeu uma investigação transparente. Ele também agradeceu aos serviços de emergência nova-iorquinos que atuaram no socorro às vítimas.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, lamentou as mortes.
“Estamos profundamente tristes pela perda de dois membros da tripulação no acidente”, escreveu a presidente nas redes sociais.
O prefeito de Nova York, Eric Adams, também se pronunciou confirmando o número de mortos e o estado grave de dois feridos.
Histórico e missão do navio Cuauhtémoc
O Cuauhtémoc é um navio de treinamento da Marinha mexicana, em operação desde 1982, com 91 metros de comprimento e 12 metros de largura. Todos os anos, ele parte em viagens internacionais como parte do programa de formação dos cadetes da Escola Naval Militar.
Neste ano, o navio deixou o porto de Acapulco, no México, em 6 de abril, com destino à Islândia, dentro de uma turnê global. A parada em Nova York fazia parte do itinerário da missão de formação.
A estrutura da ponte do Brooklyn, conforme o Departamento de Transportes de Nova York, oferece um espaço livre de 135 pés (41 metros). O mastro principal do Cuauhtémoc possuía 48,2 metros de altura, segundo a Marinha mexicana. Ainda não está claro se a altura do mastro ou outros fatores estruturais contribuíram para a colisão.
Serviços de resgate atuaram sob caos e trânsito congestionado
O acidente gerou uma resposta imediata dos serviços de emergência. O operador Kelvin Flores, que trabalhava nas proximidades afirmou que “havia muita comoção e caos, carros de bombeiros e policiais tentando chegar ao local, mas com as ruas congestionadas”.
Ele completou dizendo que testemunhou o transporte de vítimas: “Pessoas carregando macas… estavam tentando tirar os feridos de lá”.
A multidão que acompanhava a passagem do navio fugiu da beira da água no momento do impacto. Segundo as autoridades, a área foi rapidamente isolada para facilitar o socorro e a remoção da embarcação.
Confira o momento do acidente:
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva