Fábio Mota oficializa candidatura à reeleição no Vitória e apresenta composição da chapa
Atual presidente lançou a chapa ‘Leão Colossal’, que reunirá nomes indicados para disputa dos principais conselhos rubro-negros
Victor Ferreira/EC Vitória
O presidente do Vitória, Fábio Mota, oficializou, na manhã desta última quinta-feira (13), a candidatura para tentar mais um mandato à frente do clube. Ele lançou a chapa “Leão Colossal”, que reunirá os nomes indicados para a disputa dos principais conselhos rubro-negros.
A composição apresentada inclui Djalma Abreu como vice no Conselho Gestor. Já para o Conselho Deliberativo, a chapa terá Nilton Almeida Filho como presidente e Nilton Almeida como vice. No Conselho Fiscal, os indicados são Raimundo Viana (presidente) e Bruno Torres (vice).
Quem é Fábio Mota
No cargo desde 2022, Mota foi eleito com mais de 60% dos votos e conduz o clube em um momento de crescimento do número de associados, que já ultrapassa 30 mil. A expectativa interna é que a eleição deste ano registre o maior colégio de votantes da história do Vitória.
Além do atual mandatário, o pleito também terá a candidatura do ex-jogador e deputado estadual Marcone Amaral (PSD), que concorrerá pelo grupo de oposição “Aliança Vitória SAF”.
Marcone Amaral lança chapa de oposição e busca unir grupos internos
O deputado estadual e ex-atleta Marcone Amaral confirmou na quarta-feira (12) sua candidatura à presidência do Vitória durante evento no hotel Intercity, em Salvador. O encontro reuniu representantes da oposição e lideranças políticas ligadas ao clube, consolidando a formação da chapa “Aliança Vitória SAF”.
Revelado pelo próprio Vitória, Marcone atuou com a camisa rubro-negra entre 1997 e 2001, antes de seguir carreira no Catar, onde se naturalizou e disputou 43 jogos pela seleção do país. A chapa reúne quatro movimentos internos: Frente Vitória Popular (FVP), Movimento Vitória SAF (MVSAF), Movimento Novo Vitória (MNV) e Movimento Vitória de Verdade (MVV). A articulação resultou na retirada de pré-candidaturas que já estavam colocadas, como as de José Guerra (FVP) e Rodrigo Santos (MVV).
O processo eleitoral, inclusive, contava com dois pré-candidatos de chapas diferentes que seriam opositores de Fábio Mota: Rodrigo Santos, do Movimento Vitória de Verdade (MVV), e José Guerra, da Frente Vitória Popular (FVP). Os dois, contudo, abriram mão de suas candidaturas e agora apoiam Marcone Amaral.
O acordo político prevê que a FVP ficará responsável por 40% das vagas no Conselho Deliberativo, além da presidência do colegiado, que será ocupada por Vagner Santana. O grupo também indicará três nomes para o Conselho Fiscal. O nome para vice-presidente ainda não foi definido, mas integrantes da Aliança afirmam que há conversas avançadas para reforçar a composição eleitoral.
Vitória vive pausa na Série A em meio ao acirramento político
Enquanto as articulações para a eleição avançam, o elenco rubro-negro atravessa um período decisivo dentro de campo. Com a paralisação da Série A devido à Data Fifa, o técnico Jair Ventura terá cerca de 11 dias de preparação antes do próximo compromisso.
O Vitória enfrentará o Bragantino, fora de casa, no Nabi Abi Chedid, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A CBF ainda não definiu a data e o horário da partida.
A eleição que vai definir o comando do clube nos próximos três anos será realizada em 13 de dezembro, quando os sócios-torcedores decidirão qual projeto conduzirá o Vitória dentro e fora das quatro linhas.
Mais Lidas
Esporte
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval