Virada Salvador registra queda de 45% nos atendimentos de saúde; compare com última edição
Nos dois primeiros dias de evento, o total de atendimentos chegou a 153, com mais de 90% sem gravidade, sendo cefaleia, dor abdominal e náuseas as principais queixas
O segundo dia do Festival Virada Salvador 2025, realizado no sábado (28), trouxe números positivos em diversas áreas de operação. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os atendimentos nos módulos assistenciais instalados na Arena O Canto da Cidade somaram 79 ocorrências, representando uma redução de 45% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 122 casos.
Dos atendimentos realizados, a maioria (71) foi classificada como assistência clínica de baixa gravidade. Outros quatro casos envolveram procedimentos cirúrgicos, três ortopédicos e um de enfermagem. Cinco pessoas foram transferidas para unidades de saúde. Nos dois primeiros dias de evento, o total de atendimentos chegou a 153, com mais de 90% sem gravidade, sendo cefaleia, dor abdominal e náuseas as principais queixas.
Vigilância sanitária garante conformidade
A Vigilância Sanitária (Visa) fiscalizou 168 serviços durante o segundo dia do evento, incluindo barracas de alimentos, food trucks, bares, camarotes e ambulantes. Apesar de 105 serviços estarem em conformidade com as normas, os demais receberam orientações para corrigir irregularidades como armazenamento inadequado de alimentos e manipulação incorreta. Nenhuma interdição foi registrada.
Inspeções também foram realizadas em abrigos temporários, como a Escola Municipal Luiza Mahim, utilizada para acolher filhos de ambulantes. O local atende às exigências sanitárias.
Segurança e proteção
A Guarda Civil Municipal (GCM) registrou apenas duas ocorrências e mais de 970 ações preventivas, incluindo patrulhamentos e abordagens. Mil crianças foram identificadas com pulseiras de segurança, e 50 documentos foram recuperados e estão disponíveis na base da GCM na Arena.
Já a Secretaria de Promoção Social (Sempre) intensificou ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), identificando 25 casos de vulnerabilidade social e realizando encaminhamentos para assistência.
Trânsito e transporte fluem sem problemas
A Superintendência de Trânsito (Transalvador) emitiu 88 autuações por infrações e removeu dois veículos por estacionamento irregular. Não foram registrados acidentes ou congestionamentos significativos na região da Arena.
A operação de transporte público foi reforçada com 80 viagens realizadas por linhas especiais e 30 ônibus reguladores. Táxis e aplicativos transportaram mais de mil passageiros, e a Blitz Lei Seca abordou 223 motoristas, sem registro de flagrantes por embriaguez.
Outros destaques
- Ambulantes: 996 itens irregulares foram apreendidos pela Secretaria de Ordem Pública (Semop), incluindo alimentos e bebidas fora das normas.
- Manutenção urbana: A Secretaria de Manutenção (Seman) realizou ações de limpeza, desobstrução de redes de drenagem e reforço na pavimentação ao redor da Arena.
- Iluminação pública: Foram atendidas nove ocorrências de manutenção sem impacto no evento.
Participação cidadã e ouvidoria
A Ouvidoria Geral do Município (OGM) registrou 262 interações no segundo dia, sendo a maioria para informações e elogios à organização e atrações. Houve poucas reclamações, relacionadas principalmente à saída da Arena e sinalização para transporte público.
O evento segue neste domingo com expectativa de manter a redução de ocorrências e o sucesso operacional observado até agora.
Atrações deste domingo (29) do Festival Virada Salvador
O Festival Virada Salvador segue com sua programação neste domingo (29), na arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio. A terceira noite do evento conta com grandes atrações, como Durval Lélys, Wesley Safadão, Simone Mendes, Claudia Leitte e Tony Salles, prometendo agitar tanto moradores quanto turistas.
O Festival Virada Salvador, que começou na sexta-feira (27) e vai até a terça-feira (31), celebra a chegada de 2025 com uma programação variada, reunindo ritmos como axé, forró, pagode e música eletrônica. Os portões da arena abrem às 19h, com Durval Lélys subindo ao palco às 19h30. A festa seguirá até a madrugada, com o show de Tony Salles encerrando o evento às 4h30.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Réveillon: saiba o que abre e fecha em Salvador e Região Metropolitana
Cidades
WhatsApp: principais recursos lançados em 2024 e como usá-los
Salário mínimo de 2025 é definido em R$ 1.518 com reajuste abaixo do esperado
Quem são os orixás que regem 2025 nas tradições Ketu, Angola e Jejê?
Vendedores ambulantes comemoram bom desempenho no Festival Virada Salvador
Calendário de feriados 2025: confira datas com folgas prolongadas
Últimas Notícias
Empossada prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis defende gestão transparente
Nova prefeita agradece apoio popular e promete dedicação para superar os desafios da cidade
Projeto Pôr do Som retorna ao Farol da Barra com show de Daniela Mercury e grandes nomes do Axé
Evento celebrou marcos como os 40 anos do Axé Music, os 75 anos do trio elétrico e as quatro décadas de carreira da anfitriã
WhatsApp: principais recursos lançados em 2024 e como usá-los
O que mudou no WhatsApp em 2024: novidades que facilitam o uso e a experiência
Luiz Caetano é empossado para quarto mandato como prefeito e diz que governará para ‘toda a Camaçari’
Petista destacou foco em saúde, educação e emprego, e pediu união para melhorar a qualidade de vida no município
Ucrânia interrompe trânsito de gás russo para a Europa após fim de acordo pré-guerra
Interrupção representa mais um capítulo na complexa dinâmica energética e geopolítica da região
Ana Paula Matos fala sobre relação com a Cultura e se diz pronta para qualquer desafio: ‘Onde for escalada, eu vou’
Conforme a vice-prefeita, a possibilidade de assumir a Secult foi ventilada por trabalhadores da Cultura
Bruno Reis diz que o maior problema da Bahia é a segurança pública: ‘Vivemos no Estado mais violento do Brasil’
Prefeito ressaltou que a gestão tem trabalhado na conclusão do Plano Municipal de Segurança, que deverá ficar pronto neste início de 2025
Empossado para novo mandato, Carlos Muniz assegura participação popular no PDDU: ‘Iremos fazer todas as audiências públicas necessárias’
Ao falar sobre o início da nova legislatura, Muniz ressaltou que a Câmara irá ajudar o Executivo municipal no que for 'necessário para melhorar a vida do povo de Salvador'
Sílvio Humberto defende PDDU participativo ao tomar posse como vereador
Atual líder da oposição na Câmara, Sílvio defendeu a importância da 'alternância de gênero e de partidos' no comando do bloco
Anitta leva susto após fã invadir palco durante show de Réveillon
Cantora reagiu com bronca após fã subir no palco durante apresentação