Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris é marcada por gafe e temporal
Cerimônia inovou ao acontecer ao ar livre, com as delegações navegando pelo Rio Sena
A Olimpíada de Paris 2024 foi oficialmente aberta nesta sexta-feira (26) com uma cerimônia grandiosa às margens do Rio Sena. O evento marcou o início dos Jogos, com a pira olímpica sendo acesa por Teddy Riner, tricampeão olímpico no judô, e Marie-José Perec, campeã olímpica em atletismo.
Pela primeira vez realizada fora de um estádio, a cerimônia inovou ao acontecer ao ar livre, com as delegações navegando pelo Sena. No entanto, a chuva em Paris afetou as apresentações e fez com que atletas, imprensa e autoridades usassem capas de chuva, prejudicando o final da cerimônia.
O Brasil chegou cedo e enviou seus atletas para a Vila Olímpica para evitar problemas com o mau tempo antes das competições.
Cerimônia
A cerimônia iniciou com um vídeo exibido em telão destacando a originalidade do evento ao ar livre, estrelado pelo ex-jogador Zinédine Zidane. Após os discursos do presidente francês, Emmanuel Macron, e do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, uma “explosão” com as cores da bandeira da França deu início às apresentações ao vivo.
As varandas dos prédios ao longo do Sena estavam cheias de espectadores, enquanto uma fonte no rio criava padrões aquáticos sincronizados com a música.
O desfile das delegações foi interrompido pela performance de Lady Gaga, que cantou em francês em um palco às margens do Sena. O Brasil reabriu o desfile, com Isaquias Queiroz e Rachel Kochhann carregando a bandeira brasileira à frente de sua embarcação, que navegou pelo Sena sem dividir espaço com outros países. A delegação brasileira foi bastante aplaudida no Trocadéro, onde a cerimônia teve sua parte final.
A cerimônia contou com apresentações de artistas franceses icônicos, como a banda Gojira e um desfile de moda em uma ponte sobre o Sena. Um dos momentos mais notáveis foi o “furto” da Mona Lisa pelos “Minions”, personagens do filme “Meu Malvado Favorito”.
A chuva, já prevista, impactou a organização e forçou a substituição das exibições de skate por apresentações de bicicletas. No final, o Trocadéro estava mais vazio do que o esperado, e a cerimônia teve uma pequena gafe com a bandeira olímpica hasteada de ponta-cabeça.
A chama olímpica passou pelas mãos de ícones do esporte, como Zinedine Zidane, Rafael Nadal, Serena Williams, Carl Lewis, Nadia Comaneci, Amelie Mauresmo e Tony Parker, antes de ser acesa por Marie-José Perec e Teddy Riner com um balão, uma invenção francesa. O evento foi encerrado com um show de Celine Dion no segundo andar da Torre Eiffel.
Leia também:
Paris 2024: Confira como foi a participação do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos
Confira onde assistir a transmissão dos Jogos Olímpicos em Salvador
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Internacional
Xi Jinping faz promessa sobre Trump em encontro com Biden
Joe Biden anuncia investimento de US$ 50 milhões para o Fundo Amazônia
Republicanos conquistam maioria no Congresso para governo Trump
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Rússia nega que Putin tenha discutido guerra na Ucrânia com Trump
Colômbia declara situação de desastre por inundações e seca
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos