Pular para o conteúdo
Início » Show de João Donato comemora 40 milhões de tartarugas salvas

Show de João Donato comemora 40 milhões de tartarugas salvas

Apresentação será em Praia do Forte no próximo dia 14 (sábado), no Centro de Visitantes do projeto TAMAR

A obra de João Donato, que atravessa mais de 50 anos de música, é atração do Projeto TAMAR, em Praia do Forte, próximo dia 14 de dezembro (sábado). A apresentação do cantor e compositor brasileiro, que também é pianista, acordeonista e arranjador, comemora o marco histórico de 40 milhões de tartarugas salvas no litoral brasileiro, tornando-se aptas a ganhar os mares.
João Donato apresenta show completo com seu inseparável piano, ao lado do trio que o acompanha há décadas: Robertinho Silva (bateria), Luiz Alves (contrabaixo) e Ricardo Pontes (sax/flauta). A banda Tamarear faz o show de abertura com a cantora Taís Nader.

“Esses animais deixaram de ser utilizados para consumo e passaram a ser queridos e admirados, graças à conscientização das pessoas sobre a importância de preservá-los”, destaca Guy Marcovaldi, fundador do projeto TAMAR ao lado de Neca Marcovaldi.
Segundo ele, esse resultado de preservação das cinco espécies de tartarugas está associado à recuperação de importantes áreas de desova. “Algumas praias da Bahia que ainda não tinham sido associadas à preferência das tartarugas olivas, por exemplo, hoje também registram grande aumento do número de ninhos e a expansão do período de reprodução. Nascimento de filhotes que antigamente eram registrados apenas entre quatro e seis meses já são observadas ao longo de todo o ano”, realça.

O show integra programação comemorativa que o TAMAR preparou para os dias 13 e 14 de dezembro, envolvendo também as sedes do projeto em Aracaju (SE) e Ubatuba (SP), onde acontecem ações ambientais e apresentações musicais. Ao tempo que João Donato canta na Bahia, Arnaldo Antunes mostra sua música no TAMAR de Ubatuba, e a banda local The Baggios faz apresentação no palco do Oceanário do TAMAR em Aracaju.
São quatro décadas em que o projeto soma muitas conquistas, contando também com o apoio da sociedade, de diversas instituições parceiras e, de maneira destacada, da Petrobras, que patrocina o projeto desde 1982.