Ana Paula Matos vistoria obras no Teatro Vila Velha, que passa por modernização e terá acessibilidade ampliada
Intervenções incluem melhorias na acessibilidade e requalificação do espaço

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, vistoriou, nesta quarta-feira (2), as obras de modernização do Teatro Vila Velha, no Passeio Público, na Avenida Sete de Setembro. Na ocasião, Ana Paula esteve acompanhada pela presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofield, e o titular da Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop), Orlando Castro.
“Estamos executando a recuperação geral do prédio tornando-o mais funcional e adequado às demandas contemporâneas para um teatro que tem uma história marcante no campo cultural de Salvador. A garantia da acessibilidade se destaca na obra, a ideia é ter um espaço de fato acessível a todos“, afirmou.
Conforme a vice-prefeita, as intervenções incluem melhorias na acessibilidade e requalificação do espaço, que havia sido reformado pela última vez em 1994. Além do teatro, a Prefeitura está promovendo a recuperação do Passeio Público.
O projeto prevê a criação de um novo eixo de circulação com passarela, escadas e elevador, além de reformas na cobertura para abrigar a área administrativa. Também estão contempladas melhorias nos ambientes internos, um novo sistema de ar-condicionado, qualificação acústica, adequação elétrica e implantação do Projeto de Combate a Incêndio.
“São 60 anos desse equipamento tão importante para o setor cultural e turístico da capital baiana e nada mais justo do que entregar à cidade essa reforma de um dos símbolos mais representativos da nossa arte“, afirmou Ana Paula.
História e legado do Teatro Vila Velha
Inaugurado em 31 de julho de 1964, o Teatro Vila Velha abriu suas portas com o espetáculo “Nós, Por Exemplo”, que contou com apresentações de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa e Maria Bethânia.
O espaço se tornou um dos principais redutos da cena cultural baiana, influenciado pelo Tropicalismo e pela resistência artística durante a ditadura militar, lançando diversos nomes para o cenário nacional.
Como ficará o equipamento?
A requalificação do espaço foi anunciada em setembro de 2024. Entre as principais mudanças, está a instalação de um novo sistema de ar-condicionado, a atualização da parte elétrica e a implementação do Projeto de Combate a Incêndios.
Além disso, o espaço ganhará um novo volume na cobertura para abrigar a área administrativa, garantindo mais organização e eficiência na gestão do teatro.
Além da acessibilidade, o projeto também prevê melhorias acústicas, visando aprimorar a experiência sonora dos espetáculos, e a criação de um depósito externo para armazenamento de materiais e equipamentos.
A reforma incluirá ainda a reestruturação dos ambientes internos, proporcionando maior conforto aos frequentadores e trabalhadores do espaço. A proposta é modernizar o teatro sem comprometer sua identidade histórica, mantendo o palco como referência para produções culturais locais e nacionais.
O investimento total da prefeitura será de R$ 10 milhões para a execução das obras, com uma estimativa de mais R$ 12 milhões para novos equipamentos. A iniciativa busca transformar o Teatro Vila Velha em um espaço atualizado e adequado às exigências técnicas dos espetáculos contemporâneos.
A requalificação do teatro é conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a Secretaria de Manutenção (Seman) e a Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop).
Mais Lidas
Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Cultura
Outono em Salvador: cinco passeios imperdíveis para aproveitar a estação
Teatro Gamboa inicia programação de abril com comédia, música e artes visuais
Últimas Notícias

Datafolha: 67% dos brasileiros querem que Bolsonaro desista da candidatura para eleição de 2026
Apenas 28% dos entrevistados defendem que o ex-presidente mantenha sua candidatura, enquanto 5% afirmaram não saber

Resumo BBB 25 de sábado (5/04): festa tem beijo inédito de Maike e Renata, polêmica com Diego Hypolito e medo de eliminação
Noite foi marcada por flerte, declarações polêmicas e receio de eliminação entre os brothers

Desafios do autismo no Brasil: o que você precisa saber sobre diagnóstico e inclusão escolar
Entenda o que precisa mudar para uma sociedade mais inclusiva

Perda de peso sem milagres: o que você precisa saber sobre Mounjaro e dietas eficazes
Especialistas desmistificam dietas da moda e explicam como um plano alimentar adequado pode garantir resultados saudáveis e duradouros

Concurso do Ibama: mais de 120 mil fazem prova neste domingo; confira regras, horários e o que levar
Diferente do formato mais comum em concursos públicos, cada questão terá apenas duas opções

Projeto Mural movimenta Doca 1 com arte urbana, oficinas e debates até este domingo
Festival promove cultura urbana e reúne artistas no Polo de Economia Criativa, no Comércio

Salvador sedia abertura do Triton World Series 2025 neste domingo
Segunda edição da prova de triathlon reúne 230 atletas e integra calendário esportivo da capital baiana

Padilha lança ofensiva contra negacionismo e promete levar Zé Gotinha a escolas, igrejas e estádios
Ele também reforçou a posição do governo brasileiro em defesa da Organização Mundial da Saúde

AGU recorre de decisão que obriga governo a indenizar Bolsonaro e Michelle por fala sobre móveis do Alvorada
Em janeiro de 2023, presidente sugeriu que o casal havia levado móveis do Palácio

Ana Maria Braga se casa com Fabio Arruda em cerimônia intimista e surpreende com look florido
Cerimônia foi realizada na casa da apresentadora, no bairro dos Jardins, em São Paulo, e contou com presença de familiares e amigos próximos