header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Apesar da condenação, Trump pode votar e manter candidatura

Apesar da condenação, Trump pode votar e manter candidatura

Ex-presidente dos EUA se tornou 1º ex-presidente a ser declarado culpado por crime

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pode ter sido condenado por um crime e residir na Flórida, um Estado famoso por restringir o direito de voto de pessoas com condenações criminais. No entanto, ele ainda poderá votar enquanto permanecer fora da prisão em Nova York.

Isso ocorre porque a Flórida segue as regras de privação de direitos de outros Estados para residentes condenados por crimes fora do Estado. No caso de Trump, a lei de Nova York apenas retira o direito de voto a pessoas condenadas por crimes quando estão encarceradas. 

Assim que saem da prisão, os seus direitos são automaticamente restaurados, mesmo que estejam em liberdade condicional, de acordo com uma lei de 2021 aprovada pela legislatura democrata do Estado. Portanto, desde que Trump não seja preso, ele poderá votar em si mesmo na Flórida nas eleições de novembro.

A condenação, e mesmo a prisão, não impediria Trump de continuar a sua candidatura pela Casa Branca. A Convenção Nacional Republicana, que terá início quatro dias após a data da sentença, em 11 de julho, em Nova York, adotou regras no ano passado que não incluíam quaisquer disposições específicas caso o seu candidato fosse condenado por um crime.

Condenação

O republicano se tornou, nesta quinta-feira (30), o primeiro ex-presidente da história dos Estados Unidos a ser declarado culpado de um crime na Justiça americana. Ele foi condenado por um júri em Nova York pelas acusações de que teria feito pagamentos de campanha ilegais para manter o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels. A sentença deve definida apenas em 11 de julho, segundo a CNN. 

O caso se refere especificamente a reembolsos que Trump fez ao seu ex-advogado Michael Cohen para retribuir o pagamento a Stormy Daniels. O objetivo era impedir que Daniels tornasse público um caso extraconjugal que Trump teria tido com ela. O valor teria sido classificado ilegalmente como uma despesa de campanha em 2016.

As punições poderiam incluir o pagamento de multas, restituições ou até a prisão, a depender da evolução do caso. Trump deve recorrer ao julgamento, de acordo com a expectativa de múltiplos especialistas consultados pela imprensa americana.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por President Donald J. Trump (@realdonaldtrump)

Leia também:

EUA: Trump se torna 1º ex-presidente a ser declarado culpado por crime

Julgamento de Trump entra na fase final com alegações de subversão a democracia

Biden e Trump concordam em fazer primeiro debate antes das eleições

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política