Salvador promove encontro no Muncab nesta quarta-feira para reforçar combate à intolerância religiosa
Proposta da ação é reafirmar o direito à liberdade religiosa, às tradições, aos saberes e às espiritualidades, como parte da construção de uma sociedade mais plural
Divulgação
A capital baiana realiza, nesta quarta-feira (21), um encontro no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico, com o objetivo de fortalecer o combate à intolerância religiosa. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e acontece entre 14h e 17h, com entrada gratuita. As inscrições estão disponíveis por meio do link.
De acordo com a Prefeitura de Salvador, a ação integra a programação em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e adota o lema “Respeitar é sagrado. Intolerância religiosa é crime”. A proposta é reafirmar o direito à liberdade religiosa, às tradições, aos saberes e às espiritualidades, como parte da construção de uma sociedade mais plural.
Evento contará com participação de lideranças religiosas
O encontro reúne representantes de diferentes segmentos religiosos. Estão confirmadas as presenças de Pai Raimundo de Xangô, do Centro Umbandista Paz e Justiça; Ebomi Nice, do Terreiro da Casa Branca; Mãe Jaciara Ribeiro, do Terreiro Abassá de Ogum; o babalorixá Vilson Caetano; o padre Lázaro Muniz; o líder espírita Ivan César Garcia; e a professora Germana Pinheiro. A mediação será realizada pela jornalista Cleidiana Ramos.
Enfrentamento ao racismo religioso
De acordo com a titular da Semur, Isaura Genoveva, o diálogo busca ampliar a reflexão sobre o respeito entre crenças. Conforme a secretária, o evento tem ainda o objetivo de promover o debate sobre os recorrentes episódios de agressões e violências contra pessoas adeptas à religiões de matriz africana.
“A roda de diálogo com lideranças religiosas católicas, espíritas, evangélicas, do candomblé e da umbanda busca discutir a necessidade do respeito religioso, pois entendemos que as religiões de matriz africana sofrem até hoje por praticar algo que se originou na África, assim sofrendo um número maior de agressões e violências em relação a outras religiões praticadas por aquelas não negras”, afirmou.
Segundo a secretária, a iniciativa também fortalece o compromisso institucional da gestão municipal no enfrentamento ao racismo religioso. “Este evento ajuda a mostrar que há respeito entre as religiões, e que, cada um dentro de sua crença, pode cultuar e reverenciar a Deus à sua maneira com respeito e sem fazer mal ao outro, de modo a ampliar essa discussão”, completou.
Entenda a origem do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído em 2007, em memória das agressões sofridas sete anos antes pela ialorixá Mãe Gilda de Ogum. Na ocasião, o terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, em Salvador, foi alvo de atos de intolerância religiosa, tornando-se um marco para a mobilização nacional em defesa da liberdade de crença.
Prefeitura concede perdão fiscal a blocos de matriz africana e indígena
Além das ações educativas, a Prefeitura de Salvador também anunciou uma medida voltada ao fortalecimento das entidades culturais. Na última terça-feira (20), a gestão municipal informou que concederá remissão de dívidas e isenção permanente de tributos a entidades carnavalescas e culturais de matriz africana e indígena, além de outros grupos tradicionais sem fins lucrativos.
A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e representa a terceira edição de uma política adotada pela administração municipal com foco na valorização das expressões culturais que compõem a identidade do Carnaval e da cultura soteropolitana.
Entidades beneficiadas
Ao todo, 106 entidades cadastradas estão aptas a receber os benefícios. A medida abrange o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), além das taxas de Fiscalização do Funcionamento (TFF) e de Licença de Localização (TLL). O valor total das dívidas perdoadas é estimado em R$ 1.190.996,03.
Procedimentos administrativos
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Saltur) será responsável por encaminhar à Sefaz a relação final das entidades que atendem aos critérios estabelecidos. A partir dessa listagem, a Secretaria da Fazenda dará prosseguimento à aplicação automática dos benefícios fiscais.
As entidades que apresentarem dúvidas sobre o enquadramento ou sobre os procedimentos deverão procurar a Saltur para obter orientações. A expectativa é garantir segurança jurídica e transparência no processo, assegurando que os benefícios alcancem os grupos contemplados pela norma.
Mais Lidas
Cultura
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Últimas Notícias
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade