Vasco vence Vitória por 4 a 3 em jogo eletrizante e deixa Rubro-Negro em situação delicada na tabela
Duelo teve de tudo: sete gols, duas viradas, expulsões, pênalti e gol nos acréscimos
Dikran Sahagian / Vasco
Em uma tarde de muitas emoções e reviravoltas em São Januário, o Vasco da Gama venceu o Vitória por 4 a 3, neste domingo (5), em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo teve de tudo: sete gols, duas viradas, expulsões, pênalti e gol nos acréscimos. Com o resultado, o time carioca chegou aos 33 pontos e abriu vantagem na luta contra o rebaixamento. Já o rubro-negro baiano segue com 25 pontos, dentro do Z-4.
Partida
Logo no início, o Vasco mostrou que não pretendia dar espaço ao adversário. Aos cinco minutos, Rayan fez boa jogada pela direita e tocou para Paulo Henrique, que cruzou na medida para Nuno Moreira completar de cabeça, abrindo o placar para os donos da casa.
O gol, porém, serviu mais como combustível para o Vitória reagir. A equipe baiana cresceu no jogo e começou a pressionar com boas chances de Maykon e Renato Kayzer. O empate veio aos 26 minutos, quando Erick fez um lançamento preciso para Cantalapiedra, que dominou dentro da área e finalizou cruzado, sem chances para Léo Jardim. Sete minutos depois, o Vitória virou: em cobrança de falta do próprio Cantalapiedra, Lucas Halter se esticou para empurrar a bola para o fundo da rede, fazendo 2 a 1.
Reação e virada vascaína no segundo tempo
Na volta do intervalo, o Vasco se reorganizou e rapidamente empatou a partida. Aos seis minutos, Andrés Gómez fez bela jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Rayan, que completou de carrinho na pequena área, deixando tudo igual novamente.
O Vitória ainda chegou a marcar com Raúl Cáceres, mas o VAR anulou o lance por impedimento de Cantalapiedra na origem da jogada. Pouco depois, aos 21, foi a vez de o árbitro de vídeo intervir a favor do Vasco: após toque de mão de Cáceres dentro da área, o pênalti foi marcado. Rayan cobrou com categoria, deslocando o goleiro Lucas Arcanjo e virando o placar para 3 a 2.
Aos 24 minutos, a situação se complicou para o Vitória, quando Lucas Halter recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso após empurrar Paulo Henrique com o jogo parado. Mesmo com um a menos, o time baiano não desistiu. Dois minutos depois, Raúl Cáceres apareceu novamente, desta vez em posição legal, e marcou de cabeça o gol do empate: 3 a 3.
Gol salvador nos acréscimos
Com um jogador a mais e empurrado pela torcida, o Vasco intensificou a pressão nos minutos finais. Lucas Arcanjo ainda fez uma grande defesa em chute de Andrés Gómez, mas nada pôde fazer no último lance do jogo. Aos 51 minutos, Lucas Piton, que retornava de lesão, fez ótimo cruzamento da esquerda, e o jovem GB subiu mais alto que todo mundo para testar firme e garantir a vitória vascaína por 4 a 3.
Após o gol, o atacante Carlinhos, do Vitória, foi expulso por reclamação, encerrando uma tarde caótica para o time baiano.
Próximos compromissos
O Vasco volta a campo na quarta-feira (15), às 21h30, para enfrentar o Fortaleza, na Arena Castelão, em duelo que pode consolidar a reação da equipe no campeonato. Já o Vitória tem pela frente o clássico Ba-Vi, contra o Bahia, na quinta-feira (16), também às 21h30, no Barradão, em Salvador.
Com o resultado deste domingo, o Vasco alcançou a terceira vitória consecutiva em casa e deu um passo importante na busca pela permanência na Série A, enquanto o Vitória vê a situação se complicar ainda mais na luta contra o rebaixamento.
Mais Lidas
Esporte
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Últimas Notícias
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar