Pular para o conteúdo
Início » Vixe! Lula ignora Geraldo na Arena e depois declara apoio. O teste de popularidade de Bruno no 2 de Julho. E os planos de Rui para 2026

Vixe! Lula ignora Geraldo na Arena e depois declara apoio. O teste de popularidade de Bruno no 2 de Julho. E os planos de Rui para 2026

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Planejamento equivocado

“O governo do estado fez um planejamento equivocado para o cortejo do 2 de Julho”. Segundo o líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Alan Sanches (União), o governador Jerônimo Rodrigues errou ao colocar um contingente de 1.300 policiais nas ruas, entre a Lapinha e o Pelourinho, “número desnecessário” para um evento cívico como o de ontem.

Jerônimo Rodrigues

Excesso de policiamento

Segundo o líder da oposição, ao longo do percurso era possível perceber o policiamento ostensivo, que até ofuscava a alegria típica dos festejos da independência. “Havia trechos que pareciam ter mais policial que gente na rua. As pessoas, as famílias estavam acuadas, não aproveitaram totalmente o cortejo. Era policial se batendo com policial, policiamento ostensivo que tirou o brilho da festa do povo”, disse o deputado do União Brasil.

Deputado Alan Sanches

Teste de popularidade

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), foi aprovado no teste de popularidade no 2 de Julho. De olho nas eleições municipais que acontecem em outubro, Bruno comemorou o reconhecimento dos soteropolitanos ao longo do percurso. “Graças a Deus, nesses últimos dois anos, depois da pandemia, a nossa gestão decolou. São tantas entregas que estão transformando a nossa cidade, e é por isso que nós temos o reconhecimento, o carinho popular”.

Prefeito Bruno Reis

Convenção dia 25

O prefeito aproveitou o desfile do 2 de Julho pra confirmar a convenção que vai referendar sua candidatura à reeleição no próximo dia 25, às 14h, no Centro de Convenções de Salvador. Haverá a homologação dos partidos que marcham juntamente com o prefeito do União Brasil: PDT, PSDB, Cidadania, Republicanos, PRTB, PP, DC, PMB, PRD, Novo, PL e PMN, totalizando 13. “A ideia é fazer as convenções de todos os partidos em conjunto, dos 13 que estão na nossa aliança, e esperar o dia 15 de agosto para começar para valer a campanha”.

Bruno Reis

Cortejo ao lado de Bruno

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, percorreu todo o desfile do 2 de Julho ao lado do prefeito Bruno Reis. Recebido com entusiasmo pela população, caiu nos braços do povo ao lado do seu sucessor. Em contato com o Portal M! no cortejo, Neto falou de política, apostou na reeleição de Bruno e desconversou sobre uma eventual candidatura em 2026, seja ao Governo do Estado ou numa chapa a vice-presidência da República.

Ana Paula, Bruno e Neto

Neto desconversa sobre 2026

Segundo ACM Neto, o foco do momento está em ser cabo eleitoral do prefeito de Salvador e dos seus “aliados” no interior. “Sou candidato a nada por enquanto. Candidato agora a ser cabo eleitoral de Bruno, dos meus aliados do interior. 2026 ainda está distante, vamos ver o que vai acontecer e trabalhar e entregar a Deus”, disse.

Indicação em 2022

Questionado sobre a recepção do público ao prefeito, Neto afirmou ficar “emocionado” e “orgulhoso”, por ver que Bruno está “consolidado” como grande líder em Salvador. “É formidável, eu fico emocionado e também orgulhoso porque a gente acreditou no projeto de Bruno 4 anos atrás. Eu sei que a cidade, naquele momento, confiou muito no apontamento, na indicação que eu fiz e agora está aí, Bruno nos braços do povo. Consolidado como um grande líder da nossa cidade com todo o carinho e o reconhecimento das pessoas e, se Deus quiser, marchando para uma vitória consagradora em outubro desse ano”, afirmou.

Bruno Reis e ACM Neto

O silêncio e a declaração de Lula

Depois de ter ignorado o pré-candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior, do MDB, durante seu discurso no evento realizada na Arena Fonte Nova, anteontem, o presidente Lula fez uma publicação em suas redes sociais declarando apoio. O presidente Lula (PT) afirmou que apoia Geraldo Jr. (MDB) como pré-candidato à prefeitura da capital baiana. “Ele é o pré-candidato da base. Com ele, podemos ter a experiência de cuidar das pessoas aqui em Salvador. Fico torcendo por ele. Eu respeito a decisão e o voto do povo da Bahia”.

Geraldo Júnior, Jerônimo e Lula

Oportunidade para Geraldo

Em entrevista à Rádio Sociedade, antes de participar do desfile do 2 de Julho ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, Lula lembrou que o pré-candidato do MDB era o vice do governador Jerônimo Rodrigues. Na sequência, relembrou que a única experiência do seu campo político na Prefeitura de Salvador foi com Lídice da Mata (PSB) e disse que gostaria que Geraldo tivesse a mesma oportunidade: “Eu fico torcendo para o Geraldo Jr. ser prefeito. Fico torcendo para que o Geraldo tenha sorte. Se ele for eleito, Salvador vai ter uma nova experiência administrativa”.

Geraldo Júnior e Lula

Teste de popularidade de Geraldo

A passagem do vice-governador Geraldo Júnior foi marcada também pelo teste de popularidade. Desde o começo da manhã, fez questão de circular no meio da população, sendo bem recebido na Lapinha. Diferente da última eleição para prefeito, onde o bloco governista dispersou completamente, deixando a então candidata Major Denice Santiago a ver navios, ontem, Geraldinho contava com um engajamento maior ao longo de todo o desfile. Andou ao lado do governador Jerônimo, parou para fotografias, desfilou com o presidente Lula em carro aberto, na tentativa de colar na imagem do líder político e fortalecer a sua junto à população. Vaias também foram ouvidas, tanto no entorno de Geraldo como de Bruno.

Bloco do governo dispersa

Ao lado de sua vice Fabya Reis, Geraldo convocou os militantes dos dez partidos que o apoiam (MDB, PT, PSB, PSD, PCdoB, PV, Podemos, Solidariedade, Avante e Rede) para caminhar juntos no desfile, o que não aconteceu. Com o sobe e desce dele e do governador durante o cortejo, o bloco governista se dispersou, mostrando a falta de unidade ao longo do percurso. Cada partido ou pré-candidato fazia questão de empunhar suas bandeiras e garantir os holofotes junto à população.

Importância de Fabya

Geraldo aproveitou para falar diversas vezes sobre a importância da petista Fabya Reis na sua chapa e concordou que isso mostra a força do governo e do PT na sua pré-campanha à Prefeitura de Salvador. “Fabya Reis é um exemplo de força, de determinação, de coragem, mulher aguerrida, dos movimentos sociais. Ela representa a força do povo baiano, a história da assistência social. Fábia Reis, com certeza, marca a história, trazendo determinação, luta e muita força”.

Geraldo Jr e Fabya Reis

Os planos de Rui

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também integrou o cortejo do 2 de Julho. Ele e o senador Jaques Wagner desfilaram separados, a poucos metros de distância um do outro. Ambos abordados e festejados por apoiadores. Durante o desfile, Rui aproveitou para falar sobre as especulações de que pode ser candidato a senador na chapa governista em 2026. “[A candidatura] é uma possibilidade, mas tenho que conversar com o presidente Lula. Eu faço política pelo projeto coletivo. Então, a gente precisa ver o melhor cenário. Vou conversar com ele [Lula] para a gente tomar uma decisão, mas está cedo ainda”, afirmou à imprensa.

Rui Costa

Projeto de 2026 depende de 2024

A especulação é que o projeto de Rui senador passa pelo desempenho nas eleições municipais deste ano.
Rui tem ajudado a dar musculatura ao Avante, partido comandado pelo ex-deputado Ronaldo Carletto. Desde que foi criado, o partido saiu de 4 para 59 prefeitos e se tornou a segunda maior força no estado, atrás apenas do PSD, comandado na Bahia pelo senador Otto Alencar.

Ronaldo Carletto

Fora da campanha de Geraldo

O ministro-chefe da Casa Civil afirmou ainda que não terá como se engajar na campanha de Geraldo Júnior em Salvador: “Não vou conseguir ser tão engajado como fiquei em outras campanhas. Eu pretendo ter uma presença nas campanhas muito com vídeo, com foto, porque não vai dar tempo. Eu não vou conseguir sair de lá para ter presença aqui”. A fala de Rui é reforçada nos bastidores pela estratégia que inviabilizou a candidatura de José Trindade, em detrimento do vice-governador Geraldinho.

Geraldo Júnior e Rui Costa

O jogo virou em SAJ

Quem andou pela cidade de Santo Antônio de Jesus nos últimos dias ficou impressionado com o reposicionamento do prefeito Genival Deolino perante a população. Se comparar com a baixa avaliação do começo do ano, onde o Deolino tinha uma gestão mal avaliada, o cenário parece outro. Os mais otimistas dizem que o jogo virou a favor do atual prefeito e candidato à reeleição. Isso por ter melhorado as entregas do seu governo, com obras por toda a cidade. Até a praça onde é realizada a festa do São João foi asfaltada, rendendo elogios de quem estava acostumado a dançar no barro e na lama.

Genival Deolindo

Arte/Haron Ribeiro