Vendas do varejo baiano crescem 1,6% em outubro, superando a média nacional
Estado registra alta de 9,6% no comércio em 2024, com destaque para supermercados e móveis
As vendas do varejo da Bahia registaram alta outubro, com um crescimento de 1,6% em comparação a setembro deste ano. Este é o quarto resultado positivo consecutivo nas vendas do comércio varejista baiano, que registram ter uma performance superior à média nacional, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Brasil registrou um avanço de 0,4% de setembro para outubro, enquanto a Bahia se destacou ficando com o 5º maior aumento entre os 27 estados do país. Em comparação ao comercio varejista do ano passado, o registro foi de crescimento de 9,6% em 2024. O resultado marca o 24º crescimento consecutivo em relação ao mesmo mês do ano anterior, dessa forma consolidando a tendência positiva do setor varejista no estado.
Comparativo com a média do varejo nacional
O crescimento de 9,6% superego a média nacional superou o registrado em todo o Brasil, que ficou em 6,5% de crescimento, colocando a Bahia entre os 10 melhores estados do país. O crescimento foi impulsionado, em grande parte, por segmentos dos supermercados, móveis e eletrodomésticos.
Além disso, o desempenho do comércio varejista da Bahia de janeiro a outubro de 2024 também foi positivo, chegando a um acumulado de 8,0% nas vendas. Esse crescimento também ficou acima da média nacional, que alcançou 5%.
Atividades que impulsionaram o varejo
Em outubro, seus das oito atividades que compõem o varejo baiano registraram crescimento nas vendas, quando comparado a setembro de 2024. O setor dos supermercados teve um chegando a 13,3%, sendo segundo maior entre todas as atividades. Este resultado é parte de uma sequência de 17 meses consecutivos nas altas das vendas de supermercados.
Outro setor que também se destacou foi o de móveis e eletrodomésticos, com um aumento de 12,5% nas vendas, se tornando o melhor desempenho para o mês de outubro desde 2020, quando o aumento foi de 54,5%, durante a pandemia. O crescimento do setor se tornou o quinto mais expressivo de todas as atividades do varejo baiano.
Já os dados do IBGE apontam que o setor de materiais para escritório, informática e comunicação registou queda de 30,8%, sendo o segundo recuo consecutivo nesse segmento. O varejo de livros, jornais, revistas e papelaria continuaram sua trajetória negativa, com uma queda de 0,3%, que representou o 21º mês consecutivo em queda.
Varejo ampliado
No varejo ampliado da Bahia, os dados apresentaram um resultado positivo, sendo que em outubro deste ano houve um crescimento de 3,6% em comparação com setembro de 2024, retomando os resultados positivos, após a queda registrada entre agosto e setembro. O crescimento foi o terceiro maior entre os estados brasileiros, e ficou acima da média nacional, que fechou em 0,9%.
O varejo ampliado engloba as atividades de veículos, material de construção e atacado de alimentos. Esse setor, no comparativo de 2023 registrou uma alta significativa de 7,4%. Resultado esse que refletiu no crescimento de setores como veículos, com um aumento de 37,3%, assim como no setor de materiais de construção, que teve uma alta de 8,5%. Entretanto o setor de atacado de alimentos enfrenta uma redução desde agosto, ficando em 22,8% nas vendas, em outubro.
De janeiro a outubro as vendas do varejo ampliado na Bahia registraram um crescimento acumulado de 7,0%, novamente superando a média nacional que ficou em 4,9%.
Comercio varejista nacional atinge recorde
Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, o crescimento de 0,4% alcançou o o maior patamar desde o início da série histórica em 2000, superando as expectativas dos especialistas. Na comparação anual, o crescimento foi de 6,5%, acumulando alta de 5% no ano e 4,4% em 12 meses.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Vendas do varejo baiano crescem 1,6% em outubro, superando a média nacional
IPTU em Salvador terá reajuste de 4,87% em 2025
Auxílio Gás tem atraso e pagamento serão iniciados nesta quinta-feira
Últimas Notícias
Bahia premia escolas e planeja estratégias para melhorar o ensino na rede estadual em 2025
Evento reúne gestores e professores de 288 escolas estaduais, representando os 27 Núcleos Territoriais de Educação
Polícia Militar promove solidariedade e alegria no Natal com ações em Salvador
Programação inclui entrega de presentes, chegada do Papai Noel e atividades lúdicas em eventos especiais
Vendas do varejo baiano crescem 1,6% em outubro, superando a média nacional
Estado registra alta de 9,6% no comércio em 2024, com destaque para supermercados e móveis
Baile da Santinha 2025: Nattan promete agitar Salvador com ensaio de verão de Léo Santana
Evento está marcado para 10 de janeiro e contará ainda com Simones Mendes e DJ Dennis; ingressos já estão à venda
Retaliação: Canadá ameaça cortar energia elétrica dos EUA diante de tarifas de Trump
Primeiro-ministro de Ontário reage a planos tarifários do presidente eleito dos EUA com medidas drásticas que podem afetar relação comercial entre países
IPTU em Salvador terá reajuste de 4,87% em 2025
Prefeitura garante que ajuste reflete apenas variação inflacionária; isenção beneficia mais de 284 mil imóveis
Após novo procedimento médico, previsão de alta do presidente Lula é início da próxima semana
Segundo seu médico particular, Roberto Kalil Filho, petista está 'super estável', acordado, comendo e conversando
Pesquisa Quaest: aprovação de Jerônimo cai para 54% e alcança 42% de rejeição
Governador baiano ocupa segunda posição no ranking de rejeição, com 35%, logo atrás de Raquel Lyra, governadora de Pernambuco
Quaest: Lula lidera intenções de voto para 2026, mas enfrenta resistência à reeleição
Presidente derrotaria principais nomes da direita, mas 52% dos eleitores acreditam que ele não deve se candidatar à reeleição
Artista baiano, portador de TEA, concorre a uma vaga para expor suas obras no Louvre
Bernardo Tochilovsky, 16 anos, disputa a vaga com sua obra 'Galo no Sítio'