Preta Gil atualiza estado de saúde após consulta realizada nos EUA
Preta Gil retornou ao Brasil após passar uns dias em Nova York para avaliar outras opções de tratamento
Reprodução/Instagram @pretagil
A cantora Preta Gil usou as redes sociais para informar sobre seu estado de saúde e as próximas etapas do tratamento contra o câncer. Após consulta com uma oncologista nos Estados Unidos, Preta retornou ao Brasil e revelou que a cirurgia para remoção de tumores, inicialmente marcada para este domingo (15), foi adiada para quinta-feira (19).
Embora não tenha explicado o motivo do adiamento, Preta compartilhou o momento em que decidiu cortar o cabelo em preparação para o procedimento. “Eu ia operar amanhã, então tinha que tirar o cabelo e a unha. Vou operar agora só na quinta, mas decidi cortar o cabelo hoje mesmo para tratar nesses dias. Vou sentir falta do meu cabelão”, disse.
Preta esteve recentemente em Nova York para buscar uma segunda opinião médica sobre o tratamento. Ela explicou que o procedimento cirúrgico visa remover tumores após o tratamento oncológico inicial não ter alcançado o resultado esperado.
Diagnóstico de Preta Gil
Preta Gil foi diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023, após apresentar sintomas como constipação intensa, fezes achatadas, muco e sangue. Desde então, passou por sessões de radioterapia, cirurgias, e uma histerectomia total.
Embora tenha entrado em remissão após o tratamento primário, a doença retornou em agosto de 2024, com tumores detectados em dois linfonodos, no peritônio e no ureter.
Atualmente, a cantora está sendo tratada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde continua enfrentando o desafio com otimismo e apoio de sua família e fãs.
Preta Gil: luta contra o câncer
Preta Gil enfrenta um câncer de intestino, identificado após a artista apresentar sintomas como: constipação intestinal intensa; fezes achatadas; presença de muco e sangue nas fezes. Os sinais levaram à realização de exames que confirmaram a presença de um tumor no órgão. O câncer inicialmente diagnosticado é colorretal, que afeta o cólon e/ou o reto, partes do intestino grosso.
Após o diagnóstico, Preta Gil iniciou tratamentos combinados, comuns em casos de câncer de intestino. O primeiro deles foi a radioterapia, utilizada para reduzir o tamanho do tumor antes de procedimentos cirúrgicos. Em seguida, veio uma cirurgia, a qual incluiu uma histerectomia total abdominal, que é a remoção do útero – o procedimento foi necessário porque o tumor estava comprometendo órgãos próximos.
Ao término do tratamento inicial, os exames mostraram que a doença estava em remissão, ou seja, os sinais do câncer não eram mais detectáveis. No entanto, em agosto de 2024, Preta Gil anunciou que o câncer havia retornado. Exames detectaram metástases (disseminação da doença) em outras regiões, como: Dois linfonodos (gânglios linfáticos); Peritônio (membrana que envolve órgãos na cavidade abdominal) e Ureter (tubo que conecta os rins à bexiga). As áreas indicam que o câncer atingiu um estágio mais avançado, exigindo novos ciclos de tratamento.
Diante da progressão da doença, Preta passou a realizar novos procedimentos, a exemplo da consulta com especialistas nos Estados Unidos. No país, ela buscou uma segunda opinião em Nova Iorque, onde encontrou uma oncologista especializada no tipo de tumor que possui.
Vale lembrar que o câncer colorretal é o terceiro mais comum no mundo e frequentemente associado a fatores como:
- Idade (acima de 50 anos);
- Histórico familiar de câncer;
- Dieta rica em carnes processadas e gorduras;
- Sedentarismo e obesidade.
Os sintomas iniciais incluem alterações no hábito intestinal, dores abdominais, perda de peso inexplicável e fadiga.
Mais Lidas
Coluna Ohh!
Luan Pereira passa mal após show e quadro de saúde gera alerta
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país