Ordem de veiculação da propaganda eleitoral será sorteada pelo TRE-BA nesta quinta-feira
No 1º turno das eleições em todo país, horário eleitoral gratuito será exibido a partir do próximo dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro
A ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita dos candidatos a prefeito e vereador será sorteada, nesta quinta-feira (22), na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador. A audiência pública será realizada, às 14h30, com representantes de partidos políticos, federações, coligações e emissoras de rádio e televisão da capital baiana. No 1º turno das eleições em todo país, o horário eleitoral gratuito será exibido a partir do próximo dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro.
De acordo com o TRE-BA, o encontro também vai fixar a fração de tempo a que os partidos têm direito e definir as emissoras de rádio e televisão que serão responsáveis por gerar os sinais para a retransmissão das propagandas por todos os outros veículos de comunicação. Ainda na audiência, serão estabelecidas as regras para que os partidos políticos entreguem as mídias às emissoras baianas. Assim como na capital, as zonas eleitorais do interior do Estado devem fazer o mesmo procedimento até o dia 25 de agosto.
Conforme a Emenda Constitucional 97/2017, apenas terão direito ao acesso gratuito os partidos políticos que obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 3% dos votos válidos. Além disso, devem seguir alguns requisitos: serem distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada uma delas; ou terem elegido pelo menos 15 deputados federais distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação.
Horário das inserções em TV e rádio
Segundo a Lei das Eleições (9.504/97), nas eleições para prefeito, as emissoras de rádio e de televisão reservarão, de segunda a sábado, horário destinado à propaganda eleitoral gratuita. No rádio, será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Além disso, nas eleições para prefeito e vereador, as emissoras devem veicular inserções de 30 e 60 segundos tanto no rádio, quanto na televisão, totalizando 70 minutos diários. As inserções devem ser exibidas de segunda-feira a domingo, distribuídas ao longo da programação, sendo 60% para prefeito e 40% para vereador.
Leia também:
TRE-BA capacita presidentes das mesas receptoras de votos nas eleições
Bahia tem 11,2 mi de eleitores aptos para votar nas eleições municipais em outubro
Salvador possui apenas oito vereadoras; na Bahia, são 609 entre 4.615 eleitos
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão