Casa do Sapateado recebe espetáculo ‘Sapateia Nordeste’ com ritmos da cultura regional
Espetáculo acontece nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, no espaço Xisto Bahia, nos Barris
Equipe M!
A Casa do Sapateado, em Salvador, prepara um evento que promete unir arte, tradição e a riqueza cultural nordestina. O espetáculo Sapateia Nordeste acontece nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, no espaço Xisto Bahia, nos Barris, e apresenta uma fusão entre o sapateado e ritmos marcantes da região, como forró, baião, chachado e até quadrilha.
De acordo com a professora de sapateado e diretora da Casa do Sapateado, Rachel Cavalcanti, o evento foca na cultura nordestina. “Eu gosto muito de usar essa técnica nos ritmos nordestinos. Tanto que estamos preparando esse espetáculo nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, que se chama Sapateia Nordeste, onde a gente traz um pouco da cultura nordestina e as danças todas em ritmos nordestinos”, explicou.
Na sexta (13) e sábado (14), as apresentações ocorrerão às 19h. Já no domingo (15), o espetáculo terá início às 16h. Os ingressos estão disponíveis no Sympla, e para adquirir as entradas, você pode acessar os links abaixo:
- Sapateia Nordeste: sexta-feira (13), às 19h
- Sapateia Nordeste: sábado (14), às 19h
- Sapateia Nordeste: domingo (15), às 16h
Convite ao público
Na avaliação da professora, o evento é também uma oportunidade para quem quer conhecer mais sobre o sapateado ou mesmo para aqueles que já são apaixonados pela arte. Rachel Cavalcanti fez questão de convidar todos os interessados: “Venham assistir a gente, o espetáculo Sapateia Nordeste, 13, 14 e 15 de dezembro, no espaço Xisto Bahia. Vocês podem comprar, adquirir os seus ingressos no Sympla. E, para saber mais informações e mais informação sobre o sapateado, vai no nosso Instagram @casadosapateado”.
Casa do Sapateado celebra 25 anos de dedicação ao ritmo
A Casa do Sapateado, em Salvador, completa 25 anos de atividades em 2024. O espaço, liderado pela professora e diretora Rachel Cavalcanti, se consolidou como um centro de aprendizado e transformação pessoal por meio do sapateado. Para Rachel, esse marco é resultado de um trabalho contínuo que inspira e desafia as pessoas a explorar seu potencial.
“Realmente é um desafio, porque todo mundo gosta muito, todo mundo acha tudo muito lindo, mas o que eu mais ouço é: eu não vou conseguir fazer. Aí eu sempre falo, e o que eu estou fazendo aqui, essa é a minha missão, é transformar a vida das pessoas através do tap dance. Então, a gente vai trabalhar com essa pessoa com desafios, com coordenação, com ritmo, e realmente esses 25 anos, esses 33 de Salvador, as pessoas que passaram por aqui passaram se transformando”, afirmou Rachel.
Dança recebe influência africana
O sapateado é definido pela professora como uma arte, mas também uma expressão cultural profundamente enraizada na história afro-americana.
“É uma arte, é uma dança. É uma dança percussiva, porque a gente está tocando instrumento de percussão. É uma dança que nasce no sul dos Estados Unidos, uma dança afrodiaspórica. Muita gente também achava que era uma dança que vinha da Irlanda, da Inglaterra, e que a contribuição africana era muito pouca, mas na verdade não. Os grandes precursores e formadores dessa dança foram os africanos que foram levados para o sul dos Estados Unidos. Essa dança foi se transformando até chegar ao Tap Dance. Tanto que, ela não começou com sapatos de sapateado, ela começou descalço nas lavouras de algodão”, disse.
Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]