Studio Ghibli: imagens geradas por IA levantam discussões sobre direitos autorais e privacidade
Em 2016, diretor do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, criticou o uso da tecnologia na animação

Imagens de fotos transformadas em animes viralizaram nas redes sociais nos últimos dias. O gerador de imagens da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, popularizou as ilustrações no estilo do Studio Ghibli. A ferramenta recria fotos em diversos estilos, mas as animações inspiradas nos filmes do estúdio japonês, como A Viagem de Chihiro (2001) e O Menino e a Garça (2023), ganharam mais destaque.
A repercussão reacendeu debates sobre direitos autorais. Uma declaração de Hayao Miyazaki, diretor do Studio Ghibli, voltou a circular. Em 2016, durante uma reunião, ele criticou o uso dessa tecnologia na animação.
“Estou completamente enojado. Se você realmente quer fazer coisas assustadoras, pode ir em frente e fazer. Eu nunca desejaria incorporar essa tecnologia ao meu trabalho. Sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida“, disse.
O tal do Ghibili style, né?!
— Acadêmicos do Grande Rio (@Granderio) March 27, 2025pic.twitter.com/orK3BTPeUa
Esta não é a primeira vez que esse tipo de tecnologia gera polêmica. Em 2023, uma tendência semelhante surgiu com imagens no estilo Disney Pixar, criadas pelo Bing Image Creator, ferramenta de IA da Microsoft. Na época, houve restrições temporárias na busca por “Disney”, com a ferramenta alterando o nome da marca ao gerar imagens.
Manifesto de Hollywood
A discussão sobre direitos autorais se intensificou recentemente. No início de março, mais de 400 líderes criativos assinaram uma carta pedindo proteção para essas regras nos Estados Unidos. Entre os signatários estão nomes como Ben Stiller, Mark Ruffalo, Cynthia Erivo, Cate Blanchett e Paul McCartney.
O documento foi enviado ao Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca, solicitando que o governo não ceda às pressões das empresas de IA para flexibilizar as leis de direitos autorais. A carta foi uma resposta a solicitações da OpenAI e do Google, que defenderam que a legislação americana permita o uso de conteúdo protegido sem necessidade de permissão ou compensação.
“Acreditamos firmemente que a liderança global de IA dos Estados Unidos não deve ocorrer às custas de nossas indústrias criativas essenciais“, iniciou.
De acordo com o documento, por quase 250 anos, a lei de direitos autorais dos Estados Unidos “equilibrou” os direitos dos criadores com as necessidades do público.
“Recomendamos que o Plano de Ação de IA Americana mantenha as estruturas de direitos autorais existentes para manter a força das indústrias criativas e de conhecimento da América, bem como a influência cultural americana no exterior“, complementou.
O texto também afirma que “as empresas de IA estão pedindo para minar essa força econômica e cultural, enfraquecendo as proteções de direitos autorais para filmes, séries de televisão, obras de arte, escrita, música e vozes usadas para treinar modelos de IA”.
Entre os signatários estão Guillermo del Toro, Natasha Lyonne, Phoebe Waller-Bridge, Bette Midler, Ava DuVernay, Paul Simon, Aubrey Plaza, Ron Howard, Taika Waititi, Sam Mendes, Rian Johnson e Olivia Wilde. O manifesto aponta que OpenAI e Google querem “isenções especiais para explorar livremente as indústrias criativas”, mesmo possuindo “receitas substanciais e fundos disponíveis”.
O Google defende que “regras de direitos autorais equilibradas, como uso justo e exceções de mineração de texto e dados”, são essenciais para o avanço da IA. Segundo a empresa, esse equilíbrio permite “o aprendizado com dados disponíveis publicamente, desbloqueando avanços científicos e sociais”.
O uso dessas ferramentas de IA também levanta preocupações sobre privacidade. A coleta de dados biométricos por meio dessas imagens pode representar riscos de segurança, segundo especialistas.
Especialistas no assunto alertam que quando o usuário utiliza essas ferramentas gratuitamente, o produto é o próprio usuário e seus dados são vendidos para anunciar outros produtos.
Alerta para crianças e famílias
Com a grande quantidade de imagens processadas por essas ferramentas, especialistas também apontam para a possibilidade de criação de “impressões digitais mestras”. Essas impressões combinam traços de vários rostos, podendo ser usadas por cibercriminosos para burlar mecanismos de segurança.
Mais Lidas
Cidades
Motofaixa na Bonocô reduz quase 60% dos acidentes com motos em apenas 30 dias
Bahia reforça segurança com 328 novos peritos
Ônibus capota em rodovia e deixa 11 mortos e 36 feridos no Triângulo Mineiro
Últimas Notícias

AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula

Juscelino Filho retorna à Câmara após escândalo e suplente perde mandato

Motofaixa na Bonocô reduz quase 60% dos acidentes com motos em apenas 30 dias

Bahia reforça segurança com 328 novos peritos
Agentes atuarão na capital e no interior do Estado, fortalecendo investigação criminal e sistema de justiça

Menopausa precoce atinge 30 milhões de brasileiras: sinais que você não deve ignorar
Condição impacta fertilidade, saúde óssea e qualidade de vida antes dos 40 anos

Hábitos simples podem atrasar em até 50% surgimento do Alzheimer, revela especialista
Neurologista Tiago Cerqueira alerta para importância da prevenção precoce e explica principal sintoma e fatores de risco da doença

Crime por registro íntimo não autorizado pode render até 5 anos de prisão com novo projeto
Proposta da deputada federal Lídice da Mata (PSB) foi aprovada na CCJ e agora segue para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados

Vixe! Jerônimo tenta sacudir governo e promete trocar secretário. Lula e Bolsonaro serão candidatos? Quem pode entrar na disputa e os impactos da eleição nacional na Bahia
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores

José Ronaldo faz balanço de 100 dias, prevê obras em Feira e anuncia micareta histórica em 2025
Prefeito faz balanço de 100 dias de governo e destaca desafios encontrados ao reassumir 'Princesinha do Sertão'

Resumo BBB 25 de terça-feira (8/4): João Gabriel é eliminado e nova formação de paredão coloca baiano contra casal
Vinícius precisa de sua ajuda e conclama a todos para votarem em Maike; sua eliminação seria uma revanche pela saída precoce de Aline

Rifas ilegais: operação prende influencers e policiais em esquema de R$ 680 milhões
Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quarta-feira (9), segunda fase da Operação Falsas Promessas

Trump aumenta pressão e produtos da China serão taxados 104% a partir desta quarta-feira
Medida foi anunciada após Pequim aplicar retaliações comerciais e reforçar barreiras às exportações norte-americanas

Zema será candidato à Presidência em 2026 caso Bolsonaro siga inelegível, diz presidente do Novo
Eduardo Ribeiro avalia que presença do governador na disputa ajudaria a consolidar votos em Minas Gerais