Campanha Maio Laranja alerta sobre violação de direitos de crianças com ações no metrô de Salvador
Programação incluiu distribuição de material informativo e contação de histórias com foco na proteção infantil

As estações do metrô de Salvador foram incluídas nas ações do Maio Laranja, campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta quinta-feira (15), a Estação Rodoviária recebeu atividades educativas para alertar a população sobre o tema.
Campanha realiza atividades em locais de grande circulação
A mobilização na estação faz parte de uma parceria entre a CCR Metrô Bahia e a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). A programação incluiu distribuição de material informativo, contação de histórias com foco na proteção infantil e a presença dos mascotes Lulu Alerta e Ursinho Atento, que representam a campanha estadual.
Ações continuam na Estação Acesso Norte
A programação do Maio Laranja segue nesta sexta-feira (16), na Estação Acesso Norte. A proposta é ampliar a visibilidade da campanha e engajar mais pessoas na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Campanha incentiva diálogo e fortalecimento da rede de proteção
Segundo a superintendente de Assistência Social da Seades, Leísa Mendes, a campanha amplia o debate e fortalece os canais de proteção. “Mais do que uma data, o mês de maio é um chamado à sociedade para estar atenta e atuante. As ações educativas como esta contribuem para romper o silêncio e gerar conhecimento sobre os sinais de violência e como denunciar”, afirmou.
Ela ressalta que promover ações presenciais em espaços públicos como o metrô torna o tema mais acessível e ajuda a estimular o engajamento social.
Mobilização alcança diferentes regiões da Bahia
Além das ações nas estações, a programação do Maio Laranja inclui atividades em outras regiões da Bahia. Estão previstas ações em redes sociais, eventos presenciais, agendas em cidades do interior e envolvimento de prefeituras, conselhos de direitos e equipamentos da rede socioassistencial.
A mobilização estadual visa promover maior visibilidade ao tema e reforçar a importância de proteger os direitos de crianças e adolescentes. A campanha busca consolidar uma cultura de responsabilidade coletiva e prevenção à violência.
Campanha destaca o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual
O Maio Laranja tem como referência o 18 de maio, data do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha existe há 25 anos e transformou o mês em um período de mobilização nacional para alertar sobre o problema e promover ações de prevenção e denúncia.
Origem do 18 de maio
A escolha da data lembra o caso da menina Araceli, morta aos 8 anos em 1973, no Espírito Santo. Ela foi drogada, estuprada e assassinada por jovens de classe média. O caso permanece como símbolo da violência contra crianças e adolescentes no Brasil.
Dados sobre violência sexual infantil no país
Segundo dados do Fórum Nacional de Segurança Pública, ocorre um estupro a cada seis minutos no Brasil. Em mais de 80% dos casos, as vítimas são meninas negras. Os impactos ultrapassam o físico e comprometem o desenvolvimento emocional e social das vítimas.
O Maio Laranja reforça o papel da sociedade na identificação e denúncia de casos, além de estimular o fortalecimento de uma cultura de cuidado com a infância e a adolescência.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira
Instituto baiano entra para a maior rede de sustentabilidade do mundo
Últimas Notícias

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira
Chuvas fortes, ventos e risco de alagamentos motivam alerta para Salvador e outras 90 cidades até o início da próxima semana

Morre cantora Sol, rival de Gretchen nos anos 1980, aos 59 anos em São Paulo
Artista fez sucesso nos anos 80 e viveu no Japão por 20 anos

Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Trump assistiu ao jogo ao lado da esposa Melania e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A presença do ex-presidente exigiu esquema especial de segurança no estádio

Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Entrega no Residencial Vitória da União marca retomada de obras paralisadas desde 2017 e reforça parceria entre governos federal e estadual

Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
Ex-presidente vinculou tarifa de 50% aplicada por Trump a valores ideológicos e liberdade

Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas
Cardiologista aponta os impactos da tecnologia na detecção precoce de arritmias, adesão ao tratamento e atenção contínua ao paciente

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Preta Gil chegou a Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio, para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer de intestino

Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei
Brasil encerrou fase classificatória com 29 pontos, desempenho que lhe assegura uma posição de destaque entre as melhores seleções do torneio

Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas
Entrega do primeiro lote foi feita em Minas Gerais e marca o início da produção nacional com tecnologia indiana

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais