Padre Fábio de Melo desabafa sobre linchamento virtual após polêmica em cafeteria: ‘estou a um passo de desistir’
Padre vem sofrendo ataques virtuais após relatar ter sido tratado com grosseria por um gerente de uma cafeteria da rede Havanna, em Joinville (SC)
Reprodução/Instagram @pefabiodemelo
O padre Fábio de Melo usou as redes sociais, na terça-feira (20), para fazer um desabafo sobre os ataques virtuais que vem sofrendo após relatar ter sido tratado com grosseria por um gerente de uma cafeteria da rede Havanna, em Joinville (SC). A repercussão do episódio culminou na demissão do funcionário envolvido, o que intensificou as críticas ao sacerdote.
Segundo Fábio de Melo, o caso aconteceu quando ele tentou comprar um doce de leite no local e identificou divergência entre o preço exibido na prateleira e o valor cobrado no caixa. Ele relatou que o funcionário não demonstrou intenção de resolver o problema.
“Ele veio e falou alto, pra todo mundo ouvir: ‘O preço é este. Quem quiser levar, que leve, não posso mudar no meu sistema’”, relatou o padre.
Funcionário demitido nega confronto direto
Após o relato nas redes, o gerente Jair José Aguiar da Rosa foi desligado da cafeteria. Em entrevista ao portal IG, ele se disse abalado com a repercussão.
“Do nada, tem um país todo te massacrando, falando mal de você. E você entra nas redes sociais, os comentários são todos maldosos”, disse o ex-funcionário.
Jair afirmou que não houve diálogo direto com o religioso e que a situação envolveu um acompanhante do padre. “Nunca houve uma conversa direta entre nós”, completou.
Empresa reconheceu falha e pediu desculpas
Em nota divulgada no Instagram, a Havanna reconheceu falhas no atendimento ao padre e pediu desculpas pelo ocorrido. A empresa informou que está adotando medidas internas para reforçar seus padrões e evitar novos episódios semelhantes.
Padre lamenta demissão e reforça defesa do consumidor
Apesar da repercussão, Fábio de Melo afirmou que sua intenção não era prejudicar o funcionário, mas chamar atenção para o cumprimento da legislação.
“Lamento muito que ele tenha sido demitido. Não sei o histórico dele. Só dei o testemunho que nenhum estabelecimento comercial está acima da Lei do Direito do Consumidor”, disse o padre.
Religioso sofre ataques e desabafa sobre efeitos da violência virtual
Desde que publicou o relato, o padre passou a receber mensagens ofensivas, o que motivou um novo desabafo nas redes sociais. Ele associou os ataques a uma postura crescente de intolerância e destacou os impactos do ambiente digital.
“As pessoas querem odiar. A qualquer custo, querem odiar. Por qualquer motivo”, afirmou o padre. “Elas precisam eleger um foco para a manifestação de seus lados sombrios”.
Ele ainda destacou o papel das redes sociais na amplificação da violência verbal.
“É da natureza humana a crueldade, mas as redes sociais estimulam a coragem de dizer o que não se diria pessoalmente. A polarização política está por trás de tudo”, escreveu.
Fábio de Melo fala sobre saúde mental e nova recaída
Durante apresentação no dia 19 de maio, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, o padre revelou estar enfrentando uma nova crise de depressão. O testemunho foi dado no encerramento da celebração pelos 35 anos da Comunidade Católica Obra de Maria.
“Quero abrir meu coração. Ao longo dessas duas últimas semanas, a depressão tomou conta de mim de novo”, afirmou o padre.
Segundo ele, os ataques nas redes sociais intensificaram o sofrimento. No relato, ele revelou que tem enfrentado pensamentos recorrentes sobre desistir da vida.
“Ao longo dessas duas últimas semanas eu só tenho um pensamento nessa vida: a vontade de deixar de viver”, disse.
Ainda assim, ele afirmou que segue lutando para superar a doença. “Eu proclamo hoje que estou nascendo de novo e que esse é o primeiro minuto da minha nova vida”.
Padre diz que ‘fé não impede o adoecimento’
Em participação no programa “Saia Justa”, o padre já havia abordado o tema da depressão e esclarecido que a fé não livra ninguém dos desequilíbrios emocionais.
“A fé não me impede de passar pelos processos e desequilíbrios humanos que nós construímos. Ela pode me ajudar a superar, mas não me priva daquilo”, afirmou.
Ele reforçou a necessidade de desfazer estigmas. “Depressão não é falta de Deus. Há muitas pessoas que alimentam a ilusão de que a fé em Deus nos livra de ter o desequilíbrio químico que causa a depressão”.
Mais Lidas
Coluna Ohh!
Luan Pereira passa mal após show e quadro de saúde gera alerta
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas