Claudia Leitte rebate acusações de racismo após mudar letra de música: ‘Tenho muito orgulho’
Claudia Leitte rebate críticas por troca de nomes em música e afirma tratar o tema com seriedade

A cantora Claudia Leitte se manifestou, neste domingo (29), sobre as críticas que vem recebendo desde que trocou o nome de Iemanjá por Yeshua em uma de suas músicas. Segundo a cantora, ela tem muito orgulho de seu trabalho que traz a ancestralidade afro. A artista está sendo investigada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) após uma denúncia de racismo devido à troca dos nomes.
“Tenho muito orgulho da minha música. Muito orgulho de ver gente feliz, de promover felicidade para o outro. É um trabalho muito leve. E eu acho que tudo isso não tem a ver com o que eu faço”, comentou a cantora sobre as críticas que vem recebendo. Ele conversou com a imprensa durante o Festival Virada 2025, em Salvador.
Claudia destacou ainda que todas as críticas a levam para um “lugar distante daquilo que nasci para fazer”.
“Procuro olhar para isso [as críticas] com amor. Amor é outro fruto inegociável. Eu falei de sororidade, de respeito, de integridade para fazer qualquer coisa na vida, mas amor é para abrir qualquer porta. E parece utópico, parece aquela coisa ‘Ai, é clichê falar isso’, mas é que a gente precisa falar disso, precisa falar de amor como uma ferramenta, como um movimento social, como algo que pode transformar nossa opinião”, declarou a cantora.
Claudia Leitte se manifesta sobre investigação do MP
Ainda na coletiva de imprensa, Claudia Leitte afirmou que se trata de um assunto muito sério e que as pessoas estão tratando de um jeito muito superficial. “Eu acho que esse assunto é um assunto muito sério. Daqui do meu lugar de privilégios, racismo é uma pauta para ser discutida com muita seriedade, não de forma tão superficial”, declarou a cantora.
Claudia continuou a declaração ressaltando a necessidade de se respeitar as pessoas e criticando o tribunal da internet. “Eu prezo muito pelo respeito, pela solidariedade, pela integridade. A gente não pode negociar esses valores de jeito nenhum, nem colocar isso dessa maneira, jogado ao tribunal da internet. É isso”, concluiu Claudia sobre o assunto.
A cantora está sendo investigada pelo MP devido a uma denúncia de racismo durante uma apresentação no Candyall Guetho Square, em que trocou o trecho “Saudando a rainha Iemanjá”, da música “Caranguejo”, por “Eu canto meu Rei Yeshua”, referindo-se a Jesus em hebraico.
A atitude recebeu críticas de diversas personalidades, como a professora e vencedora do Prêmio Jabuti, Bárbara Carine. “É realmente revoltante o racismo religioso, eu diria até um terrorismo religioso, que essas pessoas instaram na nossa cultura. É extremamente revoltante o lucro com a demonização dessa cultura, porque é uma pessoa que vive do axé”, escreveu a intelectual.
Por outro lado, o cantor Carlinhos Brown, amigo de Claudia, defendeu a cantora das acusações de intolerância religiosa, afirmando: “O Guetho é uma casa laica. Todas as pessoas têm direito a ter suas manifestações. (…) [A atitude de Claudia] É uma coisa que eu não queria estar falando porque é polêmica, e eu tenho uma espiritualidade muito acentuada. Mas eu posso te garantir que Claudia Leitte não é uma pessoa racista”, declarou o cantor.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Políticos, artistas e entidades lamentam morte de Wanda Chase
Coluna Ohh!
Políticos, artistas e entidades lamentam morte de Wanda Chase
Val Kilmer, astro de ‘Top Gun’ e ‘Batman’, morre aos 65 anos nos EUA
Últimas Notícias

Restaurante Universitário da UFBA reabre na segunda após suspensão por falta de repasse
Segundo nota oficial da universidade, dificuldades orçamentárias têm origem na aprovação tardia da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025

Mianmar volta a ser sacudida por forte tremor enquanto país ainda lida com tragédia anterior
Abalo sísmico de 5,5 graus ocorre na mesma região atingida por terremoto devastador de março, com milhares de mortos

Ataque russo em cidade ucraniana no Domingo de Ramos deixa 32 mortos e gera revolta mundial
Bombardeio com mísseis balísticos atinge cidade de Sumy durante celebração religiosa e amplia tensão internacional

CFMV propõe novas regras para veterinários a domicílio e recebe sugestões até 7 de maio
Participação da sociedade visa garantir mais segurança e qualidade no cuidado de pets fora de clínicas

Mais de 90 mil pessoas vão viajar no feriado da Semana Santa; operação especial começa neste domingo
Rodoviária de Salvador terá 600 horários extras no feriadão; veja dias de maior movimento

Equador decide futuro em eleição tensa marcada por violência e crise sem precedentes
Segundo turno entre Daniel Noboa e Luisa González ocorre sob estado de exceção, com disputa apertada entre direita e esquerda

Papa Francisco reaparece no Domingo de Ramos e emociona fiéis após grave pneumonia
Recuperação do líder da Igreja Católica emociona fiéis e marca início da Semana Santa com esperança e fé na Praça de São Pedro

Aniversário de Dário Meira tem presente duplo: inauguração de escola e anúncios em saúde e infraestrutura
Governador entregou equipamentos, autorizou intervenções e reforçou ações do Novo PAC no município que completou 63 anos

Cirurgia de emergência: Bolsonaro passa por operação delicada no intestino em Brasília
Ex-presidente passa por procedimento para desobstruir intestino e reconstruir parede abdominal

Mais de 20 mil pessoas lotam estreia da Bodega do Pablo em Salvador com madrugada de sofrência e surpresas
Evento no Wet Salvador contou com shows de Belo, Toque Dez e participações especiais em noite marcada por romantismo e emoção