Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil
Grupo seguirá por cidades como São Paulo, Campinas, Goiânia, Florianópolis, Porto Alegre e Novo Hamburgo
Célia Santos
O Balé Folclórico da Bahia (BFB) inicia, no mês de agosto, sua primeira turnê nacional financiada pela Lei de Incentivo à Cultura. A companhia vai percorrer as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste com o espetáculo “O Balé Que Você Não Vê“, com estreia no dia 22 no MoviRio Festival (RJ). A turnê seguirá por cidades como São Paulo, Campinas, Goiânia, Florianópolis, Porto Alegre e Novo Hamburgo até outubro.
A circulação celebra os 37 anos da companhia e conta com patrocínio master do Will Bank, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura. A montagem foi criada em 2022, marcando o retorno do grupo aos palcos após a pandemia.
Espetáculo evidencia resistência e trajetória do grupo
De acordo com o diretor-geral do BFB, Walson Botelho, o espetáculo reflete a resistência do grupo. “Ele foi montado e teve sua estreia mundial depois de mais de dois anos sem a companhia se apresentar. Foi um enorme desafio, mas também uma grande celebração”. A montagem traz coreografias inéditas e o clássico “Afixirê“, de Rosângela Silvestre.
Segundo ele, manter a excelência artística é um desafio constante. “A realidade da companhia envolve muita preparação e disciplina, um trabalho exaustivo e diário”, afirmou. Ele também destacou que poucas companhias privadas resistem por tanto tempo sem patrocínio contínuo.
Projeto antigo ganha viabilidade com patrocínio
O projeto da turnê foi originalmente idealizado para celebrar os 30 anos da companhia. Entretanto, somente agora, após sete anos, a turnê será realizada.
O CEO do Will Bank, Felipe Félix, apontou que a parceria reforça o compromisso do banco com a cultura. Segundo ele, a instituição celebra o que o Brasil tem de melhor.
“Apoiar o Balé Folclórico da Bahia, em sua primeira grande turnê pelo país, é a nossa forma de reconhecer e mostrar para todo mundo a potência que esse grupo construiu em 37 anos”.
O anúncio oficial da turnê será feito em um evento fechado no dia 10 de junho, no Palacete Tira-Chapéu, em Salvador.
Reconhecimento internacional marca trajetória da companhia
O BFB já foi homenageado com a Ordem do Mérito Cultural em 20 de maio. Em 2013, o grupo foi homenageado com o Dia do Balé Folclórico da Bahia em Atlanta (EUA) e teve uma rua batizada com seu nome em Aného, no Togo.
Conforme a crítica do The New York Times, Anna Kisselgoff, o “prazer dos dançarinos, músicos e cantoras em fazer o que eles fazem sobre o palco é tão obviamente parte da vida deles que contagia todo o teatro”. A companhia foi considerada a melhor do mundo em dança folclórica em 1994, pela Associação Mundial de Críticos.
Sob direção artística de José Carlos Arandiba, o Zebrinha, desde 1993, o grupo ampliou seu repertório técnico e expressivo. Ele aponta que a educação é o grande objetivo do grupo. “Meu princípio é que cada pessoa faz seu caminho. No Balé, há pessoas de todas as faixas etárias e de todas as classes sociais”, afirmou o diretor.
Inspirado nas manifestações populares da Bahia, o BFB desenvolve coreografias que transitam entre o folclore e temas contemporâneos.
Mais de três décadas de dança e representatividade
Com sede no Pelourinho, o Balé é a única companhia profissional de dança folclórica do Brasil. Seus integrantes são preparados em dança, música, capoeira, canto e teatro.
Em 37 anos, o grupo já se apresentou em mais de 300 cidades de 30 países, incluindo EUA, Itália, Austrália, África do Sul e Benin. “Seguramente, somos um dos principais embaixadores da cultura popular brasileira e afro-baiana para o mundo”, resumiu Vavá.
As apresentações regulares seguem no Teatro Miguel Santana, em Salvador, às segundas, quartas e sextas-feiras, com público majoritariamente formado por turistas.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva