Vitória precisa dobrar número de pontos do 1º turno para escapar do rebaixamento no Brasileirão
No primeiro turno, Rubro-Negro conquistou apenas 9 pontos contra os mesmos adversários que enfrentará novamente
Victor Ferreira/EC Vitória
Com apenas 25 pontos após 27 rodadas, o Vitória precisará praticamente dobrar o desempenho do primeiro turno para evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2025. Segundo levantamento divulgado pelo site Ge Bahia, baseado em cálculos do modelo da UFMG, o Rubro-Negro precisa somar pelo menos 18 pontos nas 11 rodadas restantes para atingir a chamada “média de segurança” — cerca de 43 pontos, considerada suficiente para se manter na Série A.
Cenário preocupante
No primeiro turno, o time conquistou apenas 9 pontos contra os mesmos adversários que enfrentará novamente. Agora, o desafio é alcançar seis vitórias — ou combinação equivalente — nos 33 pontos que restam em disputa. O objetivo é difícil, mas ainda depende exclusivamente do próprio desempenho da equipe.
Fora de campo, a diretoria busca soluções para melhorar o rendimento. Jovens da base foram inscritos no elenco principal para reforçar o time na reta final do campeonato, numa tentativa de reverter o cenário preocupante e dar mais fôlego ao grupo.
O técnico Jair Ventura também tenta motivar o elenco para o clássico BaVi, que será disputado no Barradão, além de uma sequência de confrontos diretos contra adversários na parte de baixo da tabela.
“Clássico é campeonato à parte… Que possamos vencer em casa e, depois, pensar lá na frente”, afirmou o treinador após a última partida.
Embora o número exato de pontos varie a cada temporada, estudos recentes apontam que 41 a 43 pontos costumam garantir a permanência. No caso do Vitória, a missão é transformar empates e derrotas equilibradas do primeiro turno em vitórias decisivas na reta final.
Vitória segue sem vencer fora de casa e tem pior desempenho como visitante
A má fase do Rubro-Negro também se reflete nos jogos longe de Salvador. Após a derrota por 4 a 3 para o Vasco, em São Januário, o Vitória se tornou o único time das Séries A e B que ainda não venceu como visitante em 2025.
Em 14 partidas fora de casa, o time soma cinco empates e nove derrotas, com um aproveitamento de apenas 11,9%, o pior da Série A. Antes da 27ª rodada, o Fortaleza compartilhava o jejum, mas quebrou a sequência ao vencer o Juventude, em Caxias do Sul.
O desempenho fraco como visitante vem desde 2024, quando o clube encerrou o Brasileirão sem vencer seus últimos dois jogos fora de casa. De lá para cá, já são 16 partidas consecutivas sem triunfos na Primeira Divisão — com sete empates, nove derrotas, 12 gols marcados e 32 sofridos.
A última vitória fora de casa do Vitória no Brasileirão aconteceu em 20 de novembro de 2024, na 34ª rodada, quando o time derrotou o Criciúma por 1 a 0, no estádio Heriberto Hülse. Na ocasião, o gol foi marcado por Janderson, com assistência de Matheuzinho, e o Rubro-Negro aproveitou a expulsão de Claudinho — hoje de volta ao clube — para conquistar os três pontos.
Reta final do Brasileirão
Com a reta final do campeonato se aproximando, o desafio do Vitória é duplo: reencontrar o caminho das vitórias fora de casa e somar o máximo de pontos possíveis no Barradão. Cada rodada será decisiva para evitar que o Leão da Barra volte à Série B em 2026.
Mais Lidas
Esporte
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Últimas Notícias
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral